SóProvas


ID
951136
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1798, surgiu na Bahia um movimento rebelde conhecido como Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates, que contou com a participação das camadas sociais mais humildes.
Esse movimento

Alternativas
Comentários
  • Sendo a então Capitania da Bahia governada por D. Fernando José de Portugal e Castro (1788-1801), a capital, Salvador, fervilhava com queixas contra o governo, cuja política elevava os preços das mercadorias mais essenciais, causando a falta de alimentos, chegando o povo a arrombar os açougues, ante a ausência de carne.

    O clima de insubordinação contaminou os quartéis, e as ideias nativistas que já haviam animado Minas Gerais, foram amplamente divulgadas, encontrando eco sobretudo nas classes mais humildes.

    A todos influenciava o exemplo da independência das Treze Colônias Inglesas, e ideias iluministas, republicanas e emancipacionistas eram difundidas também por uma parte da elite culta, reunida em associações como a Loja Maçônica Cavaleiros da Luz

    Os 6 pontos da conjuração baiana eram:

    1. Abolição da Escravatura
    2. Proclamação da República;
    3. Diminuição dos Impostos;
    4. Abertura dos Portos;
    5. Fim do Preconceito;
    6. Aumento Salarial.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjura%C3%A7%C3%A3o_baiana
  • A conjuração foi chamada de Revolta dos Alfaiates porque reuniu mulatos e negros livres ou libertos ligados a profissões urbanas, como artesãos e soldados. Reclamavam sobretudo melhorias das más condições de vida da cidade de Salvador. Republicana e abolicionista, a revolta reivindicava o livre-comércio na Colônia (notadamente com a França), aumento de salário para os militares e a punição dos padres contrários à liberdade dos escravos.