SóProvas


ID
950470
Banca
IESES
Órgão
CRA-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Assinale a alternativa que diz respeito a seguinte definição:

“Este tipo de backup fornece um backup dos arquivos modificados desde que foi realizado um backup completo. Normalmente salva somente os arquivos que são diferentes ou novo desde o último backup completo, mas isso pode variar em diferentes programas de backup. Juntos, um backup completo e um backup desse tipo incluem todos os arquivos no computador, alterados e inalterados.”

Alternativas
Comentários
  • RESP.  D,

    Questão fácil, vejamos:

    a) ( ERRADO ) Backup incremental.
    Backup incremental copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental.

    b)( ERRADO )  Backup de referência.
    Este tipo de backup não existe.

    c) ( ERRADO ) Backup normal.
    O backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez ( 1º backup ).

    d) ( CORRETO ) Backup diferencial.
    Um backup diferencial copia arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou incremental, não marcando os arquivos como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).

    Galera, já que estamos falando de backup´s, vejamos outros:

    Backup de Cópia: Este tipo de backup copia todos os arquivos seleionados, mas não os marca como arquivos que passaram por backup ( o atributo de arquivo não é desmarcado );

    Backup Diário: Um backup diário copia todos os arquivos selecionados que foram modificados no dia de execução do backup diário. Os arquivos não são marcados como arquivos que passaram por backup (o atributo de arquivo não é desmarcado).

    Bons estudos galera
  • Para ficar bem claro:
    - Backup Incremental - copia apenas os arquivos que foram alterados ou novos, tendo como referência o último backup incremental (diário, por exemplo);
    - Backup Diferencial - copia todos os arquivos que foram alterados ou novos, tendo como referência o último backup completo.

    - Backup Incremental - mais rápido e ocupa menos espaço em disco.
    - Backup Diferencial - maior segurança na manipulação dos dados.
  • Não entendi o porquê da letra A estar incorreta.

    Ao meu entender, tanto o backup incremental quanto o backup diferencial copiam apenas os arquivos novos ou modificados desde o último backup completo ou incremental, sendo a única diferença que neste o atributo "arquivo" não é desmarcado e, naquele, o é. Alguém pode justificar essa resposta?
  • Fiquei com a mesma dúvida do Luis, não consegui identificar a parte onde difere o backup incremental do diferencial.
  • Particularmente, não acho esse assunto muito simples. Até se torna quando a gente consegue entender o pulo do gato, mas antes disso tudo parece meio nebuloso demais da conta. Vou tentar contribuir do jeito que puder. Assim...
    Pense em um computador novinho. O cara acabou de comprar e vai começar a trabalhar com ele agora. Neste primeiro dia, D1, ele criou alguns arquivos vermelhos. Seu HD, portanto, no final do dia continha apenas arquivos vermelhos. No segundo dia, D2, ele criou apenas arquivos azuis, e seu HD agora continha os arquivos vermelhos criados na véspera e também os azuis. No terceiro dia, o camarada criou arquivos verdes que se acumularam aos anteriores, e assim sucessivamente até o D5, quando ele criou arquivos da cor de chuchu. Tudo esses arquivos aí foram sendo acumulados no HD do cara, exatamente como acontece em nossas máquinas. A imagem abaixo ilustra o conteúdo do HD ao longo desses dias.

     

    [caramba, o bicho reclamou que o comentário estava muito grande, então estou dividindo-o aqui!]
  • [continuando...]

