SóProvas


ID
947074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a características e usos do NetFlow na versão 5, julgue os itens subsecutivos.

Em um fluxo NetFlow, são geradas informações sobre IP de origem, IP de destino, porta de origem, porta de destino e protocolo de transporte.

Alternativas
Comentários
  • Fluxos de rede ter sido definido de muitas maneiras. No caso do NetFlow, da Cisco usa o 7-comum definição de tupla, onde o fluxo é definido como uma seqüência unidirecional de pacotes de todos compartilhando todas as 7 seguintes valores:

    1. Fonte IP address;
    2. Destino IP address;
    3. Porto da fonte (por exemplo UDP ou TCP porta);
    4. Porto do destino (por exemplo UDP ou TCP porta);
    5. Protocolo do IP;
    6. Relação do ingresso;
    7. IP Tipo de serviço.

    Gabarito : Certo
  • Segundo Teleco(2014),"A Cisco define um fluxo como uma sequência unidirecional de pacotes entre máquinas de origem e destino e, pode se dizer que o Netflow provê a sumarização de informações sobre o tráfego de um roteador ou switch. Fluxos de rede são altamente granulares e identificados por ambos os endereços IP e pelo número das portas da camada de transporte. O Netflow também utiliza, para identificar unicamente um fluxo, os campos “Protocol type e “Type of Service” (ToS) do IP e a interface lógica de entrada do roteador ou switch."


    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialgmredes2/pagina_3.asp


  • Gabarito Certo

    Netflow é um recurso que foi introduzido em roteadores Cisco cuja função é coletar características e informações sobre o tráfego de redes IP, tanto na saída quanto na entrada de uma interface. Ao analisar os dados fornecidos pelo Netflow, um administrador de rede pode determinar tarefas como a origem e o destino do tráfego, classe de serviço, e as causas de congestionamento. Netflow é composto por três componentes: o cache de fluxo, coletor de fluxo e analisador de dados.

    Um fluxo de rede pode ser definido de várias maneiras. Cisco padrão NetFlow versão 5 define um fluxo como uma seqüência unidirecional de pacotes que todos compartilham os sete valores a seguir:

    Interface de acesso (SNMP (ifIndex))

    Endereço IP de origem 

    Endereço IP de destino 

    Protocolo IP 

    Porta de origem para UDP ou TCP, 0 para outros protocolos 

    Porta de destino para UDP ou TCP, tipo e código de ICMP, ou 0 para outros protocolos 

    Tipo de Serviço IP 

    Note-se que a interface de saída IP nexthop ou BGP Nexthops não fazem parte da chave, e podem não ser precisos se a mudança de rota antes do término do fluxo, ou se o balanceamento de carga for feito por pacote. 

    Esta definição de fluxos é também utilizado para o IPv6, e uma definição semelhante é utilizado para os fluxos de Ethernet e MPLS.

    Implementações avançadas NetFlow ou IPFIX , tal como Cisco Flexible NetFlow , permitem fluxo com chaves definidas pelo usuário.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !