-
alguém pode comentar essa questão, não entendi.
-
Shirley,a questão está querendo saber como é feito ( no que se baseava) o sistema antropométrico. Correta letra c, media as partes do corpo em (mm), eram anotadas e arquivadas.
-
Trata-se to estudo da antropometria criminal.
-
A) MÉTODO FLEBOGRÁFICO DE TAMASSIA
B) não sei
C) MÉTODO ANTROPOMÉTRICO DE BERTILLON
D) MÉTODO RADIOGRÁFICO DE LEVINSOHN
-
TRATAVA-SE DO ASSINALAMENTO (MEDIDAS TIRADAS EM mm de varias partes do corpo) numa tentativa de se criar uma forma robusta de identificaco, no caso antropometrica do individuo. Bertilon e mais conehcido pelas fotos sinaleticas usadas ate hoje.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em antropologia médico-legal.
Chama-se identificação o processo pelo qual se determina a identidade de uma pessoa ou de uma coisa, ou um conjunto de diligências cuja finalidade é levantar uma identidade. Portanto, identificar uma pessoa é determinar uma individualidade e estabelecer caracteres ou conjunto de qualidades que a fazem diferente de todas as outras e igual apenas a si mesma.
A) ERRADO. Trata-se do sistema flebográfico de Tamassia, cuja identificação é feita pelos desenhos formados pelas veias das mãos.
B) ERRADO. Não se trata de um método de identificação.
C) CERTO. No sistema antropométrico de Bertillon era embasado em dados antropométricos, em descrição e sinais individuais.
Os dados antropométricos fundamentam-se na fixidez do esqueleto humano, após os 20 anos, inspirando-se nas 11 medidas preconizadas pelo autor do esqueleto, para classificação e arquivamento. No assinalamento descritivo, as fichas eram anotadas com caracteres morfológicos, como altura e largura da fronte, dimensões e forma da boca, dimensões e forma do nariz etc.; com caracteres cromáticos, como a cor dos cabelos, da pele e dos olhos; e com caracteres complementares, denunciando as particularidades de cada pessoa. E, finalmente, os sinais individuais exarando as marcas, cicatrizes, manchas, tatuagens, amputações, anquiloses, deformidades que eram descritas minuciosamente. Todas as anotações dos dados antropométricos eram em milímetros.
D) ERRADO. Trata-se do sistema radiológico de Levinsohn, cuja identificação é feita na medida dos ossos do carpo por exames de raio X.
Gabarito do professor: Alternativa C.
-
Bertillon foi quem criou o primeiro sistema antropométrico (sistema de Bertillon), que consistia nas medições:
- do crânio;
- da altura em pé;
- da altura sentado;
- do tamanho dos pés;
- do tamanho dos braços e das pernas;
- entre outras medidas do corpo humano.
Foi o passo inicial, mas era um método que não preenchia o requisito da Praticidade na identificação, tanto quando a coleta de informações, quando no momento de pesquisar no banco de dados, pois a busca no banco de dados do processo de identificação deve ser algo rápido, fácil e prático, como é a identificação datiloscópica.
-
Os dados antropométricos fundamentam-se na fixidez do esqueleto humano, após os 20 anos, inspirando-se em 11 medidas:
a) diâmetro anteroposterior da cabeça;
b) diâmetro transversal da cabeça;
c) comprimento da orelha direita;
d) diâmetro bizigomático;
e) comprimento do pé esquerdo;
f) comprimento do dedo médio esquerdo;
g) comprimento do dedo mínimo;
h) comprimento do antebraço;
i) estatura;
j) envergadura (comprimento dos braços abertos);
l) altura do busto.
Eram essas as medidas para classificação e arquivamento.