SóProvas


ID
971398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a segurança da informação, procedimentos, práticas e outros aspectos.


Considere que o usuário de um computador com sistema operacional Windows 7 tenha permissão de administrador e deseje fazer o controle mais preciso da segurança das conexões de rede estabelecidas no e com o seu computador. Nessa situação, ele poderá usar o modo de segurança avançado do firewall do Windows para especificar precisamente quais aplicativos podem e não podem fazer acesso à rede, bem como quais serviços residentes podem, ou não, ser externamente acessados.

Alternativas
Comentários
  • O que o Firewall do Windows com Segurança Avançada faz?

    Firewall do Windows com Segurança Avançada fornece várias funções em um computador com Windows Vista ou Windows Server 2008:

    • Filtragem de todo o tráfego de IP versão 4 (IPv4) e IP versão 6 (IPv6) entrando ou saindo do computador. Por padrão, o tráfego de entrada é bloqueado, a menos que seja a resposta a uma solicitação de saída anterior do computador (tráfego solicitado) ou seja especificamente permitido por uma regra criada para permitir o tráfego. Por padrão, todo o tráfego de saída é permitido, exceto para regras de proteção de serviço que impedem os serviços padrão de se comunicarem de maneiras inesperadas. Você pode escolher permitir o tráfego com base em números de porta, endereços IPv4 ou IPv6, o caminho e o nome de um aplicativo ou o nome de um serviço que esteja em execução no computador, ou outros critérios.
       
    • Proteger o tráfego da rede entrando ou saindo do computador com o protocolo IPsec para verificar a integridade do tráfego da rede, autenticar a identidade dos computadores ou usuários de envio e recebimento, e opcionalmente criptografar o tráfego para oferecer confidencialidade.
    FONTE: http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc772589%28v=ws.10%29.aspx
  • Apenas fugindo um pouco da questão, mas conhecendo um pouco sobre o Windows 7:
    Anteriormente com o condinome Vienna, é o sucessor do Windows Vista que inclui uma série de novos recursos e melhorias. Teve sua versão Beta lançada em janeiro de 2009 para todos aqueles que se interessassem por testá-lo (conhecidos como Beta-Testers), sendo distribuído gratuitamente pela Microsoft em seu site (versão em inglês). Na versão Beta, já se podia perceber pequenas mudanças, com maior integração a processadores de múltiplos núcleos e inicialização mais rápida. Apresentou ainda um versão Release Candidate, em maio de 2009, com diversas melhorias em relação à versão Beta e já bastante próxima a versão final. Foi lançado em 22 de outubro de 2009.
    O Windows 7 incluiu inovaçoes na interface, utilizando ícones maiores na barra de tarefas ( taskbar), semelhante ao Mac OS (dockstation), com com maior nível de transparência em relação ao Windows Vista. Na nova barra de tarefas, o usuário pode fixar programas (como fazia nas versões anteriores através da barra Inicialização Rápida), porém, diferentemente, ao abrir um programa fixado, o mesmo atalho se transforma na janela aberta, não exibindo um segundo ícone na barra de tarefas. Além disso, ao clicar em um ícone de barra de tarefas e arrastar o mouse para cima como o botão pressionado, é mostrada a Jump List, com uma série de atalhos próprios do programa e lista de arquivos exibidos recentemente por ele. Há também a função Aero Shake, utilizada para minimizar ou maximizar todas as janelas, clicando na parte superior de uma janela (área transparente)e chacoalhando-a para os lados rapidamente. Também é possível redimensionar uma janela até as bordas superior/inferior clicando e arrastando o mouse sobre a borda da janela. Há também o Aero Peek, ratângulo transparente localizado na extremidade direita da barra de tarefas que permite visualizar a área de trabalho ao passar o mouse sobre ele ou ir para a área de trabalho clicando nele. Também nota-se melhorias no reconhecimento de voz em relação ao Windows Vista. Na versão Ultimate , é possível receber outro idioma para o Windows como atualização opcional. O Windows 7 é a versão mais recente e é vendido na maioria das lojas de informática e grandes magazines. O usuário pode conferir se seu computador tem capacidade para rodar o Windows 7 no site da Microsoft. 
    Dica: O examinador cobra nas provas, na maioria das vezes, a parte comum de um programa, não entrando em detalhes de uma determinada versão. Porque  o que ele quer é só ver se você conhece o mínimo da parte operacional dos programas que constam no edital.

