-
A única errada é I, pois a faça de cozinha é compatível com as lesões apresentadas. As demais (II, III e IV), todas corretas. Portanto, alternativa e).
Ao trabalho!
-
Questão para o cargo de médico legista e não de delegado de polícia!!!
-
a faca de cozinha coincide com as lesões incisas, porém tem uma ferida do tipo perfurante, que pode ter sido feita por outro instrumento, por isso na questão I a faca de cozinha não pode ter sido usada para todas as feridas relacionadas ao fato.
-
Apenas lembrando que o ferimento pode ser maior, com maior profundidade, que o objeto utilizado para causar a lesão.
-
Não existem relatos de lesões perfurantes e sim perfuroincisas, caracterizadas por apresentarem profundidade maior que diâmetro. O que pode ter confundido é o fato de existir a informação de "lesões não perfurantes", informação dada em função de uma faca poder produzir lesões incisas e perfuroincisas. Daí tem-se que a assertiva 1 (1. Ferimento perfuroinciso, de 4,0 cm de extensão, de bordas nítidas, penetrante na cavidade torácica esquerda, localizado na face dorsal do hemitórax esquerdo, no nível do 6º espaço intercostal esquerdo e a aproximadamente 5,0 cm à esquerda da linha mediana.), é perfeitamente compatível com o instrumento "faca de cozinha", e por isso a afirmativa I não está correta porque ela diz que não existe essa compatibilidade.
-
william cosme, tem razão, me confundi ao fazer a distinção entre arma de fogo, arma branca e arma imprópria, Arma Branca é gênero, da qual subsiste a Arma Branca Própria, que foi produzira para ataque e defesa, ex: Arco e Flecha, espada, punhal..; e a Arma Branca Imprópria, que a finalidade primordial não é ataque e defesa, mas que pode ser utilizada para tanto, ex: Faca de Cozinha.
Obrigado pela crítica.
Boa Sorte!
Comentário Anterior: Na verdade o erro da Assertiva I é afirmar que a faca de cozinha é Arma Branca, o que não é, ela é uma Arma Imprópria, Arma branca é a que foi produzira para ataque e defesa, ex: Arco e Flecha, espada, punhal...
-
Caro Renan Lima o seu comentário está errado e pode acabar confundindo as pessoas. Claro que a faca de cozinha é arma branca!
Vejamos:
Designa-se arma branca um objeto que possa ser utilizado agressivamente, para defesa ou ataque, mas cuja utilização normal é outra, geralmente para trabalho. Machados, facas e martelos são armas brancas; já outras armas como pistolas e rifles, por exemplo, não se incluem nessa categoria, pois são armas de fogo e a sua finalidade primária é ferir um oponente.
-
Faca de cozinha não é arma branca, mas sim arma imprópria
-
Faca não é arma branca e sim imprópria.
-
Aos colegas Deglayr e André Magalhães, com o devido respeito, me parece que a deniminação arma imprópria não exclui necessariamente a denominação arma branca. Senão vejamos:
Os instrumentos perfurantes, cortantes, perfurocortantes e cortocontudentes devem ser consideradas arma manuais, embora eventualmente possam ser arremessadas. Recebem a denominação genérica de armas brancas, talvez em anteposição às armas de fogo, que são armas de arremesso. Mas parece que essa denominação se refere mais ao brilho do aço, que lhes confere uma coloração esbranquiçada quando sobre eles incide a luz.
FONTE: HYGINO DE CARVALHO, pag. 237
-
.A IV me deixou em duvida, pois ela relata caracteristicas da lesao incisa, mas nao seria a largura e profundidade que predominam e sim maior comprimento do que a profundidade ; a lesão tem afastamento de bordas, Bordas lisas e nítidas; presença de caldas... Poderia esta correta se fosse " predominio da largura sobre a profundidade", ou do "comprimento sobre a profundidade" quetao mal feita"!
Pra mim nao teria alternativa: II e III corretas. O q a cham?
-
Pessoal, vamos deixar de buscar pelo em ovo. O objetivo é passar na prova, e não ficar discutindo com banca. Se 1 + 1 = 3 pra banca X, então marca 3 e acerta a questão.
