SóProvas


ID
951910
Banca
FDRH
Órgão
BANRISUL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as afirmações a seguir sobre noções básicas de hardware e software.

I. A memória RAM é volátil e é usada para armazenar os programas que estão sendo executados pelo computador.

II. A BIOS contém o software básico responsável por inicializar a placa-mãe, verificar os dispositivos instalados e realizar a carga do sistema operacional para a memória principal.

III. O tempo de acesso da memória RAM, que e o tempo necessário para localizar uma informação e iniciar sua transferencia, é bem mais alto do que o de um disco rígido.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    I. A memória RAM é volátil e é usada para armazenar os programas que estão sendo executados pelo computador.
    Sim, a memória RAM é volátil, ou seja, precisa de energia para ser mantida, e é usada no armazenamento dos programas e arquivos em execução.

    II. A BIOS contém o software básico responsável por inicializar a placa-mãe, verificar os dispositivos instalados e realizar a carga do sistema operacional para a memória principal.
    O pessoal das organizadoras, assim como um bocado de gente desatenta, insiste em chamar A BIOS, mas não é A, é O BIOS, O Sistema Básico de Entrada e Saída. Mas isso é erro de português e não de informática, portanto vamos em frente... A afirmativa não é boa, está mal redigida, mas é verdadeira. O BIOS é um sotware básico que "acorda" o computador. Quando ligamos a máquina é o BIOS  quem a controla, testa, e prepara até que o Sistema Operacional seja carregado para a memória RAM. O BIOS é instalado (na fábrica) em um chip de memória ROM.

    III. O tempo de acesso da memória RAM, que e o tempo necessário para localizar uma informação e iniciar sua transferencia, é bem mais alto do que o de um disco rígido.
    Não! O disco rígido é muuuuuuito lento! Mais lento do que ele (em termos gerais) só o acesso às unidades removíveis (hds externos e pendrives) e à rede. A memória RAM é bem rapidinha até, mas nada que se compare às incríveis velocidades do processador.
  • Parabéns pelo comentário, Jayme !!

    O BIOS (Basic Input Output System – Sistema Básico de Entrada e Saída), residente na memória ROM do computador, é o sistema responsável por iniciar os trabalhos de um computador. Ele checa, por exemplo, o estado das memórias e verifica a presença de dispositivos de E/S, em seguida, faz a carga do sistema operacional no disco (rígido ou flexível), entregando o controle ao sistema operacional.
    A RAM é uma memória que armazena informações na forma de pulsos elétricos. A memória RAM é elétrica, portanto, VOLÁTIL, isto é, os dados podem se perder facilmente. A memória RAM foi feita única e exclusivamente para armazenar informações enquanto nosso micro está ligado, ou seja, apenas enquanto os programas estão em execução. Umprograma que não está aberto, não está na RAM, mas está armazenado em outra memória (auxiliar, normalmente o HD). Quando o usuário abre o programa, suas instruções e dados são jogados na memória RAM, de onde a CPU passa a trazer essas instruções e dados para permitir que o programa seja executado. Todos os programas abertos em um computador são colocados na RAM Principal momentaneamente para que a CPU possa buscar os dados e instruções destes programas.
    Prof. Alisson Cleiton. 
     
  • Correto apenas I e II.

    Jayme, realmente a afirmativa III está errada, pois o tempo de acesso de uma memória RAM é mais lentra do que o de um disco rígido, só não entendi como você colocou o processador ai no meio da história.
  • Vamos pensar nos seguintes termos...

    O processador trabalha com os dados provenientes da memória RAM. Ele é uma espécie de pedinte. Pede, pede, pede, pede, e pede novamente, e pede freneticamente à memória RAM que lhe forneça os dados de que precisa para realizar determinada tarefa. Aí, ok, cabe à memória RAM fornecer esses dados. Só que... surpresa!, ela não dá conta disso. O processador é muito rápido! A memória RAM é rápida também mas nada que se compare ao processador. É por isso, inclusive, que a memória cache é utilizada. Pra tentar minimizar essa diferença em termos de performance.

    Aí, repare Augusto, estávamos falando de RAM e processador e de repente surgiu essa tal de memória cache... pois é. Os conceitos, os componentes, os softwares, tudo é muito relacionado. E quando a gente consegue estabelecer links entre essas coisas, tudo flui muito mais facilmente. Isso na minha opinião, claro. :)

    Seja como for, espero que tenha conseguido explicar melhor a relação (o link) que tentei estabelecer entre aqueles conceitos.
  • como assim??

    I - A memória RAM é volátil e é usada para armazenar os programas que estão sendo executados pelo computador.

    ela é utilizada pelos programas, pois, esses estão armazenados no HD!!!!
  • A RAM armazena sim os programas que estão em execução. Já se perguntou por que cada programa tem requisitos mínimos de RAM?
  • Fazer prova de certas bancas gera um certo medo. Questão totalmente vaga e sem resposta correta, ou seja, um lixo.

    Na alternativa I, desde quando a RAM armazena programas?
    Na alternativa II, até passa mas não está totalmente correta. "A BIOS contém o software básico responsável por inicializar a placa-mãe". Na verdade ele faz um check-list de todos os itens da placa, estando eles ok, segue o procedimento.

    OBS: O correto é "O BIOS".

    Fonte:  Eu,  sou analista de sistemas.

    Bons estudos galera e desculpem o desabafo.
  • Alguem aí pretende fazer o concurso pro Banrisul que terá ano que vem? Pode me dar algumas dicas sobre o que estudar dentro da informática? Obrigado.
  • Gente, não entendi o item III. Quando ele fala que o acesso da memória RAM é bem mais alto que o do HD, esse "alto" é sinônimo de lento? Eu havia entendido como sinônimo de rápido.
  • Pra quem não entendeu o "alto" da alternativa III.

    III. O tempo de acesso da memória RAM, que é o tempo necessário para localizar uma informação e iniciar sua transferência, é bem mais alto do que o de um disco rígido.

    Quando fala em tempo alto... quer dizer que o tempo foi maior. Vamos imaginar que estamos cronometrando o tempo da memória RAM, essa deu 10s, já o do disco rígido deu 5s. Qual o tempo mais alto? 10 ou 5 segundo? 10 segundos.. então a lógica é que esse é mais lento, pois o tempo foi maior, mais alto. O que não poderia acontecer já que a memória RAM é mais rápida que o disco rígido, esse, por sua vez, é lento.