SóProvas


ID
958498
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria

O auditor externo, ao avaliar as demonstrações contábeis da empresa Saracura farmacêuticos S.A., solicitou que as provisões para créditos de liquidação duvidosa fossem constituídas de forma conservadora, incluindo todos os créditos vencidos há mais de 60 dias. O procedimento foi adotado em decorrência de a empresa estar com bons resultados e apresentar posição mais conservadora, resguardando a administração e a auditoria. Nesse caso, a estrutura conceitual vigente

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C


    De acordo com o CPC00 R1 - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil - Financeiro

    Diz no seu prefácio:

    "A característica prudência (conservadorismo) foi também retirada da condição de aspecto da representação fidedigna por ser inconsistente com a neutralidade."

  • Gabarito Provisório: C

    As demais alternativas estão incorretas. Vamos analisar a alternativa C (apontada como correta).

     

    Nesse caso, a estrutura conceitual vigente não está sendo atendida, pois ela não permite a apresentação de uma demonstração fidedigna e que seja consistente com a neutralidade.” 

     

    Esta alternativa apresenta um erro de redação, que a torna incorreta. Segundo o Professor Marcos Van Acker (a quem agradeço pela ajuda):

     

    “O pronome “ela”, na alternativa C, só pode referir-se à expressão “a estrutura conceitual vigente”, que se torna o sujeito de “não permite a apresentação(…)”. “ Portanto, a alternativa C poderia ser reescrita assim:

     

    “(C) não está sendo atendida, pois a estrutura conceitual vigente não permite a apresentação de uma demonstração fidedigna e que seja consistente com a neutralidade.”

     

    Ora, a estrutura conceitual vigente exige a apresentação de uma demonstração fidedigna e que seja consistente com a neutralidade, o que torna ERRADA a alternativa C.

     

    Conforme o Pronunciamento Conceitual Básico (R1) – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro:

    QC12. Os relatórios contábil-financeiros representam um fenômeno econômico em palavras e números. Para ser útil, a informação contábil-financeira não tem só que representar um fenômeno relevante, mas tem também que representar com fidedignidade o fenômeno que se propõe representar. Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completaneutra livre de erro. É claro, a perfeição é rara, se de fato alcançável. O objetivo é maximizar referidos atributos na extensão que seja possível. A letra C deveria ser redigida assim:

     

    “(C) não está sendo atendida, pois o procedimento adotado não permite a apresentação de uma demonstração fidedigna e que seja consistente com a neutralidade.”

     

    Portanto, por não apresentar alternativa correta, solicitamos a ANULAÇÂO da questão.

     

    Luciano Rosa