SóProvas


ID
948571
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em um dia de chuva muito forte, constatou-se uma goteira sobre o centro de uma piscina coberta, formando um padrão de ondas circulares. Nessa situação, observou-se que caíam duas gotas a cada segundo. A distância entre duas cristas consecutivas era de 25 cm e cada uma delas se aproximava da borda da piscina com velocidade de 1,0 m/s. Após algum tempo a chuva diminuiu e a goteira passou a cair uma vez por segundo.

Com a diminuição da chuva, a distância entre as cristas e a velocidade de propagação da onda se tornaram, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Professor, eu não entendo, não teríamos que utilizar a fórmula v=comprimento de onda x frequência e, se utilizássemos esta fórmula a velocida daria diferente da que o enunciado nos oferece mas a resposta continuaria sendo a mesma .
  • A velocidade da onda é função da distância da gota percorrida em sua queda, logo como a altura se manteve constante a velocidade também será constante. 

    Já a onda é função inversa à frequência das gotas. Quanto mais gotas por minuto, menor sera a distância entre as ondas.

    Assim, a distância entre as ondas será maior do que 25 cm e a velocidade será a mesma (1,0 m/s).
  • A velocidade das ondas provocadas pela goteira depende apenas do meio onde elas se propagam, então ela será a mesma independente da frequência da goteira. Já o espaçamento entre as cristas depende da frequência da goteira, e vai aumentar se as gotas caem mais espaçadamente no tempo.
  • Se a gota diminui a frequência diminui e o comprimento de onda aumenta , aumentando a distância entre as cristas. Maior a frequência menor o comprimento de onda.


  • Talvez não precisasse de tanta física para resolver essa questão. Quem nunca fico jogando pedrinhas na agua (rio, lago ou piscina) e observando o comportamento das ondas?

  • pessoal para solucionar , havia de saber que em um mesmo meio a velocidade da onda não varia , dessa forma , o comprimento da onda e a frequência são inversamente proporcional, logo , se eu diminuo a frequencia pela metade , o comprimento de onda duplica . 

  • Pela fórmula v= c x f,  torna-se notório que se diminuirmos a frequência aumentamos o comprimento de onda, já a velocidade só muda se trocar de meio, o que não ocorre. Logo, letra D

  • Gabarito: Letra B

    Nota-se que a frequência das gotas diminuiu, logo, há um maior intervalo de tempo entre uma onda e outra, o que aumenta a distância. A velocidade manter-se-á constante, posto que depende do meio de propagação, o qual, no caso, não se altera.

  • A velocidade de propagação só se altera caso o meio for alterado. Como o meio é a água em ambos os casos, nota-se que não houve variação na velocidade.

    A partir disso, basta ter em mente a equação fundamental da ondulatória:

    Velocidade = Lâmbida x Frequência

    Velocidade é constante. Lâmbida (comprimento de onda) e Frequência são inversamente proporcionais, logo se a frequência diminuir, o comprimento de onda aumenta.

    Como a Frequência diminuiu, o comprimento de onda aumentou, ou seja, será maior que 25 cm

    A velocidade é constataste, logo permanece a mesma.

    Resposta letra B

  • Esta questão contém um ERRO GROTESCO!

    Pois:  v= λf ; f=2hz;  λ=0,25m--------> v= 0,5m/s

    Mas, como o Boaro diz, se tá no enunciado e há um ponto final, cara, aceite como verdade

    Velocidade só depende do meio, então, será igual

    O  λ irá aumentar, dado que a f diminuiu; já que a velocidade será constante.

  • A velocidade de propagação neste caso não é alterada, pois ela depende das condições do meio em que ela é propagada e isto não é modificado com a diminuição da chuva. O que ocorre é uma queda de frequência de duas gotas por segundo para uma gota por segundo. Como a velocidade é igual a lambda vezes a frequência, a queda da frequência provoca um aumento do comprimento de onda (distância entre duas cristas sucessivas), maior que 25 cm.

    Letra B

  • Convertendo cm para metros:

    25 cm = 0,25 m (dividir por 100)

    Descobrindo as variáveis:

    λ = 0,25 metros

    f = 2 Hz (2 gotas a cada 1 segundo)

    V = λ • f

    V = 0,25 • 2

    V = 0,50 m/s

    Agora 1 gota a cada 1 segundo:

    V = 0,50 • 1

    V = 0,50 m/s