Gabarito Provisório: C
As demais alternativas estão incorretas. Vamos analisar a alternativa C (apontada como correta).
Nesse caso, a estrutura conceitual vigente não está sendo atendida, pois ela não permite a apresentação de uma demonstração fidedigna e que seja consistente com a neutralidade.
Esta alternativa apresenta um erro de redação, que a torna incorreta. Segundo o Professor Marcos Van Acker (a quem agradeço pela ajuda):
O pronome “ela”, na alternativa C, só pode referir-se à expressão “a estrutura conceitual vigente”, que se torna o sujeito de “não permite a apresentação(…)”. Portanto, a alternativa C poderia ser reescrita assim:
(C) não está sendo atendida, pois a estrutura conceitual vigente não permite a apresentação de uma demonstração fidedigna e que seja consistente com a neutralidade.
Ora, a estrutura conceitual vigente exige a apresentação de uma demonstração fidedigna e que seja consistente com a neutralidade, o que torna ERRADA a alternativa C.
Conforme o Pronunciamento Conceitual Básico (R1) Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro:
QC12. Os relatórios contábil-financeiros representam um fenômeno econômico em palavras e números. Para ser útil, a informação contábil-financeira não tem só que representar um fenômeno relevante, mas tem também que representar com fidedignidade o fenômeno que se propõe representar. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro. É claro, a perfeição é rara, se de fato alcançável. O objetivo é maximizar referidos atributos na extensão que seja possível. A letra C deveria ser redigida assim:
(C) não está sendo atendida, pois o procedimento adotado não permite a apresentação de uma demonstração fidedigna e que seja consistente com a neutralidade.
Portanto, por não apresentar alternativa correta, solicitamos a ANULAÇÂO da questão.
Luciano Rosa