-
Está CERTO, pois quando um novo roteador é inserido em uma rede do tipo vertor-distância, como RIP, por exemplo, o novo roteador recebe toda a tabela de roteamento utilizada e começa a fazer parte da rede. Por outro lado, caso um roteador seja retirado da rede, os demais só descobrirão esta ausência após 180 segundos, pois este é o tempo em que há atualização de rota. Logo a rota para este roteador irá se tornar inválida se 180 segundos passarem sem que a rota tenha sido notificada novamente, e será excluida após 240 segundos.
Espero ter ajudado!
-
Um protocolo de roteamento de vetor de distância em determina a melhor rota para pacotes de dados com base na distância. Os protocolos de roteamento de vetor de distância medem a distância pelo número de um pacote precisa passar, um roteador conta como um salto. Alguns protocolos de vetor de distância também levam em consideração e outros fatores que influenciam o tráfego em uma determinada rota. Para determinar a melhor rota através de roteadores de rede, na qual um protocolo de vetor de distância é implementado, troque informações entre si, geralmente mais contagens de saltos para redes de destino e possivelmente outras informações de tráfego. Os protocolos de roteamento de vetor de distância também exigem que um roteador informe seus vizinhos sobre alterações de de periodicamente.
-
corroborando, para os leigos como eu:
RIP - vetor de distância - sempre o melhor caminho usa o UDP
OSPF - estado de enlace-vai pelo caminho com o melhor desempenho-usa IP
BGP - vetor de rota - melhor desempenho com politica de roteamento (restrições do usuário) - usa TCP
-
Moral da história:
melhor colocar do que tirar.
-
O protocolo RIP é baseado em uma algoritmo conhecido como distance-vector (distância vetorial). Este algoritmo é baseado na distância entre dois roteadores, sendo que esta “distância” é medida em termos do número de roteadores existentes no caminho entre os dois roteadores – também conhecido como hopes.