- ID
- 971269
- Banca
- CESPE / CEBRASPE
- Órgão
- MCT
- Ano
- 2012
- Provas
-
- CESPE - 2012 - MCT - Tecnologista Pleno - Tema III
- CESPE - 2012 - MCT - Tecnologista Pleno - Tema V
- CESPE - 2012 - MCT - Todos os Cargos - Conhecimentos Básicos - Temas III, IV, V e VI
- CESPE / CEBRASPE - 2012 - MCT - Tecnologista Pleno - Tema IV
- CESPE / CEBRASPE - 2012 - MCT - Tecnologista Pleno - Tema VI
- Disciplina
- Atualidades
- Assuntos
O crime por encomenda retorna ao noticiário policial do país, seja na forma de um assassinato à queima-roupa à mesa de um bar, ou na degola serial que ceifou sete vidas em uma fazenda: exemplos de brutalidade em um Brasil onde a posse da terra, a disputa política e a desavença pessoal ainda são decididas pela justiça das próprias mãos.
O Estado de S. Paulo. Caderno Aliás, 6/5/2011, capa.
O crescimento da violência no país nos últimos trinta anos produziu uma estatística trágica: cerca de 1,1 milhão de pessoas foram assassinadas nesse período. Apenas no ano passado, foram mortas cinquenta mil pessoas, ou cento e trinta e sete por dia, média superior ao massacre do Carandiru. Esses números são muito maiores aos registrados, por exemplo, em cinquenta e três anos de disputa entre Israel e árabes, que levou à morte de 125 mil civis.
O Globo. 15/12/2011, capa (com adaptações).
Tendo os textos acima como referência e considerando a amplitude do tema por eles suscitada, julgue os próximos itens.
O contingente de crianças, adolescentes e jovens vitimados pela violência, mortos por causas não naturais, é pouco significativo no conjunto das pessoas assassinadas no período focalizado no segundo texto. Nessa faixa etária, a maioria esmagadora de vítimas é do sexo feminino.