SóProvas


ID
970897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com base em conceitos de segurança da informação, julgue o  item abaixo:

Manter arquivos importantes armazenados em diretórios fisicamente distintos é um hábito que garante a recuperação dos dados em caso de sinistro.

Alternativas
Comentários
  • Questão maliciosa.
    Correto.
    Ao citar 'diretórios fisicamente distintos', significa que estão em unidades de disco diferentes, separadas, e não no mesmo disco físico. Assim, os diretórios de um disco no computador, na unidade C, que foi duplicado em um HD externo, na unidade F, é um hábito que 'poderá' garantir a recuperação dos dados em caso de sinistro.
  • CERTO (gabarito)
    Só que pra mim não se trata de uma questão maliciosa, mas sim de uma questão errada! E aí vale o de sempre: o termo garante é muuuuuito amplo. Vejamos a afirmação:

    Manter arquivos importantes armazenados em diretórios fisicamente distintos é um hábito que garante a recuperação dos dados em caso de sinistro.

    Claro que não! Aumenta a chance? Sim, muito, mas não há qualquer garantia. Poderia citar um monte, mas vou citar apenas três exemplos de casos em que essa prática (que é boa e certa) não garitiria absolutamente nada:

    1. A empresa pegou fogo. Queimou tudo, desde o computador até o HD externo.
    2. A empresa foi roubada. Levaram todos os equipamentos eletrônicos e ainda deram dois tapas no gerente.
    3. A empresa foi vandalisada. Em meio às manifestações, invadiram e quebraram tudo o que acharam pela frente

    Enfim, nada é mais básico em termos de segurança da informação do que: não há garantias. Tudo o que é feito em termos de segurança da informação busca minimizar os riscos ou tentar reaver o que eventualmente foi perdido. Reparem... minimizar... tentar...! É por aí. Garantir que as coisas não vão acontecer ou que poderão ser recuperadas em caso de sinistro, é algo totalmente impossível.

    Estou chocado aqui com o CESPE!
  • Jayme falou tudo!!! Nada é garantido em informática! Principalmente no caso de backup. Na questão em tela o que se poderia dizer é que existe uma boa possibilidade de se recuperar esses dados. E é evidente que a probabilidade aumentaria se o backup fosse feito não em apenas um, mas em dois HDs externos, por exemplo, mas nada GARANTE a recuperação. Já vi várias questões em que a banca considerou esse tipo de questão errada. Agora temos que adivinhar o que a banca pode ou não entender como correto.
  • eu errei pelo "garante" , pois, como dito pelo amigo, abrange mt coisa!! garantir da uma noção de CERTEZA, é não é assim!
  • Estou muito próximo de concluir que os examinadores de Informática do Cespe são analfabetos funcionais.
  • Assim como citado pelo Jayme, a questão claramente cita manter os arquivos "em diretórios fisicamente distintos", o que, para mim, não significa necessariamente fazer uma cópia. Não há garantia nenhuma de que os arquivos importantes serão recuperados e, pior, a empresa ainda corre o risco de perder apenas os importantes e ficar com os "dispensáveis" na mão.

    A resposta dos recursos desta prova saiu no dia 29/08 e a banca manteve a posição de que esta questão estranha está correta.
  • Respeito a opinião de todos e exponho a minha.

    Não tem nada de errado nesta questão. Se por um lado o termo "garante" pode ser considerado muito amplo, por outro lado quando a questão diz "em diretórios distintos" também é muito mais amplo, pois não deixa margem para sabermos em quantos diretórios está armazenado aquele arquivo, se está em prédios diferentes, países diferentes ou em qualquer lugar do mundo.

    Portanto mesmo que haja um sinistro no mundo inteiro e a terra exploda, se o arquivo tiver sido copiado para algum computador  de algum satélite que esteja viajando no espaço, ainda assim é garantido que podemos recuperar aquele arquivo.

    Viajei um pouco na questão mas é isso ai.
  • Concordo com você guerreiro... mas o termo "garante" deixa muito amplo.
    NADA garante que os dados perdidos poderão ser recuperados, pelo menos eu não consigo imaginar uma situação em que seja 100% a chance de reaver os dados.

    sempre cai naquele "e se..."
  • Pessoal, a verdade é que estamos perdidos.
    Pelo fato de ser uma prova de múltipla escolha a questão não poderia nem gerar qualquer tipo de discussão. Estou cansada dessas provas subjetivistas. Hoje, estamos tendo que entrar na cabeça do examinador e descobrir o que ele está querendo.

    E nas provas de Direito então, que tem muita margem para o subjetivismo. Para quem é da área sabe o que eu estou falando...
    Estamos fazendo prova de acordo com doutrinadores específicos, artigos específicos, ets, os quais são impossíveis a leitura diante do enorme volume de material encontrado na área. Só nos resta rezar.


