SóProvas


ID
947008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue os itens abaixo, relativos à arquitetura e desenvolvimento em nuvem.

As nuvens privadas permitem que sejam desenvolvidas aplicações escaláveis, dado que os recursos exigidos pela aplicação são facilmente disponibilizados pelo provedor.

Alternativas
Comentários
  • escalabilidade é uma característica desejável em todo o sistema, em uma rede ou em um processo, que indica sua habilidade de manipular uma porção crescente de trabalho de forma uniforme, ou estar preparado para crescer
  • No caso da nuvem privada, o provedor da nuvem é a prória empresa e nessa caso, recursos seriam disponibilizados pela própria empresa  e não por um provedor.
  • Acredito que o erro esteja na palavra "facilmente", pois, a facilidade ou dificuldade restaria na possibilidade de aumentar os recursos do provedor. Mesmo que o provedor seja a própria empresa o termo provedor pode ser usado.

    Bons estudos.
  • Modelos de implantação de Cloud Computing (abrangência):

    1-> Nuvem pública -> os serviços são disponibilizados para o público em geral.

    2-> Nuvem comunitária -> liga várias organizações de uma comunidade específica com interesses comuns. Ex: catalogação de insetos.

    3-> Nuvem privada -> seu objetivo é atender a uma única organização. A administração e armazenamento podem ser internos ou externos. Entendo que, por tratar-se de nuvem com o objetivo de atender a uma única empresa, os recursos necessários para a escalabilidade deverão ser planejados com antecedência, diferente da nuvem pública, por exemplo, que só faz sentido se os recursos para prover a escalabilidade dos seus clientes forem ofertados rapidamente.

    4-> Nuvem híbrida -> junção de duas ou mais nuvens dos tipos anteriores

  • Amigos achei este bom material de cloud computing. =]

    http://technet.microsoft.com/pt-br/cloud/hh147296.aspx


  • Errado.

    Em se tratando de uma nuvem privada, sua construção envolve um planejamento cuidadoso dos recursos que farão parte da nuvem privada, alocação de estrutura dedicada. A disponibilização de novos recursos não é escalável de forma tão fácil quanto as nuvem públicas que compartilham grandes pools de recursos.

  • Vitor Almeida em 8 maio 2013 at 20:55

    veja bem... nuvem privada é aquela mantida pela própria empresa ou órgão [o provedor é a própria empresa que disponibiliza seu serviço em nuvem para seus usuários], em contraste com uma núvem pública que é mantida por terceiro (ex. dropbox). Assim, escabilidade significa que a empresa terá servidores disponíveis para um eventual aumento de necessidades, o que não corresponde à realidade, já que o orçamento de TI é curto e a TI terá que chorar muito pra arranjar dinheiro para comprar mais servidores :)

  • S. Sousa, cuidado com o conceito de nuvem privada.  Não necessariamente, uma nuvem privada precisa ser hospedada  e gerenciada pela própria organização.


    Segundo o NIST [1] nuvem privada é uma infraestrutura provisionada para uso exclusivo de uma organização. Pode ser gerenciada, e operada pela própria organização ou por um terceiro. Inclusive "off premise", quando terceiros fornecem recursos dedicados a um cliente. (mas não há compartilhamento de pool de recursos como na nuvem pública)


    Ainda [2] "Private cloud computing is defined by privacy, not location, ownership or management responsibility"


    Fonte: http://csrc.nist.gov/publications/nistpubs/800-145/SP800-145.pdf

    http://www.networkworld.com/article/2159885/cloud-computing/gartner--5-things-a-private-cloud-is-not.html


  • Concordo com Luiz BH, uma organização pode utilizar uma nuvem privada mantida por uma empresa terceira que não tenha problemas com a disponibilização de recursos, basta que o cliente solicite da maneira que for conveniente.

  • Na rede privada o serviço pode ser disponibilizado por uma empresa terceirizada.

    Tudo bem que aqui a questão diz que os recursos exigidos pelo servidor são facilmente disponibilizados pelo provedor. O conceito de escalabilidade se aplica mais quando temos gargalo no fornecimento dos serviços. Entretanto, a questão tb diz que a nuvem privada permite...

  • Existem diferentes tipos de nuvem privada que oferecem serviços distintos. Por exemplo, quando uma empresa usa uma nuvem privada para infraestrutura como serviço (IaaS, pela sigla em inglês), a nuvem pode hospedar armazenamento, rede ou serviços de computação. As nuvens privadas também oferecem suporte a aplicativos de plataforma como serviço (PaaS, pela sigla em inglês) que funcionam como aplicativos de software convencionais hospedados em um computador local.

     

    Há também vários tipos de opções de hospedagem em nuvem privada. Dentre eles estão as plataformas apenas de software, os pacotes combinados de software e hardware e as nuvens privadas hospedadas ou gerenciadas. Os termos "hospedado" ou "gerenciado" significam que o servidor da nuvem privada pode residir no ambiente local do cliente ou no data center de um fornecedor, mas é hospedado e, às vezes, gerenciado por um fornecedor. Alguns provedores de serviços de nuvem pública também oferecem nuvens virtuais privadas, que criam ambientes pequenos e isolados para usuários específicos.

    Nuvem virtual privada: é diferente da nuvem privada convencional, pois os recursos em uma nuvem virtual privada residem em uma área protegida de uma nuvem pública, em vez de serem hospedados no local.

    Nuvem privada hospedada: é hospedada por um provedor de serviços de nuvem separado no local ou em um data center, mas o servidor não é compartilhado com outras organizações. O provedor de serviços de nuvem é responsável por configurar a rede e manter o hardware da nuvem privada, além de manter o software atualizado. Essa opção é o melhor dos dois mundos para as organizações que precisam da segurança e da disponibilidade de uma nuvem privada, mas preferem não investir em um data center interno.

    Nuvem privada gerenciada: com este tipo de nuvem privada, um provedor de serviços de nuvem não apenas hospeda uma nuvem privada para uma organização, mas também gerencia e monitora as operações diárias dessa nuvem privada. O provedor de serviços de nuvem também pode implantar e atualizar serviços adicionais com base em nuvem, como armazenamento e gerenciamento de identidades ou auditorias de segurança. Um servidor de nuvem privada gerenciada pode economizar tempo e recursos de TI consideráveis da empresa.

  • NUVEM PRIVADA

    De propriedade de um ÚNICO cliente; Configurada pela equipe de TI da empresa; A empresa decide quais usuários têm autorização para usar infraestrutura; usada quando requer níveis mais rigorosos de segurança e privacidade, ou de garantia de disponibilidade.

    Ou seja, é o tipo de nuvem restrita a um público de uma instituiçãoempresa.

    [...]

    Afirmações pertinentes:

    Pode ser acessada por um grupo exclusivo e restrito de pessoas de uma organização.

    O provedor da nuvem é a própria empresa

    • Logo,

    Não depende de provedor!

    [...]

    ____________

    Fontes: Questões da CESPE; Colegas do QC.