SóProvas


ID
959965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito da arquitetura TCP/IP e protocolos de roteamento dinâmico, julgue os itens seguintes:

O distance vector é um algoritmo de roteamento dinâmico que permite convergir (gerar rotas melhores) mais rapidamente no caso da inserção de novos roteadores na topologia que no caso de ocorrerem retiradas de um dos roteadores ativos.

Alternativas
Comentários
  • Está CERTO, pois quando um novo roteador é inserido em uma rede do tipo vertor-distância, como RIP, por exemplo, o novo roteador recebe toda a tabela de roteamento utilizada e começa a fazer parte da rede. Por outro lado, caso um roteador seja retirado da rede, os demais só descobrirão esta ausência após 180 segundos, pois este é o tempo em que há atualização de rota. Logo a rota para este roteador irá se tornar inválida se 180 segundos passarem sem que a rota tenha sido notificada novamente, e será excluida após 240 segundos.


    Espero ter ajudado!

  • Um protocolo de roteamento de vetor de distância em  determina a melhor rota para pacotes de dados com base na distância. Os protocolos de roteamento de vetor de distância medem a distância pelo número de  um pacote precisa passar, um roteador conta como um salto. Alguns protocolos de vetor de distância também levam em consideração  e outros fatores que influenciam o tráfego em uma determinada rota. Para determinar a melhor rota através de roteadores de rede, na qual um protocolo de vetor de distância é implementado, troque informações entre si, geralmente  mais contagens de saltos para redes de destino e possivelmente outras informações de tráfego. Os protocolos de roteamento de vetor de distância também exigem que um roteador informe seus vizinhos sobre alterações de  de  periodicamente.

  • corroborando, para os leigos como eu:

    RIP - vetor de distância - sempre o melhor caminho usa o UDP

    OSPF - estado de enlace-vai pelo caminho com o melhor desempenho-usa IP

    BGP - vetor de rota - melhor desempenho com politica de roteamento (restrições do usuário) - usa TCP

  • Moral da história:

    melhor colocar do que tirar.

  • O protocolo RIP é baseado em uma algoritmo conhecido como distance-vector (distância vetorial). Este algoritmo é baseado na distância entre dois roteadores, sendo que esta “distância” é medida em termos do número de roteadores existentes no caminho entre os dois roteadores – também conhecido como hopes.