    Boa Sorte a todos.
  • Opa!

    Sinceramente essa e muitas outras questões são para pegar quem presta atenção em detalhes. Geralmente o CESPE faz uma questão onde uma palavra invalida ou valida toda a resposta, com uso dos famosos termos: exclusivamente, apenas, prescinde, somente, entre muitos outros. 

    Com isso tudo agente é claro fica cismado com qualquer expressão um pouco mais "forte" que aprece na questão. 
  • como é bom aprender com os erros!!! examinadores poderiam ver este ponto de vista!
    caso de sinistro...........até hoje não tinha visto este tipo de linguagem
  • A QUESTÃO DIZ QUE É GARANTIDA A RECUPERAÇÃO DOS DADOS. EM MOMENTO ALGUM DIZ SE ESSA RECUPERAÇÃO É TOTAL OU PARCIAL, ENTÃO, DE QUALQUER FORMA, A RECUPERAÇÃO DESSES DADOS REALMENTE É GARANTIDA. É FATO QUE AS QUESTÕES DO CESPE SEMPRE NOS DEIXAM COM "UM PÉ ATRÁS", ENTÃO A LEITURA ATENTA É IMPRESCINDÍVEL. ESSA QUESTÃO FALA SOBRE O BACKUP CÓPIA.
  • Esse item me custou 2 pontos preciosos nessa porva.Embora não fossem suficientes,tirei 74 e precisava de 77, seria melhor do que perdê-los.

    No World Trade Center, um arquivo com uma única cópia armazenada em dois HD´s, um em cada torre, poderia ser recuperado? Esse procedimento GARANTIU a recuperação em caso de SINISTRO? Errar é uma coisa, não acatar um recurso em uma questão como essa é no mínimo desrespeito.
  • Acertiva Certo
    KKK, CESPE e suas relações de amor e ódeio...

     Vejo que temos concurseiro aqui, em um nível muito bom em informática, e é exatamente por esse motivo que acho que não precisamos nos apegar tão fundo em uma afirmativa da banca, ainda mais por se tratar de uma questão de público alvo não técnico, acho que ela elaborou a questão no nível certo pra selecionar técnico administrativo, pois a dificuldade da questão mora só em algumas denominações do tipo; sinistro, e diretórios físicos... que confesso, se não fosse o mercado de seguros, não saberia nem o que era!!!

    Em síntese, uma boa questão
    .
  • Faço quórum com os colegas, a palavra garante deixa o item incorreto.

    Sem mais...
  • caro Guerreiro, o que você afirmou em sua hipótese é que a única coisa que foi garantida foi "a possbilidade da recuperação" e não a recuperação em si. Ou seja, a questão deveria ser considerada errada. 
  • Parem de procurar cabelo em ovo!

  • É o tipo da questão que a CESPE usa para fraudar resultados. Se todo mundo reclamar ela anula a questão, caso contrário ela deixa assim mesmo.

    Um absurdo.

  • Pensem da seguinte forma: Se eu tiver almoçando com alguém e conversando como eu garanto a recuperação de arquivos importantes eu diria:

    - Eu coloco em 3 HDs distintos, 5 pendrives, na memória do celular quando ligado no usb, em DVD, etc...

    Posso dizer que garanti a recuperação de arquivos? Sim, Claro.

    Portanto resposta: CORRETA.

  • Acertei... mas não garante porra nenhuma...

  • Se fosse "poderá garantir"... aí sim! 

  • Definitivamente inadmissível o termo GARANTE em se tratando de uma questão de concurso super concorrido com assertiva de CERTO e ERRADO.

  • Nas questões de informática da CESPE, quando eu leio palavras como "garante", "elimina", "protege", "exclui", "Recupera" entre outras.. faço uma cara feia.. fecho os olhos.. escolho certo ou errado e largo nas mãos de Deus... hahahahhaha

  • esta questão está mais para materia de arquivologia do que infomatica.como é interessante quando as materias se interrelaciona.rssrs...


  • Maliciosa ñ... CESPE.

    GARANTE A RECUPERAÇÃO...

    AHHH CESPE ASSIM A FIRMA QUEBRA...


    FORÇA E FÉ

  • Típica questão Objetiva do Cespe que está mais para Subjetiva!
    É aquela questão CORINGA! Ela pode dar tanto um resultado quanto outro, a depender do interesse da banca!
    Se o CESPE quisesse ter considerado ela ERRADA, ele o faria tranquilamente. Como quis considerá-la certa, por algum motivo, o fez!!
    A expressão "que garante" dá noção de certeza ao enunciado!! Isso está errado, pois não se pode dizer que o fato de eu ter feito backup em 10 mídias diferentes, fará com que eu tenha recuperados meus arquivos. E se, mesmo tendo feito backup em 10 mídias diferentes, eu vir a perder todas elas em um incêndio?? Isso garantiu a recuperação???
    Se o CESPE tivesse dito "pode garantir", aí sim a questão estaria perfeita, já que poder nem sempre é dever!!
    Cespe, Cespe...você anda beneficiando alguém???

