SóProvas


ID
969829
Banca
FUNCAB
Órgão
IPEM-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O resultado primário da União é representado pela diferença entre as Receitas Primárias e as Despesas Primárias. Para a apuração desse resultado, as receitas são divididas entre primárias e não primárias.São exemplos da classificação orçamentária em receitas primárias e não primárias, respectivamente,as advindas:

Alternativas
Comentários
  • Tem um material que esclarece objetivamente acerca do conteúdo necessário para responder corretamente a essa questão disponível no seguinte link: https://www.pontodosconcursos.com.br/admin/imagens/upload/3538_D.pdf.

    Na página "1" há a seguinte afirmação:

    Receitas Primárias (I) – Correspondem ao total das receitas orçamentárias deduzidas as operações de crédito, as provenientes e rendimentos de aplicações financeiras e retorno de operações de crédito (juros e amortizações), o recebimento de recursos oriundos de empréstimos concedidos e as receitas de privatizações. 

    Portanto, pode-se afirmar que ao deduzir os itens citados acima do rol de "receitas primárias", estes serão considerados como pertencentes as "receitas não primárias".

  • Excelente questão, casca de Banana. Errei porque não me atentei a parte em que dizia: RESPECTIVAMENTE, ou seja Primeiro Receita Primária e segundo Receita não Primária.


    As receitas do Governo Federal podem ser divididas entre PRIMÁRIAS e NÃO PRIMÁRIAS (financeiras).


    1º) - O primeiro grupo (PRIMÁRIAS) refere-se predominantemente a receitas correntes e é composto daquelas que advêm dos tributos, das contribuições sociais, das CONCESSÕES, dos dividendos recebidos pela União, da cota-parte das compensações financeiras, das decorrentes do próprio esforço de arrecadação das unidades orçamentárias, das provenientes de doações e convênios e outras também consideradas primárias.


    2º) - Já as receitas NÃO PRIMÁRIAS (financeiras) são aquelas que não contribuem para o resultado primário ou não alteram o endividamento líquido do Governo (setor público não financeiro) no exercício financeiro correspondente, uma vez que criam uma obrigação ou extinguem um direito, ambos de natureza financeira, junto ao setor privado interno e/ou externo, alterando concomitantemente o ativo e o passivo financeiros. São adquiridas junto ao mercado financeiro, decorrentes da emissão de títulos, da contratação de operações de crédito por organismos oficiais, das receitas de aplicações financeiras da União (juros recebidos, por exemplo), das PRIVATIZAÇÕES e outras.


    Fonte: MCASP, PARTE I – PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS ORÇAMENTÁRIOS, página 29.

  • Regra "GERAL" --> Rec. Correntes (primárias) e Rec. Capital (financeiras ou não primárias).

    No caso das Despesas ==> Regra "GERAL" --> Primárias (GND: 3.1-pess. e enc, 3.3 Outras desp.corr, 3.4 Investim, 3.5 Inv.Financeiras), os GNDs(3.2-Juros e enc. da dívida e 3.6-Amortiz. div. ==> são Financeiras ou não primárias)

    Bons estudos.