SóProvas


ID
949657
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

De  15%  a  20%  da  área  de  um  canavial  precisa  ser renovada  anualmente.  Entre  o  período  de  corte  e o de plantação de  novas canas, os produtores estão optando por  plantar  leguminosas,  pois  elas  fixam  nitrogênio  no solo,  um  adubo  natural  para  a  cana.  Essa  opção  de rotação  é  agronomicamente  favorável,  de  forma  que municípios  canavieiros são  hoje  grandes  produtores de soja, amendoim e feijão.
As encruzilhadas da fome.  Planeta. São Paulo, ano 36,  n0. 430, jul.  2008  (adaptado).

A rotação de culturas citada no texto pode beneficiar economicamente os produtores de cana porque

Alternativas
Comentários
  • O texto fornecido na questão traz uma prática já adotada em municípios canavieiros para conjugar a rotatividade de culturas com benefícios econômicos. Ao mesclar culturas de cana e leguminosas, como feijão, soja e amendoim, os produtores saem beneficiados de duas formas: primeiro porque as leguminosas são grandes fixadoras de nitrogênio no solo, o que contribui para o enriquecimento do mesmo para receber a cultura de cana. E segundo, porque tais leguminosas citadas também são grãos de valor no mercado agrícola. Logo, marcamos letra E.
  • As plantas leguminosas são importantes para a renovação dos nutrientes no solo, pois possuem em suas raízes associações com bactérias nitrificantes que absorvem o nitrogênio atmosférico e o transforma em substâncias úteis e disponíveis para o desenvolvimento desses vegetais. Com isso no replantio da cana de açúcar, esses nutrientes beneficiam a produção. A vantagem econômica se deve pelo fato de que a soja, amendoim e feijão são grãos de alto valor econômico.

  • Letra E

    Leguminosas sao importantes para a disponibilização de nitrogênio atmosférico em compostos aproveitáveis pelos seres vivos.

    Os grãos das leguminosas tem alto valor econômico, gerando assim retorno financeiro.