    Agora vamos pensar em termos de backup. Vamos voltar para o D1. Bom, em D1 não tem muito jeito. No final do dia temos que copiar tudo o que está na máquina e pronto. Vamos chamar essa cópia de Backup Normal, ou Total (porque tem tooodos os arquivos da máquina naquele momento).
    Mas, e em D2? Será que precisamos novamente copiar tudo o que está na máquina? Tipo... arquivos vermelhos e azuis? Ou será que podemos copiar apenas os azuis que criamos naquela dia, já que os vermelhos foram copiados na véspera? A resposta aqui é uma só: copiaremos somente os azuis. Ou seja, copiaremos apenas o que foi acrescentado desde o Backup Normal.
    E no dia seguinte, em D3? Aqui é que a coisa começa a ficar diferente. Em D3 a gente pode optar por copiar apenas os arquivos criados naquele dia, ou então continuar copiando todos os criados depois do Backup Normal. Nascem aí os conceitos de backup incremental e diferencial.
    No incremental – simplificando ao máximo a coisa – copiamos apenas os arquivos criados no dia. E no diferencial, copiamos todos os arquivos criados depois do Backup Normal. Comparando as duas opções, temos que os backups conteriam os seguintes arquivos:

    Backup Incremental

    Backup Diferencial




    Copia todos os arquivos criados "no dia".

    Copia todos os arquivos criados desde o Backup Normal

    A ideia é essa. Há várias inconsistências nessa explicação, por isso agora é hora de, talvez, fazer outras perguntas... e se os backups não forem diários, muda esse negócio de criados "no dia"? E se um arquivo não for criado, mas sim alterado? Como é que o computador sabe se um arquivo deve ou não ser copiado? E o backup normal é feito somente uma vez na vida ou é algo cíclico? E na hora de restaurar esses backups, como é que fica? Enfim, espero ter contribuído para o entendimento do que está na base da coisa toda e chamado a atenção para o que está além desse ponto inicial.
  • Ficou top a explicação, ein Jayme?! 
  • Muito bacana mesmo a explicação do amigo, matei minhas dúvidas sobre backup.
    Valeu.
  • IMPRESSIONANTE!!!!
    Meu amigo Jaime. Eu já estava desistindo de entender este "trem" e eis q vc 
    surgiu com esta explicação MARAVILHOSA!!!!!
    Muito obrigadapor ter nos ajudado. Valeu
  • Puxa, meu professor tinha me ensinado justamente o contrário!! =/ Errei a questão
  • Técnica de memorização que utilizei:

    * Backup DiFerencial= "More Fast" , ou seja, a recuperação dos dados será mais rápidos com ele.

    * Backup IncrementaL= "More SLow", na qual, significa que a recuperação será mais lenta, diferentemente, deste modo, do anterior.

    *A letra F vem primeiro na ordem alfabética, portanto para diferenciar os "Ls" finais das palavras, utilize esse critério.

    Observem o trecho da assertiva: “Este tipo de backup fornece um backup dos arquivos modificados desde que foi realizado um backup completo".

    Utilizando a lógica afim de resolver a questão, podemos dizer que, para se ter backup completo, é necessário agilidade, ser mais rápido o processo de restauração dos dados. Caso contrário, o usuário perderia tempo.

    Espero ter auxiliado!

  • Backup Diferencial - Alternativa E.

    Segundo o professor João Antônio do EVP, o Backup Diferencial utilizado junto com o Backup completo (Normal) permite copiar todos os arquivos alterados ou não alterados no dia de realização do Diferencial, pois tal forma de backup não faz distinções quanto a marcação de arquivos para o backup (desmarcar ou não o atributo). Assim, todos serão copiados, alterados ou não.
    Uma dica:
    Marcado para backup: atributo desmarcado
    Não marcado para Backup: atributo marcado
    As relações entre o backup e o atributo são inversas.
  • "O backup diferencial promove o acúmulo de todos os arquivos copiados anteriormente, ou seja, mantêm-se todos os arquivos copiados anteriormente, sem nenhuma perda de informação e sem nenhum conflito"
    Fonte: Informática para concursos, Rodney Idankas (2013).

  • GRAÇAS A DEUS AQUI NO QDC TEM GENTE COMO O JAYME!!


    Diferente do Jaiminho - o carteiro - você não evita a fadiga, e gasta um tempão numa explicação que você domina pra ajudar outras 200 pessoas que não entendiam!!


    MUITO OBRIGADO JAYME!

    E É POR ISSO QUE EU TAMBÉM COLOCO EXPLICAÇÕES EM QUESTÕES QUE DOMINO.

