SóProvas


ID
958870
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando-se os princípios da chamada gestão empreendedora, a eficácia da gestão pública depende de um :

Alternativas
Comentários
  • Gab letra A.

    Erro da B: a assertiva andava bem, até postular que ocorreria a otimização dos esforços do governo em detrimento da participação dos diversos atores, ou seja, não se considerando a participação da sociedade.

    Erro da C: afirmar que o foco é no acompanhamento do processo, pois o foco é no resultado.

  • Gabarito A.

    O governo empreendedor é um governo especial. Na visão de Wilson Granjeiro (2006), é um governo que:

      procura formas eficientes de administrar. Está disposto a abandonar velhos programas e métodos. É inovador, imaginoso e criativo. Assume riscos. Transforma suas funções em fontes de receita, em vez de pesos sobre o orçamento. Despreza as alternativas convencionais que se limitam a oferecer serviços básicos. Trabalha de acordo com o setor privado. Cria empresas e operações geradoras de recursos. Orienta-se para o mercado. Reconhece o mérito. Faz com que as coisas funcionem e não teme sonhar o grande sonho. Utiliza técnicas de gerenciamento mais inovadoras e eficazes em relação ao custo

    Fonte: Administração Pública - Augustinho Palud

  • a) CERTA. sistema de informações que possibilite o entendimento entre governo e sociedade, bem como a avaliação de resultados, trazendo transparência à tomada de decisões, ainda que incorra em custos iniciais de implantação.

     

    b) ERRADA. sistema de gestão que otimize os esforços do governo, ainda que em detrimento da participação dos diversos atores sociais em seus diferentes níveis, grupos e segmentos.

     

    c) ERRADA. modelo de acompanhamento dos processos, com indicadores exclusivamente quantitativos, que privilegiem a manutenção da estruturação da burocracia.

     

    d) ERRADA. sistema de controles exclusivamente internos que assegure a eficácia de todas as ações dos gestores, mesmo que com algum prejuízo à legitimidade de suas ações.

     

    e) ERRADA. modelo que privilegie a canalização das demandas públicas e a participação da sociedade civil organizada, ainda que des- prezando o aproveitamento do potencial dos gestores públicos.

  • Entendendo melhor sobre a alternativa B

    Sistema de gestão que otimize os esforços do governo( CORRETO ATÉ AQUI), ainda que em detrimento da participação dos diversos atores sociais em seus diferentes níveis, grupos e segmentos.( ATENÇÃO: está afirmação está PARCIALMENTE ERRADA pois o termo EM DETRIMENTO significa PERDA, EXCLUSÃO, quando entre dois elementos um é escolhido E O OUTRO RECUSADO. Portanto, é certo dizer que o sistema de gestão deve otimizar os esforços, mas não pode ser em detrimento( recusando) da participação dos diversos atores sociais em seus diferentes níveis, grupos e segmentos.

  • Alternativa A. Correto. O que o empreendedorismo governamental propõe é justamente essa proximidade dos cidadãos da gestão pública. Perceba que a afirmação está de acordo com várias diretrizes do governo empreendedor: governo pertence à comunidade, governo de resultados, governo descentralizado.

    Alternativa B. Errado. O governo empreendedor não abre mão da participação dos cidadãos na gestão pública.

    Alternativa C. Errado. As políticas públicas não podem ser analisar exclusivamente do ponto de vista quantitativo, existem questões sociais que devem ser consideradas e, por isso a participação popular na formação da agenda pública é tão importante.

    Alternativa D. Errado. Os controles de um governo empreendedor são internos e externos com especial ênfase no controle social.

    Alternativa E. Errado. O governo empreendedor é catalisador, ou seja, ele congrega os esforços dos diferentes setores (público, privado e voluntário) para uma atuação conjunta e coordenada.