-
FACA É UMA ARMA BRANCA GALERA
Armas Brancas Série de instrumentos destinados à potencialização do ataque e defesa, tendo como característica fundamental a dependência da ação muscular para seu manejo.
Exemplos:
• Armas manuais (soco inglês, manoplas)
• Armas de empunhadura (facas, navalhas, facões, cutelo, canivete, punhais, espada etc.)
• Armas de cabo (machados, machadinhas, foice etc.)
• Armas de haste (lanças) • Armas de arremesso (estrela ninja, arco) • Armas pneumáticas (zarabatanas)
-
Uma questão interessante que exigia raciocínio e bom senso do candidato:
Vamos analisar as afirmativas:
I- ERRADO- ARMAS BRANCAS- são assim denominadas por sua brancura e brilho de suas lâminas; apresentam gume afiado ou extremidade pontiaguda, necessitando do manejo da ação humana. Exemplos: navalha, punhal, faca-peixeira, etc.
A questão diz que a a faca de cozinha não seria compatível com todas as lesões descritas. Pois bem, a faca de cozinha (instrumento perfurocortante) é compatível com os ferimentos 1 a 4 da questão, estando assim, o item I incorreto.
II- CERTO- orientam o perito sobre a direção do meio ou instrumento lesivo, podem demonstrar se foram realizados em vida ou depois da morte, a forma do instrumento utilizado, a natureza da violência e, ainda, a sua gravidade e prognóstico.
III- CERTO- a nitidez das bordas é característico da ação do fio ou gume do instrumento.
IV- CERTO- A cauda de escoriação ou cauda de saída é produzida na epiderme no instante que precede a ação final do instrumento sobre a pele. É encontrada na extremidade distal do ferimento inciso, onde o instrumento cortante foi afastado do corpo.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E
-
Que eu saiba o comprimento é maior que a profundidade e nao a largura maior que a profundidade, AFF, alguem explica isso
-
Alternativa E(gabarito).
Cuidado com a discussão de arma branca ou não da faca feita por alguns colegas. Caso leiam os comentários deles, o elucidativo e correto é o do c. Luiz Filipe.
-
No meu entendimento, o erro da assertiva A, é afirmar que a faca não seria compatível com as características daquelas lesões, o que não verdade é falso. Analisando todos as alternativas, é plenamente possível que sejam realizadas por uma faca.
-
Nas lesões contundentes nao tem calda de escoriaçao?
Julguei a IV errada, porque as caracteristicas pareciam (e são) da ferida incisa e no final da questão falava que se associam a calda de escoriação. Pensei que seria muito amplo, porque pensei que nas lesoes contundentes tambem haveria calda de escoriação.
-
Sim.
O que confunde a alternativa A é imaginar que faca de cozinha seria uma faquinha de serrinha.
Pode ser uma faca de gume liso.
Na letra E: Calda de escoriação --- corretíssimo. Calda de escoriação não tem relação com instrumentos contundentes (pancadas). Calda de escoriação é aquele filzinho que acontece quando esta terminando de cortar a carne (escoriando).
Abra uma foto no google para tem melhora visão.
-
Com relação ao item IV, considerando que a questão refere-se a margens nítidas e regulares, e em instrumentos que resultam em cauda de escoriação, pode-se inferir que o item está falando de instrumentos cortantes. No mesmo item diz que este apresenta como característica deste tipo de lesão a ausência de seção de tecidos no final da lesão. Será que esta afirmação está totalmente correta...Acredito que se o instrumento cortante entrasse de forma perfeita no corpo da vítima, de modo que no ponto final, mais profundo, ele se comportaria como um instrumento perfurante, e neste caso, não haveria seção dos tecidos, mas acredito que trata-se de uma ferida com precisão cirúrgica. Na minha opinião a afirmação IV não está plenamente correta.
-
O erro do item I está em afirmar que a faca não é compatível com os ferimentos descritos no texto. Quando na verdade, tanto compete a faca, como esta também é arma branca.
-
Levei um tempo analisando detidamente a questão para tentar acertar e felizmente consegui. Fui buscar as estatísticas e a porcentagem de acerto estabelecida em 70%. Fiquei atônito de perceber que sou a minoria em ter achado a questão difícil rsrsrsr... A galera sabe de tudo!
-
Pensei que a cauda de escoriação acontecia somente no final da lesão incisa e suas variantes...