    SE QUER SER AJUDADO NÃO SE ESQUEÇA DE AJUDAR.

    ESTAMOS NESSA TODOS JUNTOS!

    ABS.


    SÓ TROCA DE CAMISA E BORA TORCER PRO __ T R I C O L O R  __ P A U L I S T A____

  • Tem que fazer uma viagem pra acertar a questão!


  • Jayme

    vc é o cara


  • Meu entendi a diferenca entre o incremental e o diferencial... mas nao percebi oq esta escrito na questao q elimina a possibilidade de ser back up incremental...

  • Solicito o comentário do professor para pedir justamente onde no enunciado está a diferença entre o backup diferencial e o incremental. Obrigada.

  • Para "MATAR" a questão!!!! É o seguinte:

     O incremental considera os incrementais também! O diferencial considera apenas o último completo. Então, se fizer dois diferenciais, o mais recente ignora todos os anteriores e copia os arquivos modificados e criados a partir do último completo.


    Já o incremental, considera o último completo e todos os backups incrementais que vieram depois dele. Então, se fizer dois incrementais, o mais recente irá checar o último incremental, desconsiderando os arquivos copiados sem alteração.


  • Para acertar a questão preste atenção quando diz que "Normalmente salva somente os arquivos que são diferentes ou novo desde o último backup COMPLETO". O DIFERENCIAL salva desde o último becape completo (norma) enquanto o incremental, desde o último incremental.

  • Prezados,

    Para resolver essa questão temos que conhecer as formas de becape que podem ser realizadas, vejamos :

    Normal ou completo : Copia todos os arquivos e pastas, desmarcando o atributo archive.

    Cópia : Copia todos os arquivos e pastas, porém não desmarca o atributo archive.

    Diferencial : Copia os arquivos e pastas selecionados que foram modificados após o último backup normal. Esse tipo de backup não desmarca o atributo archive.

    Incremental : Copia os arquivos e pastas selecionados que foram modificados após o último backup normal ou incremental. Esse tipo de backup desmarca o atributo archive.

    O que seria marcar ou desmarcar esse atributo ?

    É simples, cada arquivo possui uma flag informando se esse arquivo já participou do backup. Com base na marcação ou não dessa flag, os tipos de backup se comportam de forma diferente.

    As rotinas de backup normalmente são feitas com um backup completo ( exemplo aos Domingos ) e um backup Diferencial ou Incremental feito todos os dias. A diferença é que se usarmos o backup diferencial, uma vez que ele não desmarca a flag, todo dia é gravado todas as diferenças desde o último backup completo, e a recuperação desse arranjo é feita recuperando o último backup completo e o último backup diferencial. Utilizando o arranjo com backup incremental, a recuperação seria realizada pegando o último backup completo e todos os backups incrementais realizados após esse completo, visto que cada backup incremental gravaria apenas as alterações realizadas entre um backup incremental e outro, e não todas as alterações.

    Então vemos que a questão está tratando do becape diferencial, portanto a alternativa correta é a letra D.



    RESPOSTA: D
  • Como os amigos aqui externaram bem, o erro da  questão;  ou o que a tornou fácil,  foi justamente dizer que esse backup salva os dados desde o último backup completo. Isso é o conceito do diferencial.

     

    "Este tipo de backup fornece um backup dos arquivos modificados desde que foi realizado um backup completo. "

     

     

    GABARITO "A"

  • Juntos, um backup completo e um backup  desse tipo = um backup normal + último diferencial = restauração = BACKUP DIFERENCIAL

    Juntos, um backup completo e todos backup  desse tipo = um backup normal + todos incrementais = restauração = BACKUP INCREMENTAL

  • Backup Normal - Todos os arquivos selecionados são copiados e, depois disso, o atributo de arquivamento é desmarcado em todos os arquivos.

     

    Backup Diferencial - Só serão copiados os arquivos que possuem o atributo de arquivamento marcado, ou seja, apenas os arquivos que foram criados ou modificados desde o último Backup Normal. Mas,  após serem copiados pelo Backup Diferencial, os arquivos não têm seus atibutos de arquivamento desmarcados.

