-
LETRA - E
CRIMINOLOGIA É UMA CIÊNCIA EMPÍRICA E INTERDISCIPLINAR, JUNTANDO DIVERSAS CIÊNCIAS NO ESTUDO DA INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO CRIMINAL, CONTRIBUINDO CADA UMA DELAS COM SEUS MÉTODOS DE TRABALHO. EX.: ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA, MEDICINA ETC.
CONHECIDA TAMBÉM COMO UMA CIÊNCIA PLURAL.
A CRIMINOLOGIA UTILIZA-SE DO MÉTODO DEDUTIVO.
BONS ESTUDOS
-
GABARITO E
ANTONIO GARCIA PABLOS DE MOLINA conceitua criminologia como sendo
uma ciencia empeirica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime,
da pessoa do infrator, da vitima e do controle social do comportamento delitivo,
que trata de subministrar uma informacao valida e contrastada sobre a genesis,
dinamica e variaveis do crime, contemplando este como problema individual e como
problema social, buscando programas de prevencao eficaz e tecnicas de intervencao
positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou sistemas de respostas ao delito
BONS ESTUDOS A TODOS
-
Sobre a alternativa "c" interessante lembrar que a criminologia nao deixa de sermultidisciplinar, no entanto nao se restringe a este conceito, indo além e buscando a interdisciplinaridade das ciencias.
Segundo Lélio Braga Calhau - Resumo de criminologia - " A criminologia busca mais que a multidisciplinaridade. Esta ocorre quando os saberes parciais trabalham lado a lado em distintas visões sobre um determinado problema. Já a interdisciplinaridade existe quando os saberes parciais se integram e cooperam entre si. A visão interdisciplinar é mais profunda que a abordagem multidisplinar."
Daí a impossibilidade de assinar por correta a afirmativa C.
Espero ter contribuído!!
-
A criminologia, segundo clássica
conceituação, é uma ciência empírica, de cunho interdisciplinar, que estuda o
fenômeno criminal utilizando-se principalmente do método causal-explicativo.
Ocupa-se das circunstâncias humanas e sociais relacionadas com o surgimento, a
prática e a maneira de se evitar o crime, assim como do tratamento dos criminosos.
Tendo em vista essa definição, tem-se que o item correto é o “e”.
Resposta: (E)
-
Pode-se conceituar criminologia como a ciência empírica (baseada na observação e na experiência) e interdisciplinar que tem por objeto de análise o crime, a personalidade do autor do comportamento delitivo, da vítima e o controle social das condutas criminosas.
A criminologia é uma ciência do “ser”, empírica, na medida em que seu objeto (crime, criminoso, vítima e controle social) é visível no mundo real e não no mundo dos valores, como ocorre com o direito, que é uma ciência do “dever- ser”, portanto normativa e valorativa.
Nestor Sampaio!
-
Alternartiva A, uma grande pegadinha, cuidado tbm estaria correta se fosse do "SER"
-
Hugo, poderia estar certa a assertiva "C" se não fosse o "NÃO".
-
(E)
A criminologia é uma ciência do (ser) empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo.
Busca fornecer uma informação válida sobre a origem, dinâmica e variáveis principais do crime.
Contempla o crime como um problema individual e também como problema social.
Ministra sobre os programas de prevenção eficaz do crime e técnicas de intervenção positiva do homem delinquente e os diversos modelos e sistemas de resposta ao delito.
Sua função é explicar e prevenir o crime, intervir na pessoa do infrator e avaliar os diferentes modelos de resposta ao crime.
Fonte: Minhas anotações
-
Conceito de criminologia moderna: “Ciência empírica e
interdisciplinar, que se ocupa do estudo do crime, da pessoa do
infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo, e
que trata de subministrar uma informação válida, contrastada, sobre
a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime, contemplado este
como problema individual e como problema social, assim como sobre
os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de
intervenção positiva no homem delinqüente e nos diversos modelos
ou sistemas de resposta ao delito.”
-
Passível de anulação(?)
Sabemos que a criminologia é uma ciência INTERDISCIPLINAR, logo penso que a alternativa C ("não é uma ciência multidisciplinar") também estaria CORRETA.
