-
Questão aborda conhecimento que poucas pessoas sabem que existe no sistema Antropométrico de Bertillon. Que é a possibilidade de classificação. A classificabilidade.
Na Bertillonage, as impressões digitais representam um mero elemento de identificação a mais, visto que a chave do sistema é baseada na antropometria. No sistema havia três fichas para classificação que formavam 9 grupos subdivididos em 3 subgrupos resultando 27 categorias.
Inicialmente, se formavam dois grandes grupos, segundo o sexo e a idade das pessoas. O terceiro grupo formado pela dimensão média da cabeça, oscilando entre 185 mm a 190 mm, que foram classificados em pequenas, médias e grandes.
A classificação das fichas faz-se mediante as medidas obtidas no assinalamento antropométrico e finalmente repartidas em armários adequados, de modo que, qualquer que seja o número de fichas, o reconhecimento de um reincidente se faz facilmente pela situação ordenada de sua ficha e pela eliminação das demais.
Fonte: http://www.papiloscopia.com.br/historia.html
-
B Individualidade, Imutabilidade e Classificabilidade.
-
Um estudante que tem como base o livro de Medicina Legal do professor Genival França erraria esta questão.
Veja o que o professor França fala sobre sistema de Bertillon ou bertillonagem:
Mesmo estando em desuso em todos os países do mundo, o sistema de Bertillon ou bertillonagem apresenta grande valor histórico pelo motivo de ter sido a base dos atuais processos científicos da identificação civil ou criminal. As críticas que se lhe fazem prendem-se aos empecilhos práticos de execução, de arquivamento e de classificabilidade; ao fato de não ser classificador, mas excludente, às dificuldades de tomadas das medidas exatas, à indisponibilidade de pessoal técnico competente e ao seu aproveitamento de pessoas apenas em uma determinada faixa etária.
Fonte: Genival Veloso França. 10ª Ed. Página 207.
-
Bertillon foi quem criou o primeiro sistema antropométrico (sistema de Bertillon), que consistia nas medições:
- do crânio;
- da altura em pé;
- da altura sentado;
- do tamanho dos pés;
- do tamanho dos braços e das pernas;
- entre outras medidas do corpo humano.
Foi o passo inicial, mas era um método que não preenchia o requisito da Praticidade na identificação, tanto quando a coleta de informações, quando no momento de pesquisar no banco de dados, pois a busca no banco de dados do processo de identificação deve ser algo rápido, fácil e prático, como é a identificação datiloscópica.
-
Os dados antropométricos fundamentam-se na fixidez do esqueleto humano, após os 20 anos, inspirando-se em 11 medidas:
a) diâmetro anteroposterior da cabeça;
b) diâmetro transversal da cabeça;
c) comprimento da orelha direita;
d) diâmetro bizigomático;
e) comprimento do pé esquerdo;
f) comprimento do dedo médio esquerdo;
g) comprimento do dedo mínimo;
h) comprimento do antebraço;
i) estatura;
j) envergadura (comprimento dos braços abertos);
l) altura do busto