O hipertexto é uma estrutura indefinidamente recursiva do sentido; uma conexão de palavras e frases onde suas significações se comunicam e ecoam além da linearidade do discurso de forma associativa.
Lévy (1993) descreve a estrutura dos seis princípios que caracterizam uma rede hipertextual.
Segundo o princípio da metamorfose, o texto em rede está em constante construção e se modifica continuamente: a teia da internet não para de crescer e torna-se uma fonte de informações completa, fazendo com que os bancos de dados se transformem continuamente à medida que mais textos são inseridos, o navegador além das mudanças contínuas da rede vai poder encontrar textos que estarão interligados.
Pelo princípio da heterogeneidade o hipertexto é feito de nós e de links heterogêneos e composto de elementos de natureza diferentes. A sua diversidade se dá na sua composição multimídia feita de imagens, de textos e de sons. Na rede hipertextual encontra-se todas as diferentes formas de documentação.
O princípio da multiplicidade e articulação acontece em cada texto do conjunto hipertextual em si, é uma rede de associações que faz parte de outras redes onde cada nó une-se a outros se articulando e tornando todas as redes possíveis. E pela via da forma hipertextual gera vários links em volta de textos que se põem em articulação.
No princípio de exterioridade sua criação depende do exterior da rede e dos nós que se acrescentam de outras redes. A composição da rede depende de um exterior indeterminado. Para se criar um hipertexto, será preciso saber procurar e linkar em todos os cantos possíveis da tela. Não há unidade interna no hipertexto.
No princípio da topologia a rede é o espaço construído entre links interdependentes. O leitor que procura um documento constrói por si mesmo, um espaço hipertextual à medida que acrescenta seus próprioslinks. No princípio de mobilidade dos centros todas as portas de entrada são legítimas: não há apenas um centro, mas sim vários. Cada nó é um centro ligado a vários eixos e o nó é um centro continuamente móvel. E, além da vantagem da rapidez, há também um novo dinamismo e uma nova mobilidade do texto que muda de forma segundo o comando de execução. Pode ser tanto copiado quanto cortado e colado. Um texto é um hipertexto, uma rede de associações que possibilita a interatividade entre o leitor e a informação. (LÉVY,1993, p.25-26).