SóProvas


ID
952156
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Acerca do sistema de controle interno da administração pública, julgue os itens a seguir.

A auditoria operacional avalia a ação governamental quanto aos aspectos da economicidade, da eficiência e da eficácia. Assim, verifica a adequação entre meios e fins, considerando o contexto econômico, político, social, institucional e organizacional em que a ação governamental se realiza.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a NBC T 16.8 
    CLASSIFICAÇÃO
    5. O controle interno é classificado nas seguintes categorias:
    (a) operacional - aqueles relacionados aos resultados alcançados pela gestão;
    (b) contábil - aqueles relacionados à veracidade e fidedignidade dos registros e
    das demonstrações contábeis;
    (c) de cumprimento legal - aqueles relacionados à observância da legislação e
    regulamentos pertinentes.
  • Boa tarde.
    Questão de auditoria Governamental pelo fato de mencionar Auditoria Operacional.
    Obrigado pela colaboração.
    Bons estudos.


  • A AUDITORIA OPERACIONAL: ESTUDA A EFETIVIDADE DOS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS.

    CHAMADA TAMBÉM DE AUDITORIA DE DESEMPENHO, VERIFICA O CUMPRIMENTO DAS METAS, A EFICIENCIA, EFICÁCIA E ECONOMICIDADE, A OPERANACIONALIZAÇÃO DAS AÇOES E ETC, OU SEJA, ESTE TIPO DE AUDITORIA SE PREOCUPA COM OS 5 E'S.

    Auditoria Operacional - atua nas áreas inter-relacionadas do órgão/entidade, avaliando a eficácia dos seus resultados em relação aos recursos materiais, humanos e tecnológicos disponíveis, bem como a economicidade e eficiência dos controles internos existentes para a gestão dos recursos públicos. Sua filosofia de abordagem dos fatos é de apoio, pela avaliação do atendimento às diretrizes e normas, bem como pela apresentação de sugestões para seu aprimoramento.

    Auditorias operacionais: que objetivam examinar a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.

  • Perfeito! Apesar de a questão não ter mencionado a efetividade, ela não está errada por isso. Até porque, segundo a ISSAI 300, o conceito de eficácia está contido no conceito de efetividade. 

    Vamos aproveitar para rever os conceitos:

    O princípio da economicidade significa minimizar os custos dos recursos. Os recursos usados devem estar disponíveis tempestivamente, em quantidade suficiente, na qualidade apropriada e com o melhor preço.

    O princípio da eficiência significa obter o máximo dos recursos disponíveis. Diz respeito à relação entre recursos empregados e produtos entregues em termos de quantidade, qualidade e tempestividade.

    O princípio da efetividade diz respeito a atingir os objetivos estabelecidos e alcançar os resultados pretendidos.

    Ao avaliar economicidade, eficiência e eficácia, a ANOP avaliar se os recursos geraram os resultados pretendidos, isto é, se os meios utilizados foram adequados aos fins. Para isso, é necessário considerar o contexto organizacional. 

    Resposta: Certo

  • Cadê a Efetividade?

    Manual de Auditoria Operacional do TCU (p. 13. Disponível em https://portal.tcu.gov.br/data/files/3E/36/43/A1/5435671023455957E18818A8/Manual_auditoria_operacional_3_edicao.pdf, acessado em 04/02/2022):

    "1 Auditoria operacional (ANOp) é o exame independente e objetivo da economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento da gestão pública."