  • Garante? TÁ SERTO!


    Esse CESPE...

  • Tem cara aqui que ta ficando bitolado de tanto estudar e se continuar analisando quentões dessa forma vai rodar sempre.

    É lógico que se eu fizer um backup em 5 mídias diferentes e guardá-las em 5 países diferentes, por ex., eu irei ter a garantia de recuperação dos dados. 

    Existe a possibilidade de perder todas essas mídias simultaneamente? Existe, claro, assim com existe a possibilidade de alguém quebrar uma chave criptográfica de 4096 bits. Ou seja, se você considerar que uma chance em "zilhões" deixa de garantir algo, vc deveria, nesse exato momento, correr para fora do seu prédio, pois a chance de ele desabar, agora, é consideravelmente maior do que desabar os 5 onde estão as hipotéticas mídias. 

    Brincadeiras à parte, é preciso um pouco mais de interpretação e entender que algo praticamente impossível, para as bancas, é impossível.

  • Aparentemente o entendimento do CESPE mudou.

    Vejam essa questão recente:

    Q360885 

    Prova: CESPE - 2014 -MDIC - Agente Administrativo

    A definição e a execução de procedimentos regulares e periódicos de becape dosdados de um computador garante adisponibilidade desses dados após eventuais ocorrências de desastresrelacionados a defeitos tanto de hardware quanto de software.

    ITEM DADO COMOERRADO.


  • Pra "botar lenha na fogueira" e mostrar a incoerência do CESPE, veja a Q360885, dada como errada: "A definição e a execução de procedimentos regulares e periódicos de becape dos dados de um computador garante a disponibilidade desses dados após eventuais ocorrências de desastres relacionados a defeitos tanto de hardware quanto de software."

    -Precisamos de uma lei regulamentado os concursos, e de uma instância superior às bancas que adentre no mérito...

  • É impossível garantir. Essa questão deveria ter o gabarito mudado! A banca errou feio e não quis admitir. Mas chega de mimimi vamos pras próximas. Não precisa cortar os pulsos ainda ... pelo menos no meu caso ainda há muito o que estudar.

  • Gabarito: CERTO


    Eu não vi erro na questão, pois ela mencionou: "diretórios fisicamente distintos".

    Se os dados forem corrompidos em um determinado HD com S.O, mas os dados relevantes do servidor estiverem em outro HD, tais dados estarão preservados.

  • Coisa do Cespe mesmo... ter 2 pesos e 2 medidas em questões cobrando o mesmo assunto. Esse ano é certo, ano que vem a mesma questão é errada.

  • dúvida: é isso que se chama RAID?

  • É muito bom comentar a questão aqui depois que o gabarito saiu.  Ao saber o gabarito todo mundo justifica a sua resposta baseado nele.Quero ver na hora da prova

  • Gabarito. Certo.

    Exemplos manter dados armazenados em Pendrive, HD externo, fitas, e principalmente em nuvem muito utilizada hoje em dia.

    Isso facilita bastante a recuperação de dados perdidos ou danificados,

  • Engraçado!!! (Só que não) Na questão Q360885 - A definição e a execução de procedimentos regulares e periódicos de becape dos dados de um computador garante a disponibilidade desses dados após eventuais ocorrências de desastres relacionados a defeitos tanto de hardware quanto de software. 
    O termo "garante" tornou o gabarito da questão ERRADO e agora, o mesmo termo não justifica o mesmo gabarito. Lógica nenhuma!

  • garante a presença das mães dos membros da banca em um bordel de estrada.

    O atentado de 11 de setembro em NY foi responsável pela perda de dados substanciais de vários escritórios pois eles fizeram backup em diretórios diferentes e, para maior garantia, armazenaram esses backups na outra torre. As duas foram abaixo, os dados se perderam. Gabarito EVIDENTEMENTE errado. 

  • A discussão gera assunto "pra muito boteco"... Se quiséssemos dissertar sobre o termo "garantir", poderíamos escrever páginas e mais páginas acerca do tema. Mas, como queremos ser aprovados no concurso (pelo menos é o que eu penso que a maioria quer), sejamos objetivos:


    Questões de informática, da banca CESPE, tratando de backup (ou becape), tem uma regra básica:
    falou em discos distintos, locais de armazenamentos distintos, pode considerar que há garantia de recuperação.
  • Daí complica né... uma hora garante e outra não?? 

