SóProvas


ID
948247
Banca
COPS-UEL
Órgão
PC-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Notamos: 


1. Ferimento perfuroinciso, de 4,0 cm de extensão, de bordas nítidas, penetrante na cavidade torácica esquerda, localizado na face dorsal do hemitórax esquerdo, no nível do 6º espaço intercostal esquerdo e a aproximadamente 5,0 cm à esquerda da linha mediana.


2. Ferimento perfuroinciso, de bordas nítidas, de 3,0 cm de extensão, penetrante na cavidade torácica direita, localizado na face dorsal do hemitórax direito, no nível do 7º espaço intercostal direito e a aproximadamente 4,0 cm à direita da linha mediana. 


3. Ferimento inciso superficial, transversal ao eixo do membro, de 4,0 cm de extensão, de bordas nítidas, localizado na face dorsal do punho direito, com características de lesão de defesa. 


4. Ferimento inciso, não penetrante, oblíquo da esquerda para a direita, de 6,0 cm de extensão, de bordas nítidas, localizado na face anterior do abdome superior, na região epigástrica, a 1,0 cm à direita da linha mediana, precedido por uma escoriação linear de 17,0 cm de extensão, que tem a sua mesma direção e que se localiza na face anterior no hemitórax esquerdo.


Sobre as lesões descritas nos itens 1 e 2, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • instrumento perfurocortante, lesão perfuroincisa, um exemplo é o punhal.

    verifica-se que a letra a, é incorreta pelo fato de que instrumento perfurocontundente faz lesão perfurocontusa e nao perfuroincisa.


  • INSTRUMENTO PERFURANTE (lesão punctória): agulha, picador de gelo, etc.

    INSTRUMENTO CORTANTE (lesão incisa):  navalha, lâmina de barbear, etc.

    A faca causa uma lesão composta (perfurocortante), causando uma lesão perfuroincisa.

  • Não consegui encontrar o erro na letra "c". Alguém conseguiu?

  • Geovane Klipel, o tamanho e a localização das lesões, por si só, não determina o intervalo de tempo entre uma lesão e outra. Além de que o movimento de solavanco do instrumento após a penetração pode aumentar a extensão do ferimento.

  • Geovane meu amigo, parabéns para você, eu não consegui entender a lógica do tamanho das lesões com o fator tempo.

  • QUESTÃO CAPCIOSA.

  • A alternativa "E", entrou na questão para dar chance a candidato que não tem noção do assunto, só pode, totalmente fora do contexto.

     

  • Tem certeza que que foi uma questão para Delegado de Polícia? rsrs. 

     

    Pelo que eu pude entender, a questão, a despeito da quantidade de termos técnicos nela inseridos, cobrou do candidato conhecimento quanto ao nome dos instrumentos e suas respectivas lesões. Pelo menos foi assim que eu consegui resolver.

     

    ATEN​ÇÃO

     

    França (2011, p. 85) prefere denominar FERIDAS CORTANTES ao invés de INCISAS, pois, para o autor, esta última expressão é mais apropriada para incisões verificadas em cirurgias, que são bem diferentes das feridas provocadas por outros tipos de instrumentos cortantes.

    Segundo o mesmo autor, essas feridas também são conhecidas como FUSIFORMES (em forma de fuso).

  • Inicialmente, sugiro que a resolução das questões se atenha apenas a ferida e instrumento, uma vez que isso bastará para resolver a questão. 
    MEIOS MECÂNICOS/AGENTESLESÃO/FERIDA
    PERFURANTEPUNTIFORME OU PUNCTÓRIA
    CORTANTECORTANTE OU INCISA
    CONTUNDENTECONTUSA
    PERFUROCORTANTEPERFUROCORTANTE OU PERFUROINCISA
    PERFUROCONTUNDENTEPERFUROCONTUSA
    CORTOCONTUNDENTECORTOCONTUSA
    1- ferimento perfuroinciso-  instrumento perfurocortante

    2- ferimento perfuroinciso- instrumento perfurocortante

    3- ferimento inciso- instrumento cortante- ex: navalha, faca, gilete, etc.