-
A) É uma ciência do "ser". Ciência do "dever ser se refere ao Direito Penal, este, utiliza o método da dedução diferentemente da criminologia que se vale do método INDUTIVO.
B)É uma ciencia interdisciplinar ao passo que relaciona diversas matérias. Alem de seu objeto amplo de estudo: Delito, delinquente, vitima e controle social.
C) É MULTIDISCIPLINAR.
D) NÃO É NORMATIVA.
E)CORRETA. BASEIA-SE NA EXPERIÊNCIA, NA OBSERVAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DOS DADOS.
-
Ué... não entendi. Ela é uma ciência multidisciplinar? Aprendi que ela é uma ciência interdisciplinar e não multidisciplinar. Estranho... Enfim, vamos lá. Para mim há duas alternativas certas.
-
Ciência do "SER"
-
Multidisciplinar
adjetivo de dois gêneros
que contém, envolve, distribui-se por várias disciplinas e pesquisas.
A Criminologia estuda campos de outras disciplinas tais como : Direito,Psicologia,Filosfia,Economia,Sociologia, etc. Diante do exposto a criminologia é sim uma ciência Multidisciplinar! porém nao obstante disso ela ainda é Interdisciplinar porque tem por objeto de estudo o Delito, delinquente,vítima e o controle social das condutas delituosas. De tal sorte que está ultima Inter é mais ''específica'' e Multi mais "abrangente", se tratando do contexto da Criminologia lembre-se inter 'no interior da supramencionada, o que é mais plausível de considerar. (Contudo a questão é passivel de ser anulada). Abraços!!!
-
É uma ciência do ser.
Direito penal do deve ser.
-
EMPIRICA VEM PRIMEIRO QUE INTERDICIPLINAR.....KKKK PEGADINHA DO MALANDRO
-
Gabarito letra E.
Incontestavelmente ela é EMPÍRICA, também é interdisciplinar.
(Muitas pessoas não estão enxergando o NÃO, e outras tomando conclusões precipitadas. Deve-se saber interpretar o que está sendo cobrado ^^ )
-
GABARITO E
1) CONCEITO DE CRIMINOLOGIA: É uma ciência EMPÍRICA e INTERDISCIPLINAR, que se ocupa do estudo do CRIME, da pessoa do INFRATOR, da VÍTIMA e do CONTROLE SOCIAL do comportamento delitivo, e que trata de subministrar uma solução válida, constatada, sobre a gênese, dinâmica e variáveis principais do crime – contemplando este como problema individual e como problema social, assim como os programas de prevenção eficaz do mesmo e técnicas de intervenção positiva no homem delinquente e nos diversos modelos ou respostas ao delito.
2) A Criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, fática do “ser”; o Direito Penal é uma ciência jurídica, cultural e normativa, do “dever ser”.
3) A criminologia se utiliza dos métodos biológico e sociológico, como ciência empírica e experimental que é. A criminologia utiliza-se da metodologia experimental, naturalística e INDUTIVA para estudar o delinquente.
4) A Criminologia ocupa-se com a pesquisa científica do fenômeno criminal — suas causas, características, sua prevenção e o controle de sua incidência —, sendo uma ciência causal-explicativa do delito como fenômeno social e individual.
5) Segundo a doutrina dominante, a criminologia é uma ciência aplicada que se subdivide em dois ramos: a criminologia geral que consiste na sistematização, comparação e classificação dos resultados obtidos no âmbito das ciências criminais acerca do seu objeto; e a criminologia clínica (micro criminologia) que consiste na aplicação dos conhecimentos teóricos daquela para o tratamento dos criminosos.
Para haver progresso, tem que existir ordem.
DEUS SALVE O BRASIL.
WhatsApp: (061) 99125-8039
Instagram: CVFVitório
-
Questão que você deve estar rindo de tão fácil, após vencer todas as anteriores. Já sabemos que a criminologia é uma ciência empírica e interdisciplinar, sendo uma ciência do ser.
Resposta: E
-
Galera, cuidado com algumas informações postadas aqui, pois estão trazendo informações errada, a exemplo de ADRIANO PEREIRA, ele informa que a Criminologia usa o método DEDUTIVA, a qual essa informação não está correta. Na verdade a Criminologia se utiliza do método INDUTIVA.
-
que venha nesse nível, pai kkkk #pcsp