SóProvas


ID
954199
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia

Considere o trecho a seguir.

                                        A engrenagem da farsa

Lance Armstrong, além de usar substâncias proibidas, forneceu a seus companheiros de equipe ampolas de EPO (...). Foi o arquiteto do esquema de contrafação.
(Veja, edição 2293, outubro, 2012. Adaptado)

A reportagem trata do caso de Lance Armstrong, ciclista recordista norte-americano pego em exame antidoping. O atleta fazia uso da EPO, uma versão sintética do
hormônio eritropoietina, naturalmente produzido nas glândulas suprarrenais.

Em situações como a descrita, a versão sintética do hormônio eritropoietina é usada para

Alternativas
Comentários
  • eritropoetina ou EPO é um hormônio glicoprotéico produzido nos seres humanos e nos animais pelos rins e fígado (em menor quantidade) que tem como função principal regular aeritropoiese(processo de produção de hemácias). Esse tem como alvo a medula óssea.
    A EPO é muito utilizada, como dopping, para o aumento do desempenho dos atletas, sobretudo nas modalidades de fundo, como o 
    ciclismo, o atletismo ou esqui, posto que aumenta o nível de glóbulos vermelhos no sangue, melhorando assim a troca de oxigênio e elevando a resistência ao exercício físico.

    A eritropoietina estimula a proliferação das células-tronco(v) precursoras de glóbulos vermelhos (ou hemácias), ao nível da medula óssea, aumentando assim a produção destas últimas de uma a duas semanas.

    fonte wikipédia
    forte abraço a todos
  • A EPO ou erotropoietina é um hormônio produzido pelos rins para ajudar na eritropoiese ( onde formam-se celulas ) em especial na síntese de globulos vermelhos (hemácias) que tem  como composição uma proteína chamada hemoglobina,  responsável pelo transporte de oxigênio  dos pulmões para o tecido aumenta do a capacidade respiratória . Por esse motivo o atleta fazia uso de EPO.


    Fonte: Lembranças da aula de Fisiologia.

  • A eritropoietina (EPO) é um hormônio produzido pelos rins e sua função é de regular a eritropoiese, ou seja, a produção dos eritrócitos (os glóbulos vermelhos). Os glóbulos vermelhos, também conhecidos como hemácias são as células responsáveis pelo transporte de oxigênio. Assim, a versão sintética do hormônio, utilizada como doping no exemplo dado teria a função de aumentar os níveis de produção de hemácias, aumentando assim a capacidade respiratória.


    Letra C correta.


  •  a) retardar a produção de glóbulos vermelhos. - Aumentar

     b) aliviar a dor provocada pelo esforço físico. - A dor provovada pelo esforço físico está ligada a produção de ácido lactivo, que ocorre quando há falta de oxigênio no tecido muscular e nessas condições estará ocorrendo fermentação ao invés de respiração. Sabendo-se que a fermentação libera bem menos ATP que a respiração, não é esse o motivo para tomar tal hormônio.

     c) aumentar a capacidade respiratória. - Correto

     d) reduzir a oxigenação das fibras musculares. - É justamente o contrário

     e) manter inalterados os níveis de ácido lático. - Não é esse o principal motivo.