SóProvas


ID
948613
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A doença de Chagas afeta mais de oito milhões de brasileiros, sendo comum em áreas rurais. É uma doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida por insetos conhecidos como barbeiros ou chupanças.

Uma ação do homem sobre o meio ambiente que tem contribuído para o aumento dessa doença é

Alternativas
Comentários
  • A questão exige que o aluno tenha conhecimentos sobre a transmissão e hospedeiros do parasita, assim como aspectos sócio-ambientais que potencializam o contato do vetor com o ser humano. A letra A pode ser eliminada, uma vez que a transmissão se dá via contato das fezes do barbeiro com a ferida aberta pela picada. Já na letra B, não existe ligação entre o uso de adubos químicos na agricultura com o ciclo reprodutivo do barbeiro. A letra C está incorreta, pois a proliferação sexuada do protozoário ocorre dentro do hospedeiro invertebrado. A letra D é eliminada porque os predadores naturais do barbeiro são normalmente outros insetos, aranhas ou algumas aves, que se alimentam do indivíduo adulto, sendo uma fonte de infecção.  Além disso, existe um grupo específico de insetos que podem parasitar os ovos do barbeiro. Na letra E, temos a opção correta, já que a migração dos animais silvestres dos quais o barbeiro se alimenta causa a migração deste também, possibilitando o convívio com o ser humano, que se torna também uma fonte de alimentação.
  • Gabarito Letra E

    Não me lembro quais, mas o barbeiro alimenta do sangue de animais silvestres que são resistentes a ele , porém, o homem contamina-se após ser picado, e as fezes do barbeiro penetrarem no orifício deixado pela picada. 

  • Letra E

    Doença de Chagas é uma inflamação causada por um parasita encontrado em fezes de insetos.

  • A questão exige que o aluno tenha conhecimentos sobre a transmissão e hospedeiros do parasita, assim como aspectos sócio-ambientais que potencializam o contato do vetor com o ser humano. A letra A pode ser eliminada, uma vez que a transmissão se dá via contato das fezes do barbeiro com a ferida aberta pela picada. Já na letra B, não existe ligação entre o uso de adubos químicos na agricultura com o ciclo reprodutivo do barbeiro. A letra C está incorreta, pois a proliferação sexuada do protozoário ocorre dentro do hospedeiro invertebrado. A letra D é eliminada porque os predadores naturais do barbeiro são normalmente outros insetos, aranhas ou algumas aves, que se alimentam do indivíduo adulto, sendo uma fonte de infecção. Além disso, existe um grupo específico de insetos que podem parasitar os ovos do barbeiro. Na letra E, temos a opção correta, já que a migração dos animais silvestres dos quais o barbeiro se alimenta causa a migração deste também, possibilitando o convívio com o ser humano, que se torna também uma fonte de alimentação.

  • não fez sentido nenhuma das alternativas