-
Nenhuma empresa pode efetuar emissão pública de ativos se não obter o registro de companhia aberta perante a CVM.
http://jonasbarbosafilho.blogspot.com.br/2010/01/comentarios-sobre-prova-do-banrisul.html
-
III. O underwriting representa a transferência de recursos dos investidores diretamente para a empresa.
O underwriting não seria a intermediação de uma Instituição Financeira? Como o investidor transfere seus recursos diretamente para empresa? Alguém pode me ajudar? Obrigada!
-
as empresas tem a opção, ao contrário de peidr emprestimo a uma instituição financeira (que no caso esta intermediando o superavitário e o deficitário... ''indireto), emitir papeis ao público (fazendo um elo de ligação direta) atravez do underwriting.. got it??
no caso tambem e atravez de uma instituição financeira mas ela nao tem responsabilidades como no emprestimo ..por isso existe as formas de underwriting:
Garantia Firme - adianto o valor para a companhia e vendo as ações por minha conta e risco.
Residual - pego em consignação, e as ações que sobrarem eu compro.
Melhores esforços - faço de tudo para vender, mas se eventualmente sobrarem ações eu as devolvo.
Book building - ofereço a ação no Brasil e no exterior.
-
I - errada, é justamente o contrario: Para que uma empresa possa efetuar emissão pública de ativos financeiros, É necessário obter o registro de companhia aberta.
Companhia Aberta é aquela que, através de registro apropriado junto à CVM, está autorizada a ter seus valores mobiliários negociados junto ao público, tanto em bolsas de valores, quanto no mercado de balcão, organizado ou não. Para que uma empresa possa se candidatar ao processo de abertura de capital deve estar constituída na forma jurídica de uma sociedade anônima, de acordo com o que preceitua a Lei nº 6.404, de 15/12/1976.
II - correta
No mercado financeiro, o underwriting ou subscrição ocorre quando uma companhia seleciona e contrata um intermediário financeiro, que será responsável pela colocação de uma subscrição pública de ações ou obrigações no mercado. A operação é realizada por uma instituição financeira isoladamente ou organizada em consórcio.
III - correta
O lançamento público de novas ações, também conhecido por underwriting, é uma operação na qual a sociedade emitente coloca seus valores mobiliários no mercado primário mediante a intermediação de uma instituição financeira. Desta forma a sociedade atrai novos sócios pela subscrição e integralização de novas ações (capital), cujos recursos financeiros são direcionados para financiar seu crescimento. Um acionista (ou grupo de acionistas) pode também fazer lançamento de ações, contudo esta modalidade de oferta pública constitui-se na verdade de oferta secundária, pois os recursos financeiros não são transferidos para empresa; é conhecida como block trade.
Fontes:
http://www.cvm.gov.br/port/public/publ/publ_200.asp
http://tcc.bu.ufsc.br/Economia295505 http://pt.wikipedia.org/wiki/Underwriting
-
Essa sim deveria ser anulada...Completamente mal formulada.
II) Precisa obrigatoriamente contratar um agente underwriter, para colocaçāo de títulos no mercado. No momento que isso ocorre, já caracteriza-se oferta pública, o que nem precisaria constar. Mas, dos males o menor, está péssima, mas "certa".
Agora, essa III estar certa....aí nāo deu!
O underwriting nāo representa isso nāo! Até porque ele ocorre nos dois mercados, e no secundário, nāo há captaçāo para a empresa.
-
Aylla8 concordo contigo, mas a letra C poderia ser o gabarito, pois em regra, toda oferta pública deve ser registrada na CVM, porém há exceção, o registro poderá ser dispensado, considerando as características específicas da oferta em questão, como por exemplo, a oferta pública de valores mobiliários de emissão de empresas de pequeno porte e de microempresas dependendo do valor ofertado ao público.
-
Underwriting é o processo no qual os Underwriters fazem a INTERMEDIAÇÃO no processo de subscrição de títulos, portanto não ocorre diretamente do investidor para a empresa. Na minha humilde opinião, questão inaceitável!
-
Pessoal, do meu ponto de vista (posso estar errado), o underwriting é apenas a colocação dos papeis no mercado, independentemente se os ativos serão vendidos ou não. Hipoteticamente falando, é possível que seja feita a colocação, vamos supor através da modalidade melhores esforços (sem garantias de venda para o emissor), e o mercado simplesmente não comprar. Assim, a subscrição (underwriting) é feita mas não há, como afirma a questão, "transferência de recursos dos investidores diretamente para a empresa". Logo, a alternativa III está errada e a questão deveria ser anulada.