  • Concordo com a Eliabe, uma questão garante e a outra não. #vidadeconcurseiro.


    Acreditar sempre e desistir nunca!

  • Prezados,

    Quando gravamos arquivos em diretórios fisicamente distintos, aumentamos a possibilidade de podermos recuperar o arquivo em caso de falha em uma das pastas.
    Exemplo , podemos pegar um arquivo importante que está no HD da máquina em C: e armazena-lo em um pendrive em D: , dessa forma estaríamos salvando o arquivo em pastas fisicamente distintas e teríamos a possibilidade de recuperar os dados caso um dos discos apresentasse problema.
    Entretanto essa garantia não é absoluta, podemos mesmo assim não conseguir recuperar os dados se uma falha ocorrer tanto no HD quanto no pendrive.

    A questão foi dada como correta.


  • Esse garante...

  • Já respondi uma questão da cespe bem parecida com essa, que falava da garantia de se recuperar os dados, e foi dada como errada, porque mesmo fazendo o backup não há garantia de que o backup não dará problema ao ser recuperado. Questão ao meu ver ERRADA

  • Parece que nesta questão de becape o CESPE é bem metódico mesmo. Tem que ser um procedimento certinho para estar certo. Não adianta apenas "fazer cópia".

  • Se na minha prova cair becape com GARANTE eu deixo em branco, simples assim.

  • Depende! 

    E se o sinistro ocorrer justamente no Pen Drive ou HD externo que utilizei para fazer o becape?? 
    E se eu for extremamente azarado e o sinistro ocorrer no meu notebook e no HD externo que utilizei para o becape?? 
    E se eu fizer o becape de um arquivo contaminado??

    O que eu quero dizer é que o termo "sinistro" está totalmente vago na questão (possibilitando várias situações/interpretações), e dizer também que GARANTE é muito forçado. Hoje, não consigo imaginar um becape mais seguro do que o armazenamento na nuvem, ainda sim não posso afirmar que esse tipo de becape irá me garantir a recuperação dos dados no caso de um possível sinistro. Essa banca é bem controversa quando o assunto é becape, então o melhor a se fazer é deixar em branco como sugeriu nosso amigo Kelwin Agostinho. 
  • É DIFICIL ENTENDER...

  • CESPE diz que garante, CESPE diz que não garante, CESPE diz que garante, CESPE diz que não garante.

    Amigos, no dia da prova levem uma moeda para jogar para cima e responder essas questões ; )

  • Prova: CESPE - 2014 -MDIC - Agente Administrativo

    A definição e a execução de procedimentos regulares e periódicos de becape dos dados de um computador garante a disponibilidade desses dados após eventuais ocorrências de desastres relacionados a defeitos tanto de hardware quanto de software.

    ERRADO

    É claro que não garante,só pensar,e se o dano for no HD? Já era becape!

  • Quer dizer que se o prédio pegar fogo, ta garantida a recuperação? kkkkkkkkkk

  • Essa questão é uma PIADA!

    Não garante nada! Não há certeza!

  • Autor: Leandro Rangel , Analista de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU)

    Prezados,

    Quando gravamos arquivos em diretórios fisicamente distintos, aumentamos a possibilidade de podermos recuperar o arquivo em caso de falha em uma das pastas.
    Exemplo , podemos pegar um arquivo importante que está no HD da máquina em C: e armazena-lo em um pendrive em D: , dessa forma estaríamos salvando o arquivo em pastas fisicamente distintas e teríamos a possibilidade de recuperar os dados caso um dos discos apresentasse problema.
    Entretanto essa garantia não é absoluta, podemos mesmo assim não conseguir recuperar os dados se uma falha ocorrer tanto no HD quanto no pendrive.

    A questão foi dada como correta.

  • Cespe, Cespe!!!! Que padrão seguir, "amada"?

    "Garantir", sendo considerado como correta ou "garantir", sendo considerado com errada???  Puxa vida!

  • Não dá para entender essa banca, juro que não dá!!


    Se o, meu, armazenamento estiver no pendrive e esse tomar "aquele banho de água" não tenho como GARANTIR essa recuperação.

  • Gabarito: CERTO?


    Apenas ratificando o comentário do nosso colega Kelwin Agostinho. Caso na prova cair becape com GARANTE se não quiser arriscar um ponto, deixe em branco.
  • Fala sério! essa questão tem que estar errada, como vai garantir coisa alguma, só pq coloquei em diretórios distintos, se nem as torres gemeas dos USA, garantiu documentos de uma torre p outra!!! Dirá de um diretório p outro!!!


  • Sinceramente, informática CESPE só com a benção divina!!!