     

    Vamos imaginar que, em uma determianda empresa, costuma-se realizar um Backup Normal no primeiro dia do mês e backups diferenciais nos domingos.

     

    Backup Normal + Backup Diferencial

    O backup do primeiro dia, sendo normal, vai copiar todos os arquivos selecionados e o atributo de arquivamento será desmarcado em todos os arquivos. Nos demais backups, os arquivos serão copiados e não serão alterados. Portanto, a cada domingo, o Backup Diferencial vai copiar um número maior de arquivos, necessariamente adicionando os arquivos que já foram copiados no diferencial dos domingos passados.

    A vantagem deste tipo de arranjo é que, para recuperar os dados, basta apenas resgatar a fita do último backup normal e, em seguida, a fita do último Backup Diferencial (que deve estar com uma quantidade bem grande de dados.

     

    Fonte: Joao Antonio

     

     

     

  • Backup: é a cópia de segurança de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possa ser restaurado em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados. O backup garante a INTEGRIDADE dos dados, de configurações, bancos de dados, arquivos de usuários.

    Os principais backups são: Completo, Incremental, Diferencial.

    Backup Completo: faz um backup de tudo na máquina.

    Backup Incremental: marca o que já foi armazenado desde o último "Backup completo" e só vai armazenando os conteúdos novos que forem aparecendo a cada dia.

    Backup Diferencial: NÃO marca o que já foi salvo desde o último "Backup completo" e segue armazenando tudo novamente (dia após dia).

    Hot backup (quente): realizado com os bancos de dados abertos.

    Cold backup (frio): realizado com os bancos de dados fechados.

  • Autor: Leandro Rangel , Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU)

    Prezado

    ,

    Para resolver essa questão temos que conhecer as formas de becape que podem ser realizadas, vejamos :

    Normal ou completo : Copia todos os arquivos e pastas, desmarcando o atributo archive.

    Cópia : Copia todos os arquivos e pastas, porém não desmarca o atributo archive.

    Diferencial : Copia os arquivos e pastas selecionados que foram modificados após o último backup normal. Esse tipo de backup não desmarca o atributo archive.

    Incremental : Copia os arquivos e pastas selecionados que foram modificados após o último backup normal ou incremental. Esse tipo de backup desmarca o atributo archive.

    O que seria marcar ou desmarcar esse atributo ?

    É simples, cada arquivo possui uma flag informando se esse arquivo já participou do backup. Com base na marcação ou não dessa flag, os tipos de backup se comportam de forma diferente.

    As rotinas de backup normalmente são feitas com um backup completo ( exemplo aos Domingos ) e um backup Diferencial ou Incremental feito todos os dias. A diferença é que se usarmos o backup diferencial, uma vez que ele não desmarca a flag, todo dia é gravado todas as diferenças desde o último backup completo, e a recuperação desse arranjo é feita recuperando o último backup completo e o último backup diferencial. Utilizando o arranjo com backup incremental, a recuperação seria realizada pegando o último backup completo e todos os backups incrementais realizados após esse completo, visto que cada backup incremental gravaria apenas as alterações realizadas entre um backup incremental e outro, e não todas as alterações.

    Então vemos que a questão está tratando do becape diferencial, portanto a alternativa correta é a letra D.

  • "Diferencia o último completo"

     

    Decore essa frase e nunca mais caia nessa pegadinha miserável de confundir backup completo com backup diferencial. Quando vejo uma questão sobre backup, de qualquer banca, já sei que as chances de vir essa pegadinha são enormes.

  • - Backup Incremental - copia apenas os arquivos que foram alterados ou novos, tendo como referência o último backup incremental (diário, por exemplo);

    - Backup Diferencial - copia todos os arquivos que foram alterados ou novos, tendo como referência o último backup completo.


    - Backup Incremental - mais rápido e ocupa menos espaço em disco.

    - Backup Diferencial - maior segurança na manipulação dos dados.