SóProvas


ID
968245
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na era da informação, o recurso mais importante deixou de ser o capital financeiro para ser o capital intelectual, baseado no conhecimento, o qual representa a informação estruturada com valor para a organização. A gestão do conhecimento é um processo integrado destinado a criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento para melhorar o desempenho global da organização. Com base nas informações acima, assinale a opção que apre­senta os aspectos intangíveis do capital intelectual.

Alternativas
Comentários
  • Quem referencia "Clientes, Organização e Pessoas" como aspectos INTANGÍVEIS??? Substantivos concretos como são.

  • CAPITAL INTELECTUAL

    O Capital Intelectual é enfatizado, segundo Silva (2004) como o conjunto de informações e conhecimentos encontrados na organização, onde agregam ao produto ou serviço, valores mediante a aplicação de inteligência, e não do capital monentário.

    O Capital Intelectual por ser representativo nas empresas, não deve ser submetido e nem utilizado de forma ineficiente, acarretando em uma gestão ineficaz, mas pelo contrario, deve ser incentivado para assim, trazer á empresa melhor sensibilidade.

    A origem do Capital Intelectual está no intelecto das pessoas, composto pelo conhecimento, expertise, poder de inovação e habilidade dos funcionários, além dos valores, cultura e filosofia de empresa, geralmente conhecimento e inovando os objetivos das organizações, transformados em benefícios para seus acionistas e para a sociedade.

    É também conhecido como capital humano, ativos intangíveis. Isso faz com que a empresa seja mais valiosa do que sem balanço contábil. Este valor de mercado, geralmente é maior do valor contábil.

    O conhecimento é um recurso diferente. Ele não ocupa espaço físico. Ele é um ativo intangível. Em uma organização do conhecimento, os assuntos financeiros não representam necessariamente o verdadeiro valor do negócio. Existem ativos intangíveis - ainda não mensuráveis pelos tradicionais métodos da contabilidade - e que são identificados como "nossas pessoas", "nossos clientes" e "nossa organização".

    Sveiby propõe que o valor total dos negócios da organização seja calculado pelo valor dos clientes, valor da organização e valor de competências, respectivamente e não apenas pelos ativos tangíveis que formam o capital financeiro. Assim, o capital intelectual é constituído por três aspectos intangíveis:

    1. Nossos clientesBaseado no valor proporcionado pelo crescimento, força e lealdade dos clientes. Refere-se à estrutura externa, isto é, ao relacionamento com os clientes e seu impacto nos retornos e imagem e como essa estrutura pode ser expandida para incluir novas relações externas.

    2. Nossa organizaçãoBaseado no valor derivado de nossos sistemas, processos, criação de novos produtos e estilo administrativo. Refere-se à estrutura interna que inclui sistemas e processos, ferramentas de negócios, marcas registradas e cultura organizacional.

    3. Nossas pessoasBaseado no valor da organização proporcionado pelo crescimento e desenvolvimento das competências das pessoas e como essas competências são aplicadas às necessidades dos clientes. Refere-se às competências e habilidades dos funcionários para agirem eficazmente em uma ampla variedade de situações.

    Resposta: E