SóProvas


ID
957493
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A gestão pública empreendedora

I. mitiga o foco em uma gestão voltada para os processos, privilegiando a obtenção de resultados.

II. despreza a constituição de parcerias, fortalecendo a ação isolada do Estado.

III. busca uma mudança da qualidade gerencial, trazendo destaque à transparência e ao controle social.

IV. visa uma maior rapidez na circulação de informações, bem como uma maior qualidade destas, fomentando o diálogo público sobre a atuação do Estado.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Os princípios mais importantes da gestão empreendedora são: enfoque no resultado; autonomia e responsabilização; construção de boas parcerias; trabalho em rede; gestão da informação; transparência, diálogo público e avaliação.
    http://empreende.org.br/pdf/Estado/Gest%C3%A3o%20p%C3%BAblica%20empreendedora.pdf
    Página 21.

    Gab: D
  • Para os processos ou para os resultados?

  • Acho que o "pulo do gato" dessa questão foi o conceito do verbo MITIGAR (aliviar, diminuir, reduzir, abrandar, atenuar...). Assim, a gestão pública empreendedora reduz o foco em processos , privilegiando a obtenção de resultados.

  • I. mitiga o foco em uma gestão voltada para os processos, privilegiando a obtenção de resultados. 

    Empreender significa obter resultados. Gestão empreendedora significa gestão voltada para resultados. Pressupõe agilidade, dinamismo, flexibilidade e assim por diante, mas sua conexão filosófico-conceitual alinha-se com o que está descrito no plano de reforma do Estado. (Manual do MPOG)

    Mitigar -> diminui, abranda


    II. despreza a constituição de parcerias, fortalecendo a ação isolada do Estado. 

    Importante para a gestão empreendedora é entender as parcerias, conceito segundo o qual toda organização deve trabalhar, interna e externamente. A ação isolada é menos eficiente, pouco eficaz, tem custo alto, visão limitada e obtém resultados de menor qualidade. (Manual do MPOG)


    III. busca uma mudança da qualidade gerencial, trazendo destaque à transparência e ao controle social. 

    Outros três aspectos importantes a incorporar, tendo em vista a mudança de qualidade gerencial, são: a questão da transparência, o controle social (diálogo público) e a gestão da informação e avaliação. O mais importante é que o Estado esteja voltado para o cidadão – não do ponto de vista teórico-conceitual, mas do ponto de vista operacional. O Estado deve desenhar políticas e programas olhando para o cidadão e seus problemas reais, com todas as implicações decorrentes


    IV. visa uma maior rapidez na circulação de informações, bem como uma maior qualidade destas, fomentando o diálogo público sobre a atuação do Estado. 

    Impõe-se, portanto, o diálogo público de fato, verdadeiro e profundo, travado na esfera pública entre os estados, entre o terceiro setor e o setor público, entre o setor privado tradicional produtivo e o setor público, entre o setor privado e o terceiro setor.

  • você erra por não saber o que é Mitigar.

  • Empreender significa obter resultados. Gestão empreendedora significa gestão voltada para resultados. Pressupõe agilidade, dinamismo, flexibilidade e assim por diante, mas sua conexão filosófico-conceitual alinha-se com o que está descrito no plano de reforma do Estado.

  • I.    Correto. De acordo com o princípio do “governo orientado por missões”.

    II.  Errado. A afirmação contraria a essência do papel de “governo catalisador”, que é proposta dentro do empreendedorismo governamental.

    III. Correto. Afirmação está de acordo com as ideias do governo essenciais do governo empreendedor de buscar maiores resultados (“governo de resultados”) e de estimular a participação da sociedade na gestão pública (“governo pertence à comunidade”)

    IV.Correto. De acordo com o caráter descentralizado que é proposto pelo governo empreendedor.

  • letra d

    Mitigar = menos intenso