SóProvas


ID
947116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de criptografia e algoritmos de criptografia.

Em função da colisão de MD5, utilizada no algoritmo AES para criptografia assimétrica, chaves de 128 bits não são recomendadas em aplicações com criptografia assimétrica.

Alternativas
Comentários
  • AES é simétrico. 
    MD5 é algoritmo de HASH

    questao toda errada

    só pra confundir mesmo
  • É pro cara pensar que o A do AES significa Asymmetric
  • Questão mais sem pé e cabeça

     

  • AES é simétrico.

    MD5 é algoritmo HASH.

  • Gabarito Errado

     

    MD5

    MD5 (Message-Digest algorithm 5) é uma função de dispersão criptográfica (ou função hash criptográfica) de 128 bits unidirecional desenvolvido pela RSA Data Security, Inc., descrito na RFC 1321, e muito utilizado por softwares com protocolo ponto-a-ponto (P2P, ou Peer-to-Peer, em inglês) na verificação de integridade de arquivos e logins.

    Foi desenvolvido em 1991 por Ronald Rivest para suceder ao MD4 que tinha alguns problemas de segurança. Por ser um algoritmo unidirecional, uma hash md5 não pode ser transformada novamente no texto que lhe deu origem. O método de verificação é, então, feito pela comparação das duas hash (uma da mensagem original confiável e outra da mensagem recebida). O MD5 também é usado para verificar a integridade de um arquivo através, por exemplo, do programa md5sum, que cria a hash de um arquivo. Isto pode-se tornar muito útil para downloads de arquivos grandes, para programas P2P que constroem o arquivo através de pedaços e estão sujeitos a corrupção dos mesmos. Como autenticação de login é utilizada em vários sistemas operacionais unix e em muitos sites com autenticação. O md5 é uma função criptográfica, mas não deve ser confundido com criptografia. A encriptação é uma tarefa de mão dupla que você usa sempre que precisa armazenar com segurança uma informação, mas precisa recuperá-la mais tarde através de uma chave simétrica ou privada. Já o hash, é comumente utilizado quando você necessita comparar informações.

     

    AES

    Em Criptografia, o Advanced Encryption Standard (AES, ou Padrão de Criptografia Avançada, em português), também conhecido por Rijndael, é uma cifra de bloco adotada como padrão de criptografia pelo governo dos Estados Unidos. Espera-se que seja utilizado em todo o mundo e analisada extensivamente, assim como foi seu predecessor, o Data Encryption Standard (DES). O AES foi anunciado pelo NIST (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA) como U.S. FIPS PUB (FIPS 197) em 26 de Novembro de 2001, depois de 5 anos de um processo de padronização. Tornou-se um padrão efetivo em 26 de Maio de 2002. Em 2006, o AES já é um dos algoritmos mais populares usados para criptografia de chave simétrica.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • MD5 e AES são algoritmos diferentes com propósitos diferentes. A banca misturou ambos apenas para confundir. AES não tem relação com MD5 e vice-versa.

  • Bizu:

    Algorítimos de criptografia SIMÉTRICOS:

    RC2

    AES

    3DES

    BIZU: Termina em S - Simétricos

    Algorítimos de criptografia ASSIMÉTRICOS:

    RSA

    DSA

    Diffie-Hellman

    Bizu: Termina A - Assimétrico

  • Não caio mais nessa pegadinha do CESPE. Cespe, vai se fudeeeeeeeeeerrrrrrrr me espere verás. #VemlogoSenado