SóProvas


ID
947929
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia

Com relação aos procedimentos adotados na gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

Segundo o modelo de diagnóstico apresentado pelo RAMP (Records Archives Management Program), as informações referentes ao quantitativo de usuários do arquivo devem ser registradas no campo intitulado serviços de arquivo.

Alternativas
Comentários
  • Se eu estiver errada, por favor me corrijam. E se alguém tiver algum bom embasamento para estudarmos sobre esse assunto, por favor ajudem!
    Records Archives Management Program (RAMP) é um programa de gestão de documentos e arquivos, composto por publicações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em parceria com o Conselho Internacional de Arquivo (CIA). Os estudos RAMP têm como objetivo auxiliar os países filiados na organização de bibliotecas, centros de documentação e arquivos. Um dos estudos da série RAMP, é apresentado sob a forma de questionário, o qual é dividido em nove grupos: apresentação geral; legislação e normas; recursos humanos; recursos  financeiros; edifício e materiais; fundos; métodos e processos de trabalho; serviços oferecidos e centros de documentação.
    A apresentação geral preocupa-se em levantar algumas características da organização de arquivos, enquanto unidade administrativa.
    A legislação e normas trata basicamente da existência de legislação e de normas específicas sobre os arquivos, incluindo as definições; a jurisdição que o órgão tem sobre os documentos; as proibições; os procedimentos utilizados; o estabelecimento de órgãos consultivos oficiais e permanentes; as atividades
    desempenhadas pelo arquivo; entre outras.
    O recursos humanos tem por objetivo inventariar os dados referentes às pessoas que trabalham no arquivo, como número de profissionais, de técnicos e de auxiliares, entre outros.
    O grupo de recursos financeiros questiona os valores sobre as fontes de recursos internos e externos e os gastos que o arquivo tem com recursos humanos,equipamentos e mobiliário, edifício, etc.
    O grupo edifícios e materiais visa os dados quantitativos e qualitativos sobre o edifício do arquivo e de seus respectivos serviços, condições de iluminação, ventilação, umidade, segurança, a caracterização e a quantidade dos equipamentos utilizados.
    O grupo fundos busca identificar dados quantitativos sobre os fundos que o arquivo comporta.
    O grupo de métodos e processos de trabalho procura demonstrar a quantidade de documentos avaliados, eliminados, preservados, restaurados/reparados, ordenados, descritos e publicados.
    O grupo serviços oferecidos investiga a quantidade de usuários que solicita informações ao arquivo, as unidades de armazenamento disponíveis para consulta, o número de consultas e de empréstimo de documentos, a quantidade de reprografia, de reprodução e de exposições realizadas pelo arquivo.
    O grupo centros de documentação. Tal grupo, sugerido por Evans e Ketelaar (1983), portanto, nem sempre será utilizado no diagnóstico de arquivos.
    Para mim, a questão estaria correta se estivesse:
    Segundo o modelo de diagnóstico apresentado pelo RAMP (Records Archives Management Program), as informações referentes ao quantitativo de usuários do arquivo devem ser registradas no campo intitulado serviços oferecidos.
  • Por que devemos saber modelo de diagnóstico apresentado pelo RAMP (Records Archives Management Program)?

    Isto faz parte de noções de arquivologia??????

  • Justificativa da anulação: O termo “serviços de arquivo” não existe no modelo de diagnostico RAMP, motivo pelo qual se opta pela anulação do item

  • A colega Ana Moraes já ajudou muuuuuuuuuito mas aqui vai o site do RAMP para quem quiser pesquisar mais sobre. 

    http://www.unesco.org/archives/new2010/en/ramp_studies.html