-
instrumento perfurocortante, lesão perfuroincisa, um exemplo é o punhal.
verifica-se que a letra a, é incorreta pelo fato de que instrumento perfurocontundente faz lesão perfurocontusa e nao perfuroincisa.
-
INSTRUMENTO PERFURANTE (lesão punctória): agulha, picador de gelo, etc.
INSTRUMENTO CORTANTE (lesão incisa): navalha, lâmina de barbear, etc.
A faca causa uma lesão composta (perfurocortante), causando uma lesão perfuroincisa.
-
Não consegui encontrar o erro na letra "c". Alguém conseguiu?
-
Geovane Klipel, o tamanho e a localização das lesões, por si só, não determina o intervalo de tempo entre uma lesão e outra. Além de que o movimento de solavanco do instrumento após a penetração pode aumentar a extensão do ferimento.
-
Geovane meu amigo, parabéns para você, eu não consegui entender a lógica do tamanho das lesões com o fator tempo.
-
QUESTÃO CAPCIOSA.
-
A alternativa "E", entrou na questão para dar chance a candidato que não tem noção do assunto, só pode, totalmente fora do contexto.
-
Tem certeza que que foi uma questão para Delegado de Polícia? rsrs.
Pelo que eu pude entender, a questão, a despeito da quantidade de termos técnicos nela inseridos, cobrou do candidato conhecimento quanto ao nome dos instrumentos e suas respectivas lesões. Pelo menos foi assim que eu consegui resolver.
ATENÇÃO
França (2011, p. 85) prefere denominar FERIDAS CORTANTES ao invés de INCISAS, pois, para o autor, esta última expressão é mais apropriada para incisões verificadas em cirurgias, que são bem diferentes das feridas provocadas por outros tipos de instrumentos cortantes.
Segundo o mesmo autor, essas feridas também são conhecidas como FUSIFORMES (em forma de fuso).
-
Inicialmente, sugiro que a resolução das questões se atenha apenas a ferida e instrumento, uma vez que isso bastará para resolver a questão.
MEIOS MECÂNICOS/AGENTES | LESÃO/FERIDA |
PERFURANTE | PUNTIFORME OU PUNCTÓRIA |
CORTANTE | CORTANTE OU INCISA |
CONTUNDENTE | CONTUSA |
PERFUROCORTANTE | PERFUROCORTANTE OU PERFUROINCISA |
PERFUROCONTUNDENTE | PERFUROCONTUSA |
CORTOCONTUNDENTE | CORTOCONTUSA |
1- ferimento perfuroinciso- instrumento perfurocortante
2- ferimento perfuroinciso- instrumento perfurocortante
3- ferimento inciso- instrumento cortante- ex: navalha, faca, gilete, etc.
4- ferimento inciso- instrumento cortante- ex: navalha, faca, gilete, etc.
A) INCORRETO- 3 E 4- são cortantes
B) CORRETO
C) INCORRETO- não há como se fazer essa relação de intervalos de tempos.
D) INCORRETO- 1 E 2- perfuroincisos
E) INCORRETO- não há correlação das lesões provocadas por ação contundente com as que foram propostas na questão. Lembre-se que as lesões produzidas por ação contundente (energia mecânica) sâo: luxação, entorse, fratura, rubefação, equimose, hematoma, bossa, escoriação, ferida contusa, rupturas viscerais, lesões provocadas por martelo, encravamento, defenestração, empalamento e lesões por acidente aéreo.
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B
-
Caro Geovane inicialmente eu também entendi que a alternativa "C" estava correta. Pois é evidente que se existem duas feridas, uma no hemitórax direito e outra no hemitórax esquerdo, elas não foram feitas ao mesmo tempo e é justamente a localização das lesões que garante isso. Porém o tamanho das lesões nada corrobora com o tempo da ação. Sendo perfeitamente possível que se faça duas lesões em lugar distinto, em tempo diferente, em localização diferente e com exato tamanho e característica.
C) Apesar das características semelhantes entre as lesões descritas nos itens 1 e 2, essas foram causadas com intervalos de tempos diferentes entre si, devido ao tamanho e localização das lesões.
-
Gabarito B.
a) O instrumento causador dessas lesões é compatível com instrumentos perfurocontundentes, pois apresentam trajeto interno torácico, característico do deslocamento de projéteis de arma de fogo.
b) O instrumento causador dessas lesões é compatível com instrumentos perfurocortantes, pois estão presentes na descrição médico-legal elementos como nitidez das bordas (elemento cortante) e trajeto interno em cavidade torácica. CORRETA.
c) Apesar das características semelhantes entre as lesões descritas nos itens 1 e 2, essas foram causadas com intervalos de tempos diferentes entre si, devido ao tamanho e localização das lesões.
d) O instrumento causador dessas lesões é compatível com instrumentos cortantes, pois estes apresentam mecanismo de ação através de gume, agindo exclusivamente por pressão e deslocamento paralelo ao tecido cutâneo.
e) As lesões podem ter sido causadas por ação contundente, através de deslocamento passivo do corpo sobre a direção de veículo automotivo.
-
@Geovane Klipel @ROBSON REIS
O tamanho das lesões e sua localização não podem, por si só, determinar que foram feitas em tempo diferentes.
Situação hipotética 1: Imagine que o agressor possua duas facas iguais e ataque simultaneamente com uma em cada mão. Pronto. Temos lesões semelhantes ao mesmo tempo.
Situação hipotética 2: Dois agressores, com facas similares, atacam simultaneamente. Novamente teremos lesões iguais, locais diferentes e mesmo tempo.
-
Questão parece complexa, mas é tranquila.
Perfurante ------ Punctória
Cortante ------- Incisa
COntundente ------ Contusa
-
RESPOSTA: B
COMENTÁRIOS
A - Errado, são compatíveis com instrumento perfurocortante ou cortante.
B - Correta.
C - Não se pode concluir essa afirmação apenas com esses dados.
D - Instrumentos que agem por pressão são chamados de contusos.
E - A ação, pelas características apresentadas, são perfuroincisas ou incisas
-
É possível nesse caso resolver por eliminação, pois a lesão perfuroincisa é causada por um agente vulnerante perfurocortante.
-
Instrumento: perfurocortante- Lesão: perfuroinciso- Ação: pressão e deslizamento