SóProvas


ID
968422
Banca
FCC
Órgão
AL-PB
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Um projeto de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) resgatará a memória (...) [de] um movimento contra o absolutismo português e a crise econômica que atingia o Nordeste na época. O levante começou em Pernambuco, mas foi expandido para outros estados da região, inclusive a Paraíba. Cinco lideranças paraibanas que se destacaram na revolução acabaram sendo perseguidas e mortas pelas tropas imperiais. Ao todo, segundo o projeto, 117 paraibanos foram presos.

(http://www.interjornal.com.br/noticia.kmf?cod=18893772)

O texto descreve um acontecimento associado à participação da Paraíba na

Alternativas
Comentários
  • gab:D

     

  • A QUESTÃO EM SI JÁ ENTREGA A RESPOSTA:

    Cinco lideranças paraibanas que se destacaram na REVOLUÇÃO...

  • Revolução de 1817 de caráter republicano e separatista. 

    Cinco províncias: Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. 

  • GABARITO: D

    Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento separatista – o último que ocorreu no período colonial – de caráter republicano que aconteceu na Capitania de Pernambuco. Esse movimento foi liderado pelas elites locais, porém contou com grande adesão popular assim que foi deflagrado. Essa revolta teve como causa direta as mudanças ocasionadas nessa região por causa da transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808

  • Letra D

    A Revolução Pernambucana atingiu proporções territoriais enormes, com a participação do que hoje é Sergipe, Alagoas, Paraíba e parte do Rio Grande do Norte, sendo maior que muitas revoltas ocorridas na Europa; foi o primeiro movimento que tratava da independência de Portugal e proclamava a República como forma de governo, e o único durante todo o período colonial que conseguiu passar da fase da conspiração, e chegar a uma insurreição.

  • A alternativa D está correta, pois a Revolução Pernambucana de 1817 teve início em Pernambuco, expandindo para outros estados da região, entre eles Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. Além disso, foi uma repressão violenta, onde quatorze revoltosos foram executados pelo crime de lesa-majestade (a maioria enforcados e esquartejados, enquanto outros foram fuzilados), e centenas morreram em combate ou na prisão.

    (MOTA; BRAICK, 2005; MOREL, 2018; BRITO, 2019; PINTO, 2019)