SóProvas


ID
949546
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo” . Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem serverificadas na prática.

Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?

Alternativas
Comentários
  • A troca de calor entre dois (ou mais) corpos não está necessariamente associada a mudança de temperatura desses corpos.  O exemplo da panela com água fervendo é um desses, já que ao atingir o ponto de ebulição a água “utiliza” o calor fornecido pelo fogão para se transformar em vapor, sem aumentar a sua temperatura.
  • Fui pelo Calor Latente, durante alteração de fase.

  • Nossa, questão confusa. Se ela está perguntando qual situação prática que mostra a limitação dos conceitos de temperatura  e calor, a alternativa E  também contempla esta condição. Não pode-se dizer que "Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele". Calor é a transferência de energia entre sistemas com diferentes temperaturas. O certo seria:"Um forno pode fornecer energia  para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele". Nesta alternativa temos uma outra concepção alternativa que não é apresentada no enunciado, onde calor é sinônimo de energia. 

  • Temperatura mede o grau de agitação das moléculas. Porém, no dia-a-dia, falamos que temperatura mede o calor do corpo. O que derruba esse pensamento é a situação presente na Letra A. Se a temperatura realmente medisse o calor de um corpo, significa que, como eu estou fornecendo calor do forno para a água na panela que está fervendo, sua temperatura deveria obrigatoriamente aumentar, já que cada vez mais calor é fornecido à água. Porém, a gente sabe que, quando a água está fervendo, o que ocorre é uma passagem do estado líquido para o gasoso, em que o calor fornecido não é utilizado para aumentar o grau de agitação das moléculas (aumentar a temperatura) e sim para quebrar suas ligações. Dessa forma, percebemos na prática que calor e temperatura não são sinônimos, uma vez que eu posso estar fornecendo calor a um sistema, porém sua temperatura não se altera.

  • realmente a questão é confusa não da para saber oque a questão pede...

  • Letra A. O conceito de temperatura abordado no texto diz que a temperatura se altera de acordo com o ganho ou a perda de calor (energia), porém, quando o corpo está mudando de fase (liquido para gasoso por exemplo), ele está ganhando energia mas não está alterando sua temperatura (já que o calor ganhado está sendo usado para a mudança de fase -> calor latente)

  • Letra A

    Durante o processo de ebulição, a agua recebe calor, chamado calor latente, enquanto sua temperatura permanece constante. Isso deixa claro a falha do modelo, demonstrando que existem situações onde nao se pode relacionar quantidade de calor e temperatura.

  • Conceitos do cotidiano Calor = algo quente / Temperatura = quantidade de calor

    Ele pede a situação em que esses conceitos se demonstram falsos

    Na situação da letra A a água está recebendo calor constantemente e pelo conceito do cotidiano sua temperatura deveria aumentar pois sua quantidade de calor está aumentando, mas como isso não acontece o erro conceitual aparece.