    4- ferimento inciso- instrumento cortante- ex: navalha, faca, gilete, etc.

    A) INCORRETO- 3 E 4- são cortantes

    B) CORRETO

    C) INCORRETO- não há como se fazer essa relação de intervalos de tempos.

    D) INCORRETO- 1 E 2- perfuroincisos

    E) INCORRETO- não há correlação das lesões provocadas por ação contundente com as que foram propostas na questão. Lembre-se que as lesões produzidas por ação contundente (energia mecânica) sâo: luxação, entorse, fratura, rubefação, equimose, hematoma, bossa, escoriação, ferida contusa, rupturas viscerais, lesões provocadas por martelo, encravamento, defenestração, empalamento e lesões por acidente aéreo.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B





  •  

    Caro Geovane inicialmente  eu também entendi que a alternativa "C" estava correta. Pois é evidente que se existem duas feridas, uma no hemitórax direito e outra no hemitórax esquerdo, elas não foram feitas ao mesmo tempo e é justamente  a localização das lesões  que garante isso. Porém o tamanho das lesões  nada corrobora com o tempo da ação. Sendo perfeitamente possível que se faça duas lesões em lugar distinto, em tempo diferente, em localização diferente e com exato tamanho e característica.

    C) Apesar das características semelhantes entre as lesões descritas nos itens 1 e 2, essas foram causadas com intervalos de tempos diferentes entre si, devido ao tamanho e localização das lesões.

  • Gabarito B.

    a) O instrumento causador dessas lesões é compatível com instrumentos perfurocontundentes, pois apresentam trajeto interno torácico, característico do deslocamento de projéteis de arma de fogo.

     b) O instrumento causador dessas lesões é compatível com instrumentos perfurocortantes, pois estão presentes na descrição médico-legal elementos como nitidez das bordas (elemento cortante) e trajeto interno em cavidade torácica. CORRETA.

     c) Apesar das características semelhantes entre as lesões descritas nos itens 1 e 2, essas foram causadas com intervalos de tempos diferentes entre si, devido ao tamanho e localização das lesões.

     d) O instrumento causador dessas lesões é compatível com instrumentos cortantes, pois estes apresentam mecanismo de ação através de gume, agindo exclusivamente por pressão e deslocamento paralelo ao tecido cutâneo.

     e) As lesões podem ter sido causadas por ação contundente, através de deslocamento passivo do corpo sobre a direção de veículo automotivo.

  • @Geovane Klipel @ROBSON REIS

    O tamanho das lesões e sua localização não podem, por si só, determinar que foram feitas em tempo diferentes.

    Situação hipotética 1: Imagine que o agressor possua duas facas iguais e ataque simultaneamente com uma em cada mão. Pronto. Temos lesões semelhantes ao mesmo tempo.

    Situação hipotética 2: Dois agressores, com facas similares, atacam simultaneamente. Novamente teremos lesões iguais, locais diferentes e mesmo tempo.

  • Questão parece complexa, mas é tranquila.

     

    Perfurante ------ Punctória

     

    Cortante ------- Incisa

     

    COntundente ------ Contusa

  • RESPOSTA: B

    COMENTÁRIOS

    A - Errado, são compatíveis com instrumento perfurocortante ou cortante.

    B - Correta.

    C - Não se pode concluir essa afirmação apenas com esses dados.

    D - Instrumentos que agem por pressão são chamados de contusos.

    E - A ação, pelas características apresentadas, são perfuroincisas ou incisas

  • É possível nesse caso resolver por eliminação, pois a lesão perfuroincisa é causada por um agente vulnerante perfurocortante.

  • Instrumento: perfurocortante- Lesão: perfuroinciso- Ação: pressão e deslizamento