SóProvas


ID
952120
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A auditoria interna existe em empresas privadas e também no poder público. A respeito das especificidades da auditoria interna, julgue os itens de 49 a 55.

Um exemplo de risco financeiro é o risco de processo, vinculado à conformidade e ao controle técnico das operações de contas a pagar e contas a receber.

Alternativas
Comentários
  • Esses são riscos operacionais, não financeiros.
  • Riscos Financeiros:

    1. Crédito: Esse risco tem a ver com a confiabilidade financeira que uma empresa apresenta diante de um credor. Antes de realizar empréstimos a uma instituição (ou pessoa), as instituições financeiras verificam os riscos que ela oferece. Maior risco, mais juros.

    Outro risco do crédito ocorre em empresas que vendem através de faturamento por boleto: elas podem entregar os pedidos e não receberem o pagamento, ou parte dele.

    2. Operacional: Quando falamos em riscos operacionais em uma empresa, estamos nos referindo a prejuízos advindos de funcionários, sistemas, processos e fatores externos. Atente-se para o bom funcionamento e a boa qualidade dos equipamentos utilizados, a eficiência dos funcionários e, em especial, para a área de tecnologia: ela é um fator muito importante atualmente.

    3. Cambial: Em termos de riscos financeiros de uma empresa, o mercado cambial não pode ser minimizado, visto que é o maior mercado financeiro existente.Este mercado realiza operações através dos maiores bancos comerciais do mundo, sendo a taxa de câmbio correspondente ao valor obtido na troca de uma moeda por outra.

    4. Taxa de juros: A variação das taxas em um investimento, relacionado à possibilidade de perda de potencial em razão de oscilações nas taxas de juros, é outro dos tipos de risco financeiro.Quem determina a rentabilidade dos fundos prefixados é o Banco Central (BACEN), através da variação dos preços dos títulos em carteira de cada fundo.

    5. Financiamento: Qualquer financiamento envolve riscos, tanto para quem o concede como para quem o contrata. Por isso, esse é mais um dos tipos de risco financeiro que qualquer empresa enfrenta. As instituições financeiras, em geral, são rigorosas ao analisar pedidos de financiamentos e de empréstimos, considerando minuciosamente os riscos financeiros do negócio.Aqui entra a confiabilidade da empresa e também a responsabilidade de seus negociadores de conhecer os perigos e viabilidades da transação, estando aptos a obter linhas de crédito com taxas de juros mais acessíveis e prazos mais longos.

    https://finnet.com.br/5-tipos-de-riscos-financeiros-para-voce-ter-sob-controle/