SóProvas


ID
949471
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 2008 foram comemorados os 200 anos da mudança da família real portuguesa para o Brasil, onde foi instalada a sede do reino. Uma seqüência de eventos importantes ocorreu no período 1808-1821, durante os 13 anos em que D. João VI e a família real portuguesa permaneceram no Brasil.

Entre esses eventos, destacam-se os seguintes:

•  Bahia -   1808:  Parada do  navio que  trazia a  família real  portuguesa  para  o  Brasil,  sob  a  proteção  da marinha  britânica,  fugindo  de  um  possível  ataque de Napoleão.

•  Rio de Janeiro -  1808: desembarque da família  real portuguesa  na  cidade  onde  residiriam  durante  sua permanência no Brasil.

•  Salvador -  1810: D. João VI assina a carta  régia de abertura dos portos ao comércio de todas as nações amigas,  ato  antecipadamente  negociado  com  a Inglaterra  em  troca  da  escolta  dada  à  esquadra portuguesa.

•  Rio  de  Janeiro  -   1816:  D.  João VI  torna-se  rei  do Brasil e de Portugal, devido à morte de sua mãe, D Maria  I.

•  Pernambuco  -   1817:  As  tropas  de  D.  João  VI sufocam a  revolução  republicana.

GOMES,  L. 1808: como uma rainha  louca,  um  príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil.
São Paulo: Editora Planeta, 2007 (adaptado).


Uma das conseqüências desses eventos foi

Alternativas
Comentários
  • -> a letra A está incorreta. Após a vinda da família real, a Inglaterra conseguiu controlar economicamente o país, por meio de tratados extremamente favoráveis a seus produtos. A escalada inglesa pelo controle do mercado colonial brasileiro culminou no Tratado de Navegação e Comércio, assinado após longas negociações, em fevereiro de 1810. A Coroa portuguesa tinha pouco campo de manobra. Dependia do resultado da guerra contra Napoleão para recuperar o território metropolitano, e suas colônias eram protegidas pela esquadra britânica. A tarifa a ser paga sobre as mercadorias inglesas exportadas para o Brasil foi fixada em apenas 15% de seu valor, pelo tratado de 1810. Com isso, os produtos ingleses ficaram em vantagem com relação aos dos portugueses. Mesmo depois que as tarifas foram igualadas posteriormente, a vantagem inglesa continuou imensa, pois eram mais baratas e mais diversificadas.

    ->a letra B está incorreta. Pelo Tratado de Aliança e Amizade, firmado por Portugal e Inglaterra, junto com o Tratado de Navegação e Comércio, em 1810, a Coroa portuguesa  obrigou-se a limitar o tráfico de escravos aos territórios sob seu domínio. Alguns anos mais tarde, quando as potências vencedoras da guerra contra Napoleão se reuniram no Congresso de Viena (1815), o governo português assinou novo tratado que concordava com o fim do tráfico ao norte do equador. Uma cláusula adicional concedeu à Inglaterra o direito de visita e apreensão em alto-mar a navios suspeitos de transportar cativos. Porém, nenhuma dessas medidas impediu o tráfico de escravos, que se tornou maior no início de 1820 comparado com o começo do século.

    -> a letra C está correta. Dom João planejou uma desforra, tanto contra Espanha e França, mediante a ocupação de territórios de seus domínios. Ele invadiu a Banda Oriental do Rio Uruguai, futura Província Cisplatina (1811-13 e 1817-21, quando anexa o território) e Caiena (1811-13) . Não houve guerra, apenas ocupação, para fazer afronto à França e à Espanha, e protestos da população local.

    -> a letra D está incorreta.  As províncias ainda se mantiveram isoladas, sem fácil comunicação. Era mais rápido a comunicação entre Rio de Janeiro e Portugal, do que entre a capital do país e as províncias do Norte, por exemplo.

    -> a letra E está incorreta. Além das despesas do rei e da manutenção da família real não terem cessado, Portugal encontrava-se em grave crise desde a vinda da Corte para o Brasil. Primeiro, porque o país ficou praticamente abandonado politicamente, sendo governado por um preposto britânico Lord Beresford. Além disso, a perda do posto de intermediário monopolista no comércio entre Brasil e o mundo teve um impacto devastador na sua economia. Essas questões irão culminar na Revolução Liberal de 1820.



  • - O Brasil deixou de ser colónia e subiu à categoria de reino do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

    - Não só a família real estava no Brasil, como também toda a sua riqueza, que foi investida no Brasil e possibilitou assim, a independência do Brasil, como um país capaz de se desenvolver a si próprio

    - O Brasil ao contrário de todas as colónias da América do Sul não sofreu com as guerras civis que eram muitas na altura. Com isto o Brasil deu um passo gigante para se tornar no país mais desenvolvido da América do Sul

    - O Brasil reforçou o território, tornando-se mais coeso e unido. Incentivou o patriotismo e os brasileiros tornaram-se num só povo

    - Desenvolvimento do comércio, que deixou de ser feito em Portugal e passou a ser feito no Brasil

    - Autorização dada aos navios brasileiros para entrarem em qualquer país, que até então era impossível.

    - Livre exercício de qualquer indústria (antigamente não podiam haver ourives por exemplo...o ouro era levado para Portugal)

    - Aposta em produtos nacionais e desenvolvimento da indústria, comércio e agricultura

    - Criação do primeiro jornal brasileiro (até então a imprensa era proibida)

    - Criação de meios para acabar com a fome da população, como a importação de sardinhas (da França curiosamente) que geram grandes cardumes.

    - Criação do Banco do Brasil; Junta do Comércio; Academia Real Militar; Academia da Marinha; Escola Real de Ciências, de Artes e Ofícios; Academia de Belas-Artes; Dois colégios de Medicina e Cirurgia, no Rio de Janeiro e em Salvador; Museu Nacional; Observatório Astronómico; Biblioteca Real – combinação de diversos livros e documentos que vieram de Portugal; Estreia do Real Teatro de São João; Jardim Botânico; Hospitais; etc.

    - Tudo isso gerou emprego e modernizou a educação no Brasil. O Rio de Janeiro passou por uma grande transformação: expandiu-se, ganhou chafarizes para que houvesse fornecimento de água, construíram-se pontes,calçadas, ruas, estradas e foi instalada a iluminação pública. Tudo isso foi importante para acabar com o isolamento de certas povoações .
     

  • Essa fui por eliminação. Não sabia dessa informação da alternativa C.

  • Letra C...

    Uma das consequências da presença da corte portuguesa no Brasil foi a invasão à Cisplatina (colônia espanhola, atual Uruguai) com intuito de ter posse do potencial econômico da região, além do objetivo de impedir uma possível invasão da França Napoleônica, que por sua vez, já havia invadido a Espanha, sendo que Napoleão deu o trono espanhol ao seu irmão, estabelecendo uma ligeira aliança Espanha-França, e com a decadência de Napoleão, a Espanha retoma o poder (Congresso de Viana).

  • Letra C

    Após a decretação do bloqueio continental por Napoleão e a decisão da corte de Portugal de se transferir para o Brasil, a França se torna inimiga de Portugal. Como a Espanha foi invadida por tropas francesas, D. Joao VI considera legitima a invasão dos território espanhóis na América, reivindicando em nome de sua esposa, Carlota Joaquina, como a região do Rio de Prata que, por muitos anos, havia sido fonte de disputas entre Portugal e Espanha.