SóProvas


ID
96043
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um dos mais influentes jornalistas brasileiros contemporâneos, comentando o papel do jornalista, afirmou: "sou jornalista, mas gosto mesmo é de marcenaria. Gosto de fazer móveis, cadeiras, e minha ética como marceneiro é igual à ética como jornalista ? não tenho duas. Não existe ética específica do jornalista. Sua ética é a mesma do cidadão". O nome desse jornalista, que faleceu em 1987, é

Alternativas
Comentários
  • Resposta: a) Cláudio Abramo

    "Cláudio Abramo era um jornalista que criticava os cursos de jornalismo, mesmo após dar aulas na Cásper Líbero e na ECA, na USP. Achava os cursos ineficientes, pouco práticos e muito generalistas. Mesmo assim, em seu livro de memória, A Regra do Jogo, ele consegue dar uma aula de jornalismo de primeira linha, com relatos de suas experiências, seus artigos opinativos e suas reflexões sobre a profissão, o ofício de noticiar. Abramo foi responsável pela reforma do Estado de S. Paulo nos anos 1950 e dirigiu a Folha de S. Paulo durante a ditadura militar, entre os anos 60 e 70. (...)

    A Regra do Jogo vale a leitura, mas não foi concebido para ser um livro. A publicação, na verdade, é uma copilação de artigos e reportagens de Cláudio Abramo misturadas com as memórias pessoais do jornalista. Para quem quer entender o Estadão, a Folha e a natureza de nossa profissão, dê uma conferida. Se você estiver na faculdade, é uma grande oportunidade de ler um pouco sobre a realidade do ofício.

    Cláudio Abramo nasceu no dia 6 de abril de 1923 e morreu em 14 de agosto de 1987, no período de redemocratização do Brasil após o golpe militar. Perto dos dias de sua morte, escreveu artigos criticando a ascensão do novo governo civil no país, aos 64 anos.

    http://noticias.divulgueconteudo.com/587650-a-regra-do-jogo-a-historia-do-jornalista-que-dirigiu-os-dois-maiores-jornais-do-brasil