  • kkkkkkkkk é desse jeito Fábio.  :(

  • Tem questões que o ´´GARANTE´´  deixa a questão errada e agora o ´´GARANTE´´ não deixou a questão errada...afffff... Cespe minha querida resolva o que você quer.

     

  • Cespe é você quem garante? porque você é a poderosa que o cara morre de estudar e não gabarita uma prova sua, porque as vezes você faz questões que nem mesmo você sabe se é certa ou errada e a gente tem que adivinhar.

  • kkkk vocês são muito engraçados. É rir pra não chorar. Já que, infelizmente, o que importa é a opinião da banca, e não a minha, nem a de vocês, nem a do professor, podemos concluir que, PARA A CESPE, quando os dados forem salvos em lugares distintos, a recuperação é garantida. Observem que, nessa outra questão trazida por vocês e que foi considerada errada, em nenhum momento é dito que os becapes foram feitos em lugares diferentes, dando a entender que foram realizados na mesma máquina, ou seja, em um único lugar. Acho que é com esse entendimento que devemos ficar.

  • Mesmo sendo em outro pc, nada está garantido. Discordo deste gabarito. Olha algumas questões do CESPE que costumar cair com "garante":

    1-  A realização de becape dos dados de um computador de uso pessoal garante que o usuário recuperará seus dados caso ocorra algum dano em seu computador. E Nada é 100%...

    2-  A definição e a execução de procedimentos regulares e periódicos de becape dos dados de um computador garante a disponibilidade desses dados após eventuais ocorrências de desastres relacionados a defeitos tanto de hardware quanto de software. E

    3- Fazer um backup de um arquivo de uma unidade mapeada na rede garante que todas as alterações desse arquivo serão armazenadas automaticamente.E


  • Colega Ghuiara, infelizmente, em se tratando de Cespe, esse tipo de questão nem pode ser levado como parâmetro. É um tipo de assertiva que ela tanto pode considerar certa como errada. Falo isso não porque estou com raiva de ter errado a questão, mas porque o Cespe, apesar de ser "a banca", ela é incoerente em alguns tópicos. Se pegares questão desse tipo posterior ou anterior a essa, verás que algumas têm o gabarito dado como errado. É colocar na mão de Deus e seja o que Ele quiser.

  • Faço dez vezes essa questão e erro onze;rs


  • Gabarito: Certo.

    Eu costumava salvar meus arquivos num CD, quando formatava o computador, perdia tudo, depois fazia a recuperação dos arquivos pelo CD.

  • Rsrsrs rindo com os comentários, mesmo que a terra exploda kkkk , se a terra explodir vc pode mandar um pen drive para Marte rsssss 

    dançando conforme a música cespeana : se falar outros diretórios especificamente, garante, se não falar, não garante ... 

     

    E vamo que vamo :) 

  • CESPE DEVERIA PARAR DE USAR ''EVITAR'' E ''GARANTIR'' NAS QUESTÕES POIS EM UMA É UMA COISA E OUTRA TEM OUTRA INTERPRETAÇÃO.

  • Q404084

    Acerca dos procedimentos de segurança e de becape, julgue os itens subsecutivos.

    A realização de becape dos dados de um computador de uso pessoal garante que o usuário recuperará seus dados caso ocorra algum dano em seu computador.

    GABARITO: ERRADO

     

    Conclusão: Esses caras fazem o que querem, acham que somos palhaços!!!

  • RESUMINDO A QUESTÃO: 

    BACKUP + GARANTE = DEIXAR EM BRANCO!

  • Acredito que na questão que o Franklin postou o gabarito esteja de acordo, pois não diz onde será feito o becape, e se for no próprio computador? Não vai garantir mesmo. Nessa questão aqui, o gabarito é duvidoso, pois não é possível garantir, pois pode haver um problemas nos dois, mas é mais certa que a que vc postou, uma vez que diz que seerá em aparelhos distintos, mas deixaria em branco. 

  • Aaf, uma hora gante, outra hora não garente...

  • Pessoas, a questão está corretinha!

    Quando se fala "diretório fisicamente distintos" quer dizer em outro HD e em se tratando de banca de concursos, ela quer dizer: armazenando em HD separados, em locais separados, em países separados, em planetas separados.

    É marcar correto e ir para o abraço.

  • A meu entender , quando ele especificou que é em caso de sinistro ele validou o garante ! 

  • Quero ver se eu fizer meus backup`s em 10 lugares físicos diferentes e um terremoto seguido de uma tsunami vim e destruir minha cidade se meus arquivos estarão garantidos.

  • CARACA! RI mto com os comentários dessa questão... tem colega falando em "satélite" outro falando em "outro planeta".. hahahahaahahah Vamos começar a filosofar aqui daqui a pouco sobre a teoria do Big Bang, questão ridícula. NÃO EXISTE SEGURANÇA GARANTIDA! O Professor com o comentário mais útil está correto. 

