SóProvas


ID
949468
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Eu, o Príncipe Regente, faço saber aos que o presente Alvará virem: que desejando promover e adiantar a riqueza nacional, e sendo um dos mananciais dela as manufaturas e a indústria, sou servido abolir e revogar toda e qualquer proibição que haja a este respeito no Estado do Brasil.

Alvará de liberdade para as indústrias (1o de Abril de 1808). In Bonavides, P.; Amaral, R. Textos políticos da História do Brasil.Vol. 1. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).

O projeto industrializante de D.João, conforme expresso no alvará, não se concretizou. Que características desse período explicam esse fato?

Alternativas
Comentários
  • Durante o Período Joanino, de 1808 a 1821, muitas modificações foram levadas adiante na estrutura colonial brasileira não só devido Às necessidades portuguesas do momento – dívidas em relação À Inglaterra e necessidade de proteção contra as exércitos de Napoleão, como também em função do desgaste do Antigo Sistema Colonial e a crescente pressão inglesa por mercados livres, já que esta  deslanchava sua Revolução Industrial. Na verdade, era necessário desenvolver manufaturas para manter uma produção competitiva no mercado internacional. Esta é a meta de D. João VI ao revogar a proibição de manufaturas no Brasil. Não se pode esquecer que, coma vinda da Corte Portuguesa, o Brasil se torna a sede do Império, demandando, assim, novos caminhos de desenvolvimento. No entanto, a concorrência e a produtividade da Inglaterra, aliadas às dívidas de Portugal em relação à Grã-Bretanha, podem ser considerados fatores fundamentais para que o alvará não tenha surtido o efeito desejado.
     
    A única alternativa que expressa ( mesmo que não de forma completa) tal situação é a  alternativa B
  • Em abril de 1808, D. João decreta o Alvará de Liberdade Industrial, revogando os decretos que proibiam a 

    instalação de manufaturas na Colônia. No entanto, o crescimento industrial é dificultado pela assinatura dos 

    tratados de 1810, que concediam tarifas alfandegárias preferenciais aos produtos ingleses, de 15% sobre o 

    valor, tornando-os mais vantajosos que os nacionais e os portugueses.


    Resposta: B


  • Elielson Félix, tá dormindo? Questão falando da vinda da Família Real portuguesa quando ainda éramos colônia e tu me chega com um papo de Ditadura Militar (século XX). Pega aqui e suga.

  • SAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAS

  • Elias tu é fresco é?