SóProvas


ID
957496
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando-se os princípios da chamada gestão empreendedora, a eficácia da gestão pública depende de um

Alternativas
Comentários
  • A idéia da informação como instrumento de decisão não é nova. Tampouco é novidade que a mudança de padrão gerencial, a transparência a melhoria do diálogo público não se viabilizam sem boas informações. É preciso saber o que está acontecendo para poder prestar contas. Saber o que está acontecendo pressupõe atuar sobre os fatos e, com muita agilidade, fazer ajustes de percurso. Assim, e conomizam se tempo e recurso financeiro, não se perdem sinergia nem motivação e dá-se credibilidade à ação pública tudo vinculado à questão da informação.
    empreende.org.br/pdf/Estado/Gestão pública empreendedora.pdf Pág 15

    Gab: A

    Nessa questão deve-se interpretar o conceito, pelo menos nesse artigo do MPOG
     
  • gabarito letra 'A'

    A eficiência está intimamente ligada a atingir objetivos. Na administração pública, o principal objetivo, em sentido amplo, é entregar serviços de qualidade à população que é a razão de ser da administração pública. Nesse sentido, os sistemas de informações são essenciais pois promovem a transparência governamental, disponibiliza de forma rápida os serviços prestados pelos diversos entes públicos, possibilita o feedback através das centrais de ouvidoria do governo, etc. Não menos importante é a avaliação de resultados. Em uma gestão gerencial (a que o Governo aspira), a avaliação de resultados dispensa maiores comentários. Os custos iniciais de implantação são inerentes a todo tipo de renovação de processos. Tais custos englobam tecnologias, cursos de capacitação, contratos com serviços de TI, etc.

  • As palavras "detrimento", "exclusivamente" e "desprezando" praticamente mataram a questão...

  • Manual da Secretaria do MPOG

    Pontos fortes e estratégicos da gestão empreendedora, a transparência e o diálogo público pressupõem a informação. É preciso informar e informar-se, saber o que está acontecendo, verificar se o resultado está sendo atingido, se determinado padrão de qualidade está sendo observado, se está havendo eficiência, eficácia etc.

  • No âmbito das novas tecnologias gerenciais, o empreendedorismo emerge como fenômeno multidimensional com capacidade de se adaptar à realidade do mercado e trazer algo novo como resposta às necessidades identificadas no ambiente organizacional de uma instituição da esfera do Estado.

    A ação empreendedora no setor público será induzida a obter melhores resultados no reconhecimento de oportunidades pelos empreendedores por meio da construção de redes sociais, são utilizadas por forças socioculturais como forma de ampliação de suas capacidades e seus objetivos (SILVEIRA, 2007). Autores como Martins (2008) vêem nas redes sociais um tema de maior importância para a sociedade contemporânea no que tange às exigências de respostas políticas locais, rápidas e eficazes para garantir os direitos dos cidadãos.

    http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enapg415.pdf