    PS: E se o satélite explodisse junto com a terra?

    e Se todos os planetas também explodissem?

    aff nem acredito que tem que falar sobre isso.

  • Cespe cespe cespe. Típica questão para confundir qualquer um candidato, sabemos que a banca justamente abole esse tipo de cobrança, que não garante absoluto. Aí me tem essa questão, sendo que há diversas outras em que o garante é não garantir total segurança. Um poderá nessa questão seria compreensível. E na prova? Uma dessas, iria de ERRADO, facilmente, o candidato pira o cabeção... foda.


    GAB CERTO, discordo.

  • fica complicado assim!!!! 

    em VÁÁÁÁRIAS questões, a própria CESPE considerou o termo GARANTE como errado assim como o procedimento de salvar arquivos em outros locais (fisicamente distintos) também ser considerado NÃO SEGURO, tendo em vista que pode haver erro na hora do procedimento do becape e não ser possível a recuperação dos dados. 

    CESPESQUIZOFRÊNICA... 

    faz o que bem entende!

  • POO CESPEEEE COMO ASSIM???? ACABEI DE RESOLVER UMA QUESTÃO QUE FALA EXATAMENTE O CONTRÁRIO KKK 

    Q404084 Noções de Informática   Segurança da Informação Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos de Nível Superior 

    A realização de becape dos dados de um computador de uso pessoal garante que o usuário recuperará seus dados caso ocorra algum dano em seu computador. GABARITO: ERRADO = Não há garantia de nada.

  • E se cair uma bomba nuclear na cidade? E meus dois HDs estavam na cidade? GARANTE sqn!

  • Não adianta, se eu ver uma questão de informática dizendo "garante", já marco errado. Briguemos nos recursos depois se ela estiver certa.

  • Para termos mais certeza que o gabarito está errado, DOIS PROFESSORES responderam essa questão dizendo que PODERÁ GARANTIR e não afirmando que é garantido, olhem os comentários:

    Comentário Prof. Fernando Nishimura: "Questão maliciosa.
    Correto.
    Ao citar 'diretórios fisicamente distintos', significa que estão em unidades de disco diferentes, separadas, e não no mesmo disco físico. Assim, os diretórios de um disco no computador, na unidade C, que foi duplicado em um HD externo, na unidade F, é um hábito que 'poderá' garantir a recuperação dos dados em caso de sinistro."

     

    E para termos mais certeza de que a questão está errada, outro professor do QC em seu comentário afirma não ter garantia. Comentário Prof. Leandro Rangel "Exemplo , podemos pegar um arquivo importante que está no HD da máquina em C: e armazena-lo em um pendrive em D: , dessa forma estaríamos salvando o arquivo em pastas fisicamente distintas e teríamos a possibilidade de recuperar os dados caso um dos discos apresentasse problema. Entretanto, essa garantia não é absoluta, podemos mesmo assim não conseguir recuperar os dados se uma falha ocorrer tanto no HD quanto no pendrive"

     

    #NãoAosComentáriosDesnecessários #NãoAosComentáriosRepetidos

  • O interessante é que, pela lógica, ao negarmos uma afirmação verdadeira, ela torna-se falsa. O  que não ocorre para a assertiva em tela. Se não vejamos:

    "Manter arquivos importantes armazenados em diretórios fisicamente distintos é um hábito que NÃO garante a recuperação dos dados em caso de sinistro."

    Ralmente o fato de armazenarmos arquivos em diretórios distintos não assegura de forma inequívoca a recuperação dos dados, o que torna assertiva acima verdadeira. Dessa forma, é evidente a contradição entre uma afimação e a negação dessa afinação serem concomitatemente verdadeiras.

     

    "Não ha um mal que não venha para um bem"

     

  • EM UMA QUESTAO MAIS RECENTE O GABARITO ESTA ERRADO, AGORA ME VEM ESSA COM GABARITO CERTO.

    TNC CESPE

  • cespe sendo cespe...

  • Gabarito correto, mas discordo.

    Em informática, nada é 100% garantido.

    Imagine a situação da questão, porém, a empresa é lá no Japão e tem um tsunami e acaba com a cidade inteira, logo, não teria como recuperar os dados, pois estes "diretórios fisicamente distintos" estariam perdidos tbm...

  • Nada garante, merda de questão.
  • Esse "garante" dessa questão é aquele 1% vagabundo.

  • EXISTE OUTRAS QUESTÔES QUE O CESPE NEGA ESTA AFIRMATIVA ......NÃO GARANTE ....

  • não tem garantia de gabaritos  iguais para questões equivalentes, imagina para esse  backup kkkkkk 

  • Pessoal a questão é de 2013. Acredito que hoje a CESPE não concordaria com o gabarito,até pelo histórico das questões parecidas recentes.

