-
O Caput da questão deveria ser:
Marque a resposta que a CETRO acha menos errada:....
-
Gab.: D
Verdade colega, a resposta mais aceitável é a B porque nas demais não da para afirmar nada para não cair no erro da generalização. O examinador foi audacioso em suas colocações, será que existe apoio teórico sobre isso? Não digo algum artigo encontrado por ai, mas sim dos grandes autores da área.
-
Letra D
a) Os novos caminhos exigirão do gestor de pessoas a consolidação do conceito de que os Recursos Humanos representam apenas custos para a organização. Errado. A gestão de pessoas não é vista somente como custo para a empresa e sim uma área chave de desenvolvimento de pessoas.
b) Os novos caminhos exigirão maior ênfase na eficácia, no desempenho, na produtividade e, principalmente, no rendimento em curto prazo; para tanto, as pessoas devem ser consideradas como peças de todos estes processos. - Errado. Não há como exigir mudanças tão significativas a curto prazo.
c) Em função dos novos caminhos, hoje, já encontramos a predominância do termo Gestão de Pessoas, mostrando claramente que as organizações abandonaram as denominações de departamento ou gerência de Recursos Humanos. - Errado. Ainda não há essa predominância. Muitos ainda usam RH.
d) Os novos caminhos de transformação da gerência de RH para gestão de pessoas exigirão de profissionais um esforço que pode incluir o retorno às salas de aula, para fazer frente ao aumento da complexidade organizacional. - Correto. Os profissionia de RH vão precisar de uma reciclagem para atualizar seus conceitos.
e) Apesar de ser recente a proposta de substituir a gerência ou departamento de Recursos Humanos por Gestão de Pessoas, observamos que já houve o amadurecimento pleno do novo conceito de área e a transformação necessária nas ações organizacionais. - Errado . Ainda está muito novo, muito "verde". O amadurecimento virá a médio e longo prazo.
Espero ter ajudado!Simone Barros
-
A) As pessoas são mais do que mero centro de custos.
B) Objetivos de longo prazo.
C) Pouco importa o termo utilizado. O que importa é o que está acontecendo na prática da empresa.
E) Ainda não houve o pleno desenvolvimento da área.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.