-
As auditorias operacionais possuem características próprias.
Ao contrário das auditorias de regularidade, que adotam padrões relativamente
comuns, as auditorias operacionais, devido à variedade e complexidade, possuem maior flexibilidade na escolha de temas, objetos
de auditoria, métodos de trabalho e forma de comunicar as conclusões de auditoria.
Empregam ampla seleção de métodos de avaliação e investigação de diferentes áreas do conhecimento. Além
disso, requer do auditor flexibilidade, imaginação e capacidade analítica.
-
Não existe auditoria financeira.
A aditoria governamental. compreende:
- Operacional
- Contábil
- Especial
- Avaliação de gestão
- Acompanhamento de gestão
WebRep currentVote noRating noWeight
-
Auditoria Financeira (ou Contábil): foca em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável. Isso é alcançado obtendo-se evidência de auditoria suficiente e apropriada para permitir o auditor expressar uma opinião quanto a estarem as informações financeiras livres de distorções relevantes devido a fraude ou erro.
Creio que o erro da questao esta em falar que ela segue norma emanada pelo orgao fiscalizador
-
A auditoria financeira tem como foco avaliar se as informações financeiras de uma entidade foram elaboradas e apresentadas de acordo com as normas e regulamentos exigidos para a sua divulgação.
As normas internacionais e brasileiras de auditoria aplicáveis às auditorias financeiras do setor público são as ISA, emitidas pela IFAC/IAASB, incorporadas às ISSAI com notas práticas emitidas pela INTOSAI, e traduzidas para aplicação no Brasil pelo CFC ou pelo TCU.
Referência: Manual de Auditoria Financeira p. 23.
-
O principal objetivo da auditoria financeira é melhorar e promover a prestação de contas de órgãos e entidades públicos. Segundo a ISSAI 200, o propósito de uma auditoria de demonstrações financeiras é aumentar o grau de confiança dos usuários nessas demonstrações. Para isso, o auditor deve expressar uma opinião que forneça segurança razoável a esses usuários sobre a existência ou não de distorções relevantes nas informações financeiras divulgadas, independente se a distorção foi causada por erro ou fraude.
Nesse contexto, a auditoria financeira tem como foco avaliar se as informações financeiras de uma entidade foram elaboradas e apresentadas de acordo com as normas e regulamentos exigidos para a sua divulgação. Além disso, no setor público essa auditoria pode abranger outros objetivos além daqueles de avaliar as demonstrações financeiras propriamente ditas. Esses objetivos podem incluir a auditoria de:
Dessa forma, a auditoria financeira é um importante instrumento de fiscalização para a verificação independente da confiabilidade das demonstrações financeiras divulgadas por órgãos e entidades públicos, sempre na defesa dos princípios de transparência e prestação de contas.
Encontrei este tópico.
fonte:portal.tcu.gov.br
-
" auditoria financeira segue as normas emanadas pelo órgão fiscalizador".
O órgão fiscalizador NÃO dita as normas da auditoria financeira.