SóProvas


ID
971248
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MCT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

      O Brasil tornou-se a sexta maior economia do planeta, ultrapassando o Reino Unido, segundo o britânico Centro de Pesquisa para Economia e Negócios. Pelas previsões, até 2020, o Brasil poderia ainda passar Alemanha e França, mas seria ultrapassado por Rússia e Índia, mantendo-se, portanto, na sexta colocação. Simulações feitas com base nos dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostram que, só em 2032, o Brasil poderia alcançar o padrão de vida hoje desfrutado pelos ingleses.

O Globo. 27/12/2011, capa (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos característicos da sociedade brasileira, nos quais historicamente avultam desigualdades econômicas e sociais, julgue os itens que se seguem.



Relativamente às relações comerciais entre duas das mais importantes economias emergentes mundiais, a balança pende favoravelmente ao Brasil em sua parceria com a China, pois as importações de commodities — sobretudo minério de ferro, soja e petróleo refinado — pelo país asiático não são sobrepujadas pelas exportações chinesas de produtos manufaturados ao Brasil.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada. É correta a afirmação de que o Brasil tradicionalmente tem superávit em sua relação comercial com a China. No ano de 2012, em que a questão foi feita, o superávit foi de quase 7 bilhões de dólares, segundo dados do MDIC. Já em 2013, o superávit foi de 8,7 bilhões. Apenas em 2007 e 2008 o Brasil teve déficit no comércio com a China. O erro da questão é muito sutil. O Brasil realmente tem o minério de ferro, a soja e o petróleo dentre os principais produtos exportados para a China. Entretanto, o petróleo exportado é sobretudo bruto, e não refinado, como se afirma na questão.






  • Não assinalei a "D" justamente pela expressão "Superior".