SóProvas


ID
949495
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Não  é  difícil  entender o  que  ocorreu  no  Brasil  nos  anos imediatamente  anteriores  ao  golpe  militar  de  1964.  A diminuição da oferta de empregos e a desvalorização dos salários, provocadas pela inflação,  levaram a uma intensa mobilização  política  popular,  marcada  por  sucessivas ondas grevistas de várias categorias  profissionais,  o que aprofundou  as  tensões  sociais.  Dessa  vez,  as  classes trabalhadoras se recusaram a pagar o pato pelas “sobras”
do modelo econômicojuscelinista.
MENDONÇA, S.  R. A  Industrialização Brasileira. São Paulo: Moderna,  2002  (adaptado)

Segundo o texto, os conflitos sociais ocorridos no início dos anos 1960 decorreram principalmente

Alternativas
Comentários
  • A resposta a esta questão exige um conhecimento acerca do modelo de desenvolvimento industrial levado a cabo durante o governo de Juscelino Kubitschek, que favoreceu enormemente as camadas médias da população, apresentou uma face “progressista” expressa pela construção de Brasília, levou ao aumento do consumo de bens e serviços que simbolizavam a “modernidade” mas , que trouxe estrangulamento de salários dos trabalhadores não qualificados. Além disso, o acesso à riqueza produzida no período não alcançava as camadas sociais menos favorecidas. A inflação, a alta do custo de vida e a carga tributária esmagam o trabalhador e levam á vitória de Jânio Quadros, que, apesar de ser candidato pela UDN, era visto , face á conjuntura da época, como uma candidatura de oposição. Seu curtíssimo governo não apresentou soluções. A situação se agrava durante o governo de Jango e as contradições se tornam mais agudas, levando a uma polarização da sociedade brasileira em  torno da aprovação ou nãod as chamadas “Reformas de Base” consideradas por alguns como expressões do “comunismo” da época marca da pela Guerra Fria.
                    Face a estas considerações, conclue-se que a opção que responde a questão é a opção B
  • b) das contradições econômicas do modelo desenvolvimentista.


    O modelo desenvolvimentista implementado pelo presidente Juscelino Kubitschek - JK (1956-1961) cujo o  slogam seria:  “50 anos em 5”, visava um desenvolvimento rápido para a economia brasileira. Diante disso, JK adotou o Plano de Metas, com base na estratégia de investir nas indústrias de base e na infraestrutura através de subsídios do próprio governo. Para alcançar o plano teve que emitir mais papel moeda. Com isso,  provocou a volta da inflação e o aumento do custo de vida o que levou a insatisfação popular naquela época.

  • Letra B

    ...Modelo econômico juscelinista...

    O modelo desenvolvimentista implantado por Juscelino, buscava 50 anos de avanços das técnicas e tecnologias em 5. Para cumprir esse objetivo era necessário investir fortemente nas indústrias de base.

    Esse plano de metas realmente eleva o nível de desenvolvimento, mas por outro lado causa grandes problemas sociais que ficam caracterizados como contradições econômicas, já que investindo nas industrias de base ele traz de volta os problemas com inflação e o aumento nos custos de vida, gerando grandes insatisfações.

  • A resposta a esta questão exige um conhecimento acerca do modelo de desenvolvimento industrial levado a cabo durante o governo de Juscelino Kubitschek, que favoreceu enormemente as camadas médias da população, apresentou uma face “progressista” expressa pela construção de Brasília, levou ao aumento do consumo de bens e serviços que simbolizavam a “modernidade” mas , que trouxe estrangulamento de salários dos trabalhadores não qualificados. Além disso, o acesso à riqueza produzida no período não alcançava as camadas sociais menos favorecidas. A inflação, a alta do custo de vida e a carga tributária esmagam o trabalhador e levam á vitória de Jânio Quadros, que, apesar de ser candidato pela UDN, era visto , face á conjuntura da época, como uma candidatura de oposição. Seu curtíssimo governo não apresentou soluções. A situação se agrava durante o governo de Jango e as contradições se tornam mais agudas, levando a uma polarização da sociedade brasileira em torno da aprovação ou nãod as chamadas “Reformas de Base” consideradas por alguns como expressões do “comunismo” da época marca da pela Guerra Fria.

                   Face a estas considerações, conclue-se que a opção que responde a questão é a opção B