SóProvas


ID
947188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação a requisitos de aplicações, protocolos e modelos de QoS adotados na Internet, julgue os itens que se seguem.

A Internet tem seu emprego facilitado para aplicações multimídia quando o protocolo de transporte é o TCP, em razão da garantia de atraso máximo provida por esse protocolo às aplicações requisitantes.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    Para transporte de aplicações multimídia o protocolo utilizado é o UDP por ser mais ''leve'' sem confirmação de entrega ou estabelecimento de conexões.
  • TCP e garantia de atraso → Não combinam!

  • ERRADO.

    O protocolo UDP, por não garantir a entrega, é mais rápido que o TCP.

    "O conjunto de protocolos da Internet admite um protocolo de transporte sem conexões, o UDP (User Datagram Protocol). O UDP oferece um meio para as aplicações enviarem datagramas IP encapsulados sem que seja necessário estabelecer uma conexão. Vale a pena mencionar explicitamente algumas ações que o UDP não realiza. Ele não realiza controle de fluxo, controle de erros ou retransmissão após a recepção de um segmento incorreto. O que ele faz é fornecer uma interface para o protocolo IP com o recurso adicional de demultiplexação de vários processos que utilizam as portas. Uma aplicação que utiliza o UDP desse modo é o DNS (Domain Name System)". (Tanenbaum)

  • TCP: Orientado a conexão.

    -Confiável, controle de congestionamento e fluxo.

    -Permite conexão ponto a ponto e full duplex.

    -Capaz de recuperar pacotes perdidos, pacotes duplicados, dados corrompidos; recupera a conexão em casos de erros no sistema ou rede.

    -Não tolera perdas mas tolera atrasos.

  • ERRADO

    TCP (Transmission Control Protocol — protocolo de controle de transmissão), é um protocolo orientado a conexões confiável que permite a entrega sem erros de um fluxo de bytes originário de uma determinada máquina em qualquer computador da inter-rede. Esse protocolo fragmenta o fluxo de bytes de entrada em mensagens discretas e passa cada uma delas para a camada inter-redes. No destino, o processo TCP receptor volta a montar as mensagens recebidas no fluxo de saída. O TCP também cuida do controle de fluxo, impedindo que um transmissor rápido sobrecarregue um receptor lento com um volume de mensagens maior do que ele pode manipular.

    fonte: REDES DE COMPUTADORES, TANENBAUM, Andrew S. Página 49.

  • (CESPE) A Internet tem seu emprego facilitado para aplicações multimídia quando o protocolo de transporte é o TCP, em razão da garantia de atraso máximo provida por esse protocolo às aplicações requisitantes. (ERRADO)

    (CESPE 2018) O UDP é utilizado por outros serviços de rede e protocolos, como DNS, NFS, DHCP e SNMP, por serviços de tempo real como streaming de vídeo e VoIP, que são sensíveis ao atraso, porém mais tolerantes a perdas de pacotes, e ainda encontra aplicações em serviços do tipo unicast multicast. (CERTO)

    UDP

    • DNS

    (CESPE 2014) O DNS (domain name system) organiza o espaço de nomes em uma estrutura hierárquica que permite descentralizar as responsabilidades envolvidas na atribuição de nomes, podendo usar os serviços do UDP ou TCP por meio da porta-padrão 53. (CERTO)

    1. Consulta - UDP
    2. Atualiza - TCP
    • DHCP

    (CESPE 2013) O serviço de DHCP emprega, por padrão, o protocolo de transporte UDP. (CERTO)

    • SNMP

    (CESPE 2012) O protocolo SNMP opera nas portas 161 e 162 e utiliza o protocolo UDP. (CERTO)

    • RTP

    (CESPE 2009) Os pacotes RTP e RTCP são geralmente transportados sobre UDP. Para começar uma sessão RTP, a aplicação define um par particular de endereços de transporte (endereço IP e porta UDP) de destino. Em uma sessão multimídia, cada mídia é transportada sobre uma sessão RTP diferente, para a qual são emitidos pacotes de controle RTCP. Assim, o áudio e o vídeo são transportados sobre sessões diferentes, o que permite ao usuário final escolher a mídia que deseja receber. (CERTO)

    • NFS

    (CESPE 2015) Network File System (NFS) é um protocolo cliente/servidor para compartilhamento de arquivos originalmente operado em UDP sem conexão, mas que, em sua versão 4 (NFSv4), utiliza TCP e é configurado em protocolo com estados. (CERTO)

    • Aplicações em serviços do tipo multicast e unicast

    (CESPE 2014) O UDP, quando usado para prover conexões em tempo real com o uso do RTP, não pode receber conexões do tipo multicast a fim de não gerar conflito com os demais protocolos da pilha TCP/IP (ERRADO)