  • achava que nada fosse garantido no mundo da informática rs

  • "GARANTE" não, PODE vir a garantir.

  • Questão passível de recurso.

    Garante é FOD#...

  • Esse "garante" forçou a barra.

  • Com todo respeito, o professor Fernando Nishimura não é tão "mito" assim. Depois de muitas resoluções de questões, percebi que ele simplesmente concorda com todos os gabaritos do Cespe, por mais bizarros que sejam. Na correção desta questão, se o gabarito fosse "errado", aposto que o referido professor teria se embasado o termo "garante" da questão para, assim como faz com as demais questões, concordar o gabarito da banca.

  • Há uma questão que fala exatamente isso, uma mais recente, e o gabarito foi ERRADO. 
    "Não garante".  
    É muito crack que esse examinador usa, quando ta sóbrio é uma coisa, quando ta doidão é outra.

  • Questão antiga. O posicionamento atual da Cespe para a salvaguarda de arquivos por meio de becape é: aumenta a chance de recuperação em casos de sinistros, mas NÃO GARANTE, devido haver possibilidade de eventos avulsos também com a forma de armazenamento utilizado no becape (ex: arquivo ser corrompido).

  • Vou terminar indo para um psiquiatra com estas questões de becape da cespe... Garante, não garante, garante, não, não garante mais....porra ta foda!

  • Para nossa tristeza informática assim como Direito é uma matéria que tb se atualiza. E, como falado pelos colegas atualmente a banca entende que o backup nao garante a recuperação dos dados

  • Q404084 - Noções de Informática  - Segurança da Informação - Ano: 2014

    Banca: CESPE - Órgão: FUB

    Acerca dos procedimentos de segurança e de becape, julgue o item subsecutivo.

    A realização de becape dos dados de um computador de uso pessoal garante que o usuário recuperará seus dados caso ocorra algum dano em seu computador.

     

    Gab, ERRADO.

     

    Eai? como ficamos?

     

  •  CERTO!!. HÁ GARANTIA QUANDO O BECAPE É FEITO EM UNIDADE DIFERENTE. MAS SE A QUESTÃO NÃO FALAR QUE É EM UNID. DIFERENTE, ESTÁ ERRADA. VEJA ESSA QUESTÃO:

    Q404084 - Noções de Informática  - Segurança da Informação - Ano: 2014

    Banca: CESPE - Órgão: FUB

    Acerca dos procedimentos de segurança e de becape, julgue o item subsecutivo.

    A realização de becape dos dados de um computador de uso pessoal garante que o usuário recuperará seus dados caso ocorra algum dano em seu computador.

     

    Gab, ERRADO.

  • Se eu marcar uma questão dessa como certa, irei erar outras 5!

     

  • ....GARANTE a recuperação de dados...

    Aí eu fiz o becape em um disco corrompido... Pronto! Quem vai me GARANTIR? Alá?

    Mais uma questão que deveria ser anulada!

  • Se o CESPE é superior ao STF (em questões de direito) quem sou eu para questionar.

    Porém nesta questão eu marcaria errada e GARANTIRIA acertar todas demais questões que usam o termo GARANTE como erradas.

    Próxima!!!

  • CERTO

     

    Apesar de NADA ser 100% garantido em TI, principalmente em segurança da informação, a questão traz o becape que não deixa de ser uma forma de garantir a recuperação dos dados em caso de sinistro, pois estarão salvos em locais físicos distintos. 

     

    Pen Drive

    HD externo

    Icloud

    E vários outros locais para a guarda de arquivos e demais documentos digitais. 

  • GABARITO CERTO


    BACKUP é a cópia de um ou mais arquivos guardados em diferentes dispositivos de armazenamento. Se, por qualquer motivo, houver perda dos arquivos originais, a cópia de segurança armazenada pode ser restaurada para repor os dados perdidos.


    bons estudos

  • Certo


    Ao citar 'diretórios fisicamente distintos', significa que estão em unidades de disco diferentes, separadas, e não no mesmo disco físico. Assim, os diretórios de um disco no computador, na unidade C, que foi duplicado em um HD externo, na unidade F, é um hábito que 'poderá' garantir a recuperação dos dados em caso de sinistro.

  • Essa questão deveria ter sido anulada ou ter seu gabarito alterado. O garante compromete a questão. Não é possível garantir a recuperação dos dados em caso de sinistro se, por exemplo, os arquivos estiverem armazenados em diretórios fisicamente distintos em um mesmo computador.

    Gabarito: CERTO (Porém, a questão deveria ser ERRADO).

