SóProvas


ID
961411
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com base nos conceitos de Programação Orientada a Objetos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Tipos Primitivos ou Tipos Nativos

    São os tipos de dados padrões oferecidos pela linguagem, seja programação ou banco de dados, que conhecemos como padrão:

    Inteiros, Strings, Data e Reais

    Entre diversos outros, que particularmente pra cada linguagem/banco de dados são definidos de forma diferente que mostrarei alguns exemplos em uma próxima oportunidade. Mas o importante definir é que esses tipos já são nativos da linguagem e cabe a nós entendermos o funcionamento e aplicação de cada um deles de acordo com a necessidade.


    Tipos Compostos

    Esses tipos são definidos com base nos tipos Primitivos/Nativos, porém, são “personalizados” de acordo com a necessidade.

    Por exemplo, digamos que seja necessário criar um tipo de dados para a entidade Conta Corrente. Nesse caso, podemos criar um tipo composto como exemplificado abaixo:

    Tipo ContaCorrente ( INT Numero, INT Agencia, string Cliente, string Banco, NUMERIC Saldo )

  • Alternativas com muitas falhas !

    Por eliminação podemos chegar ao gabarito bem mais rápido

    a) Para realizar uma tarefa, em um programa puramente orientado a objetos é necessário um método. Dentro desse método colocam-se os mecanismos que realizam todas as tarefas, isto é, um único método oculta todos os detalhes da implementação da classe.

     

    b) A unidade de programa que abriga um método é uma classe e a classe não pode conter mais de um atributo.

     

    d) Um método que requer dados para realizar suas tarefas deve especificar isto em sua declaração, utilizando-se a palavra reservada "void" como forma de especificação.

     

    e) O conceito de Herança permite aos programadores digitar o código de um método uma única vez e reutilizá-lo nas classes herdeiras sem que haja necessidade de declaração explícita. Caso haja necessidade, o programador pode bloquear esta herança por meio da palavra reservada "void".

  • Parâmetro é um elemento contendo tipo e valor que são passados de uma para outra parte do código, podendo ser de tipos primitivos ou Objetos.

    Sendo mais criterioso, o correto mesmo seria "Argumento" ao invés de "Parâmetro".

    Parâmetro faz parte da declaração de um método;

    Argumento é o que você passa - "de uma parte do código para outra" (como diz a alternativa) - ao chamar o método.

  • C) Parâmetro é um elemento contendo tipo e valor que são passados de uma para outra parte do código, podendo ser de tipos primitivos ou Objetos.