SIM! Gab:Letra B
A- O incentivo às entradas e a autorização para a livre mineração, uma vez que nesse período foram descobertas dezenas de jazidas de ouro na região, em torno das quais se formavam os primeiros arraiais.
Mineração na Paraíba não era o foco no periodo colonial. Se bem que a predominancia de terrenos cristalinos na região.
B- A instalação de fazendas de criação de gado bovino em áreas bem servidas por rios, e a fundação sistemática de povoações, freguesias e vilas que garantiam a posse portuguesa daquele território.
Sim, pois existia a intenção de instalação com o intuito de povoar o território e a criação de gado se torna mais uma opção de recurso, pois a vegetação era propicia para criação proxima a leitos de rios. E com maior quantidade de habitantes portugueses mais dificio seria a reitarada.
C- a construção de quartéis e a transferência dos engenhos de cana-de-açúcar situados próximos ao litoral para o sertão, a fim de promover o desenvolvimento de núcleos urbanos no interior
Não, um dos fatores para implantação da cana de açucar proximo do litoral sempre foi o clima tropical umido um dos motivos do por quê só deu certo na região Nordeste. No Sertão o clima é quente e seco.
D- O estímulo e o patrocínio, por parte da Coroa Portuguesa, às famílias europeias pobres que, ao emigrarem, recebiam sesmarias e volumosos recursos para se instalarem em lugares isolados.
Portugal andava gastando muito com as guerras, e a coroa não andava com "essa bola toda" para trazer familias pobres europeias com insentivos financeiros.
E- o apoio aos missionários e a estratégia governamental de “fazer vistas grossas” à instalação de quilombos, favorecendo a abertura de caminhos e o início de alguma atividade agrícola produtiva no sertão
Um dos comércios mais lucrativos para coroa portuguesa foi o comercio de escravos.
Espero que tenha ajudado...
ÓTIMOS ESTUDOS A TODOS!