SóProvas


ID
946933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em relação à interface web, julgue os itens que se seguem.

Com o uso de Ajax no início de cada seção, é carregado um engine Ajax que permite que a interação da aplicação cliente com a aplicação servidor seja feita de forma síncrona.

Alternativas
Comentários
  • assincrona!


    questao free aí para não zerar a prova
  • Bom, a questão não é tão simples assim.  Por exemplo: jax permite que a interação da aplicação cliente com a aplicação servidor seja feita de forma síncrona. Isso ta certo, porque ele permite de forma assíncrona e de forma síncrona. Logo pode-se ver que não é tão boba assim. Agora o maior uso do Ajax é para realizar chamadas assíncronas e deduzi que o examinador nem sabia disto, por isso acertei.

    Fiquei na dúvida na parte "se no início de cada seção é carregado um engine Ajax".
  • A questão deveria ter seu gabarito alterado, pois com Ajax é possível realizar requisições síncronas portanto:

    permite que a interação da aplicação cliente com a aplicação servidor seja feita de forma síncrona.

    Basta verificar a especificação no site w3c (http://www.w3.org/TR/XMLHttpRequest/#the-open%28%29-method)

    Veja sintaxe abaixo:

    client
    . open(method, url [, async = true [, user = null [, password = null]]])

    O parâmetro async é por default true, mas pode ser passado false, o que provocaria requisições síncronas.

    Eu tentei recurso contra este gabarito, mas o CESPE nem tchum!!!
  • O erro dessa questão não está em ser ou não assicrono.

    conforme abaixo:

    Ao invés de carregar uma página web no início de cada sessão, o navegador do usuário carrega  o  motor  Ajax,  escrito  em  JavaScript,  geralmente  armazenado  em  um  frame oculto.  Este  motor  é  responsável  tanto  pela  apresentação  da  interface  quanto  pela comunicação com o servidor de acordo com as ações do usuário. O motor Ajax permite  que  a  interação  do  usuário  com  a  aplicação  seja  assíncrona,  independentemente  da
    comunicação com o servidor. Assim, raramente o usuário terá uma página em branco ou um ícone de ampulheta de processamento aguardando pela resposta do servidor

    Cada  ação do usuário, que normalmente geraria uma requisição HTTP, é transformada em  uma  chamada  JavaScript  e  sua  resposta  nem  sempre  exigirá  uma  conexão  ao servidor,  tal  como  nos  casos  de  uma  simples  validação  de  dados,  edição  de  dados  na memória  ou  mesmo  em  muitos  casos  de  navegação:  o  motor  Ajax  torna-se  o responsável  pela  resposta  ao  usuário,  e  pode  antecipar  ações.  Se  o  motor  necessita  do servidor  para  responder  a  uma  ação,  tal  como  uma  submissão  de  dados  para processamento, ele faz as requisições de modo assíncrono, geralmente utilizando XML, sem  que  o  usuário  pare  sua  interação  com  a  aplicação.

    www.cisc.usp.br/index.php?option=com...id...ajax...

  • Eu pesquisei na internet e encontrei uma definição explicativa dessa tecnologia.

    AJAX é o uso metodológico de tecnologias como Javascript e XML, providas por navegadores, para tornar páginas Web mais interativas com o usuário, utilizando-se de solicitações assíncronas de informações. Foi inicialmente desenvolvida pelo estudioso Jessé James Garret e mais tarde por diversas associações. Apesar do nome, a utilização de XML não é obrigatória (JSON é frequentemente utilizado) e as solicitações também não necessitam ser assíncronas.

    AJAX é uma tecnologia que permite que aplicações web para ligar para o servidor web sem sair da página atual. É possível fazer isso em segundo plano, sem aviso prévio do usuário. Isso evita carregar a mesma forma ou página, incluindo os de marcação html várias vezes, reduz o tráfego de rede e aumenta a aceitação do usuário.

    O Mecanismo de AJAX que você pode encontrar aqui é construído sobre o SABÃO protocolos padrão webservice e WSDL para a transferência de dados entre o cliente navegador eo servidor web em vez de usar um protocolo novo ou proprietário.

    A parte fundamental deste motor é um pequeno cliente webservice escrito em javascript e um motor de Estado que controla a comunicação assíncrona. O benefício desta abordagem é que não há necessidade de inventar novos protocolos e que o quadro de serviço Web no servidor pode ser reutilizado.

    O lado do servidor deste AJAX Engine usa o framework ASP.NET, Versão 2.0 e a linguagem de programação C # para implementar os WebServices e uma biblioteca de controle do lado do servidor. Porque WebServices são parte de outros quadros padrão é fácil para a porta do motor para outras plataformas e para que haja uma porta das peças fundamentais para a plataforma java disponível também.

    Esta implementação tem seu foco na construção de um motor AJAX e Controles da Web sobre WebServices padrão (SOAP, WSDL) no servidor web em vez de usar um protocolo novo ou proprietário. O benefício disso é que não há nenhuma codificação especial necessário para a maioria das partes da infra-estrutura de rede e que muitos aspectos como caching e segurança da aplicação WebService pode ser reutilizado.

  • No AJAX as requisições podem ser tanto assincronas como sincronas

  • Questão de quem leu a documentação da Mozilla e não entendeu nada. Até o momento presente o ajax pode ser tanto assíncrono quanto síncrono, embora esta última opção seja altamente desaconselhável por deixar mais lenta a interface do usuário.