SóProvas


ID
968419
Banca
FCC
Órgão
AL-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Assumindo os ideais iluministas no reino, o Marquês de Pombal expulsou os jesuítas de Portugal e colônias. Na Paraíba, os jesuítas foram expulsos por Pombal, em 1759. A consequência dessa expulsão para a capitania foi a

Alternativas
Comentários
  • Gab.: letra E

     

    Quando os índios passaram a ser livres, isso chocou-se contra os jesuítas, que não deixavam que a autoridade real interferisse nos assuntos deles. Marquês de Pombal que queria realizar uma reforma e aproveitar e centralizar o poder, expulsou os 670 jesuítas que aqui moravam e mandou fechar os colégios. Eles foram acusados de traição, o Padre Gabriel Malagrida foi queimado em praça pública e o restante embarcou para Lisboa aonde foram presos.

     

    http://www.historiabrasileira.com/brasil-colonia/a-expulsao-dos-jesuitas-do-brasil/

  • Marquês de Pombal: um misto de iluminismo e absolutismo.

  • Tendo em vista o grande número de terras postas em seus domínios e a influência exercida no interior de inúmeras comunidades indígenas, o Marquês de Pombal determinou que os jesuítas fossem expulsos. Dessa forma, pretendia centralizar o poder do governo português sob o espaço colonial e explorar economicamente as propriedades confiscadas que se encontravam anteriormente sob o uso da Ordem de Jesus.