SóProvas


ID
965263
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação à gestão de projetos, julgue o item subsecutivo.

A organização que pretenda se estruturar para a gestão de projetos a partir de uma metodologia prescritiva poderá se basear no PRINCE2.

Alternativas
Comentários
  • PRojects IN Controlled Environments (PRINCE) é um método não-proprietário verdadeiramente genérico, a ponto de poder ser aplicado a qualquer projeto, independentemente de seu porte, tipo, organização, região geográfica ou cultura.

    Isso é possível porque o PRINCE2 isola o gerenciamento do projeto (ex.: aspectos ligados ao escopo, tempo, custo, qualidade, riscos, benefícios, tolerâncias, etc.) das contribuições especializadas (o esforço para realizar o produto, ex: design, construção, etc.). Assim, os métodos de produção dos aspectos especializados são facilmente integrados com o método PRINCE2, formando um framework completo para o projeto.

    Como o PRINCE2 é genérico e baseia-se em princípios comprovados, as organizações que adotam o método como padrão podem melhorar substancialmente sua capacidade organizacional e maturidade em diversas áreas de atividade.

    PRINCE2 é uma marca registrada da OGC do Reino Unido.

    Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/PRINCE2

  • Olá pessoal ( GABARITO CORRETO), achei esta questão difícil, pois jamais tinha sequer ouvido falar sobre o PRINCE2, então resolvi pesquisar sobre o assunto:

    O Project IN Controlled Enviroment (PRINCE2) é uma metodologia para o gerenciamento de projetos. Este método é bastante difundido na Europa e está começando a ser utilizado, de forma mais expressiva, aqui no Brasil. PRINCE2 é uma marca registrada do OGC (The Office Government Commerce) e teve seu primeiro lançamento em 1996.
    A diferença básica entre PMBOK Guide e PRINCE2 é que enquanto o primeiro é uma base de conhecimentos e boas práticas de gerenciamento de projetos, o segundo é uma abordagem estruturada, com processos, papéis e responsabilidades bem definidos, que orienta o gerente e time do projeto na condução do projeto. O PMBOK Guide mostra “o que” é necessário fazer e o PRINCE2 mostra “como” fazer ( PRESCRITIVO).

    OBS: Deixei esta questão em branco na prova..

    Espero ter ajudado pessoal..

     

  • A metodologia PRINCE (Projects in Controlled Environments) (http://www.prince-officialsite.com/) foi desenvolvida pelo Governo do Reino Unido, em 1989, como método padrão para gerenciamento de projetos. Foi também provado ser uma excelente abordagem das melhores práticas, aplicável ao gerenciamento de todos os tipos de projetos.

    Trata-se de um método estruturado de gerenciamento de projetos que descreve uma série de processos que cobrem as atividades requeridas em um projeto, do início ao fim, estabelecendo um passo a passo. O PRINCE apresenta 7 temas, 7 princípios e 7 processos que habilitam a equipe à prática e que se revelaram consistentes para gerenciar projetos.

    Podemos fazer a seguinte comparação, o PMBOK é descritivo e flexível quanto à escolha e uso das melhores práticas de gerenciamento de projetos. O PRINCE2 é prescritivo, cheio de ferramentas prontas e processos obrigatórios. Podemos dizer que o Guia PMBOK é uma enciclopédia enquanto o PRINCE2 é um manual para uso especializado.


    http://www.bloglecom.com.br/2011/10/19/um-pouco-sobre-metodologias-de-gerenciamento-de-projetos-pmi-e-prince/
  • Mais informações para ajudar:
    No que a metodologia do PRINCE2 difere das boas práticas do PMI?
    O PRINCE2:
    · Provê um modelo de processos direcionado ao gerenciamento de um projeto específico.
    · Oferece um caminho completo para se tirar um projeto do papel, desenvolvê-lo e entregá-lo (o que é uma das dificuldades de alguns gerentes de projetos iniciantes).
    · Inclui uma discussão de como iniciar um projeto e detalhes práticos sobre controle de mudanças. Então, quando o PMI lhe diz que precisará de uma forma de gerenciar projetos (e mudanças), PRINCE2 vai lhe dizer como fazer isso.
    · Possui um processo de planejamento claro, que permite o gerente de projetos planejar o esforço para fazer os planos necessários ao projeto.
    ·  Possui uma estrutura organizacional com papéis e responsabilidades definidas para o time de projeto, especificando quem faz o que e quando. No entanto, você não encontrará nada em PRINCE2 sobre gerenciamento de pessoas ou habilidades interpessoais para o gerente de projetos, apesar destes assuntos serem tratados em outras publicações do OGC.
    · Estabelece a divisão do projeto em estágios, facilitando o gerenciamento e o planejamento do projeto.
    · Estabelece pontos de controle com processos detalhados para captura de informação sobre o progresso do projeto.
    · Materializa o controle integrado de mudanças, provendo uma detalhada abordagem de controle de mudanças e gestão de configuração ao longo do processo de gerenciamento do projeto.
    · Determina processos claros para definição, verificação e controle do escopo do projeto.
    · Provê monitoramento e controle de riscos, fatores intrínsecos aos processos de gerenciamento do projeto
    · Assume que você está operando dentro de um ambiente restringido por contratos, devido as suas raízes em projetos governamentais, enquanto o Guia PMBOK contém Aquisições como uma área de conhecimento.

    PRINCE2® é a abreviatura de Projects IN Controlled Environments (Projetos em Ambientes Controlados) 

    Fonte: http://www.pmtech.com.br/prince2.html.

  • O Prince2 é uma metodolgia de gerenciamento de projetos, assim como o PMBOK. Foi criado pelo governo britânico.

    Fonte: Revista MundoPM - Project Management, seção notícias e mercado. maio de 2008. disponível em: http://www.mundopm.com.br. Acessado em 10.11.2016.

    Resposta: CERTO 



  • Fornece o COMO fazer!, já o PMBOK mostra o QUE fazer