  • Achei que o termo "garante" não exisitia na informática. Essa é só mais uma daquelas questões subjetivas da cespe, onde a questão pode estar tanto certa quanto errada.

  • garante né?

  • Garante é bronca.

  • Querendo ou não, é o entendimento da Banca. Vejamos abaixo uma questão na qual ela não mencionou sobre os locais físicos diferentes e considerou-a como errada.

    CESPE - 2014 - FUB - Conhecimentos Básicos - Todos os Cargos de Nível Superior

    A realização de becape dos dados de um computador de uso pessoal garante que o usuário recuperará seus dados caso ocorra algum dano em seu computador.

    Errado.

    Becape garante a recuperação dos dados SE os dados e sua cópia de segurança, estiverem em locais físicos diferentes.

  • cespe:

    questões com "garante" certas: 50%

    questões com "garante" erradas: 50%

  • Questão com essa garante a ingabaritividade CESPE.

  • armazena em outro servidor do mesmo prédio, dai o sinistro é no prédio, e ai como fica? kkkkkkk

    esse cespe é engraçado.

  • Se perguntas de backup o CESPE se enrola já pensou questão de programação. :/

  • GARANTE????? Esse gabarito está certo?

    Qual será o local que ele irá armazenar esses arquivos que vai GARANTIR a recuperação?? Na torre dos Vingadores???

  • Questão típica de "vai na fé" kkkk péssima essa questão..

  • Questão equivocada, NÃO GARANTE NADA...

    CESPE, CESPE....

  • Questão equivocada, NÃO GARANTE NADA...

    CESPE, CESPE....

  • esse garante as vezes tá certo, as vezes errado. eu hein
  • Essa palavra "garante" não combinou muito bem não.

  • Acertou, amigao? Pelo jeito voce não pegou a malicia da banca ainda.

  • Garante? se eu tiver dois dados em locais distintos um em Fukushima e outro em Nagasaki?

  • Então quer dizer que se os dois lugares onde estão os arquivos forem destruídos, como irá garantir a recuperação, impossível! Questão errada ao meu ver.

  • esse garante é maroto. A banca coloca o gabarito que quiser e justifica da forma que lhe convir.
  • Errei por causa do ''garante'' Maldoso demais kkkk

  • kkkkkkkkkk CEBRASPE, te amo e te odeoi kkkkkkkk

  • Pessoal se apegou demais na técnica do Nishimura e esqueceu de estudar, ai vem uma questão dessas e se lascam aushaus

  • todo mundo errou, inclusive quem deu luz ao examinador.

  • INÚMERAS questões do CESPE, dizendo basicamente a mesma coisa, inclusive com o garante, estão erradas.

  • Essa cespe esta de sacanagem, nmrlllll... quando eu acho que entendi o pensamento deles eu vou e err uma questçao que tinha errado há alguns meses e errei de novo sendo que marquei o oposto de meses

  • Essa cespe esta de sacanagem, nmrlllll... quando eu acho que entendi o pensamento deles eu vou e err uma questçao que tinha errado há alguns meses e errei de novo sendo que marquei o oposto de meses

  • Baseado em outras questão do mesmo assunto da banca, temos que ficar atentos ao seguinte:

    Quando ela falar que o backup garante o acesso aos arquivos está errada, pois ela não especificou onde estariam estes arquivos.

    Quando ela falar que os arquivos estão armazenados em locais diferentes (DIRETÓRIOS DISTINTOS) esta correta. Foi o que ela fez nesta questão.

    Manter arquivos importantes armazenados em diretórios fisicamente distintos é um hábito que garante a recuperação dos dados em caso de sinistro.

  • É, vai garantir se guardar esse arquivo no ... do examinador, ai garanto que ele n vai deixar ngm por a mão

  • GARANTIR.????

    TA DE SACANAGEM

  • Essa na prova ficaria em branco!! Se tu sabe, erra. Se não sabe, acerta!

  • Estou começando achar que, quanto mais estudo, menores são as chances de passar.!

    CesPeeeeeeeeeeeeeeeee

  • Ao citar 'diretórios fisicamente distintos', significa que estão em unidades de disco diferentes, separadas, e não no mesmo disco físico. Assim, os diretórios de um disco no computador, na unidade C, que foi duplicado em um HD externo, na unidade F, é um hábito que 'poderá' garantir a recuperação dos dados em caso de sinistro.

  • Se fosse auxiliar ficaria mais viável a questão

  • Tipo de questão que a cespe da o gabarito que quer... extrapolação total afirmar que garante a recuperação de dados

  • Pô, ta de sacanagem né?

  • Ainda bem que esse Sinistro foi totalmente controlado... Assim garantindo a recuperação dos dados.

  • Possibilita, mas garantir é osso

  • Já vi várias questões serradas exatamente pelo “garante“.