SóProvas


ID
949477
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O  artigo  402  do  Código  penal  Brasileiro  de  1890  dizia: Fazer nas  ruas e praças públicas exercícios de agilidade e  destreza  corporal,  conhecidos  pela  denominação de  capoeiragem:  andar  em  correrias,  com  armas  ou instrumentos  capazes  de  produzir  uma  lesão  corporal, provocando tumulto ou desordens. Pena: Prisão de dois a seis meses.
SOARES, C.  E.  L. A Negregada  instituição:  os  capoeiras  no Rio de Janeiro:  1850-1890.
Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura,  1994  (adaptado).


O artigo do primeiro Código Penal Republicano naturaliza medidas socialmente excludentes. Nesse contexto, tal regulamento expressava

Alternativas
Comentários
  • A proibição da capoeiragem pelo Código Penal Brasileiro, no início da República Velha, revela a preocupação 

    dos novos donos do poder em criminalizar práticas e valores vinculados ao passado escravista.

    Resposta: D


  • -> a letra A está incorreta, pois a capoeira era uma forma de expressão cultural e não de violência. Nesse sentido, não tem relação necessária com a criminalidade urbana.

    -> a letra B está incorreta. Não houve defesa do retorno da escravidão no governo republicano por diversas razões internas e internacionais, mas, principalmente,  porque já não era rentável para grande parte da elite latifundiária. No final do século XIX, a mão de obra assalariada, formada na sua maioria por imigrantes, já supria a força de trabalho desempenhada pelos escravos.

    -> a letra C está incorreta, pois apesar da sociedade da incipiente República brasileira buscar um equilíbrio entre progresso e civilização, influenciada por teóricos positivistas, ela ainda não era industrializada.

    -> a letra D está correta. A legislação em destaque visa excluir e criminalizar as práticas culturais da comunidade negra nos primeiros anos da República. Essa medida condiz com a concepção de sociedade idealizada pela elite brasileira naquele período histórico. Visava-se um padrão cultural e estético europeu, sendo que a sua assimilação em prejuízo de práticas nacionais, como a capoeira, civilizaria a população.

    -> A letra E está incorreta, pois não havia mais regime escravista, abolido em 1888.


  • Letra D

    Capoeira é uma pratica cultural, com isso, ao proibir a capoeira, automaticamente estará criminalizando praticas culturais.

    A condenação da capoeira como crime, evidencia a continuidade de praticas racistas, inclusive no próprio código penal. A capoeira se associa às praticas culturais dos ex-escravos e seus descendentes e sua criminalização, expressa no regulamento, pode ser vista como um reflexo da mentalidade racista.

  • Pra quem desconhece, no livro "O Cortiço" de Aluísio de Azevedo a personagem Firmo é capoeirista e sempre anda com um canivete...