    Fonte: Ana Lúcia Castilho, informática para concursos, p. 141.
  • No gabarito preliminar a questão está CORRETA. QUESTÃO 34. 
    https://www.security.cespe.unb.br/DPF_12_ESCRIVAO/gabaritoObjetiva/files/GAB34E3F631-0B55-4F36-9794-3B6074C61C5E.pdf?
  • Eu achei que a questão tinha um erro ortográfico na frase "da segurança das conexões de rede estabelecidas no e com o seu computador", para mim não fez sentido na hora, reli uma 3 vezes e por fim optei por marcar errado.

    Deveria ter deixado em branco...
  • Justificativa do CESPE:

    "
    Certo. O gabarito é correto. O firewall possibilita o controle indicado. A questão não trata de "cloud storage", nem de "mesa limpa", nem "single-sign-on". O uso da linguagem vernacular está correto. "... estabelecidas no e com o seu computador.", significa "... estabelecidas no seu computador e com o seu computador.". Não há ambiguidade na interpretação. Firewall está no edital, em noções de informática, item "6.4 Firewalls e regras de isolamento e proteção de redes"."

    Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_12_ESCRIVAO/arquivos/DPF_ESCRIV__O_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF

  • Firewall -> Firewall é o nome dado ao dispositivo de uma rede de computadores que tem por função regular o tráfego de rede entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de dados nocivos ou não autorizados de uma rede a outra. Dentro deste conceito incluem-se, geralmente, os filtros de pacotes e os proxy de protocolos.

    Proxy -> Um proxy é um software que armazena dados em forma de cache em redes de computadores. São instalados em máquinas com ligações tipicamente superiores às dos clientes e com poder de armazenamento elevado. Ele não tem função de proteção.

    Resumindo: a função de um Firewall é proteger a rede interna (local), a de um Proxy é conectar uma rede local à internet através de um computador da rede que compartilha sua conexão com as demais máquinas. 

    Bons estudos!
  • Você pode usar o Firewall do Windows com Segurança Avançada para ajudar a proteger os computadores na sua rede. O Firewall do Windows com Segurança Avançada inclui um firewall com monitoramento de estado que permite determinar qual tráfego de rede tem permissão para passar entre seu computador e a rede. Também inclui as regras de segurança de conexão que usam o protocolo IPsec (segurança do Protocolo Internet) para proteger o tráfego à medida que ele é transportado pela rede.

    O Firewall do Windows com Segurança Avançada combina um firewall host e protocolo IPsec (segurança do Protocolo Internet). Ao contrário de um firewall de perímetro, o Firewall do Windows com Segurança Avançada é executado em cada computador que está executando esta versão do Windows e fornece proteção local contra ataques de rede que possam passar pela sua rede de perímetro ou ter origem dentro da organização. Ele também fornece uma segurança da conexão entre computadores permitindo que você exija a autenticação e proteção de dados para comunicações.
     

    O Firewall do Windows com Segurança Avançada é um firewall com monitoração de estado que inspeciona e filtra todos os pacotes para tráfego de Protocolo IP versão 4 (IPv4) e Protocolo IP versão 6 (IPv6). Neste contexto, filtrar significa permitir ou bloquear o tráfego de rede processando-o por meio de regras definidas pelo administrador. Por padrão, o tráfego de entrada é bloqueado, a menos que seja uma resposta a uma solicitação do host (tráfego solicitado) ou seja especificamente permitido (isto é, tenha sido criada uma regra de firewall para permitir o tráfego). Você pode configurar o Firewall do Windows com Segurança Avançada para permitir explicitamente o tráfego especificando um número de porta, nome do aplicativo, nome do serviço ou outros critérios.

    RESPOSTA: CERTA
    FONTE: Ajuda do Windows

  • O que é um firewall?

    Firewall é um software ou um hardware que verifica informações provenientes da Internet ou de uma rede, e as bloqueia ou permite que elas cheguem ao seu computador, dependendo das configurações do firewall.

    Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode ajudar a impedir o computador de enviar software mal-intencionado para outros computadores.

    A ilustração a seguir mostra como um firewall funciona.


  • O firewall pode ser um software (como o firewall do Windows) ou um hardware (usado na entrada de uma rede corporativa, porque não é viável configurar 10000 computadores, um por um...). Existe no firewall a possibilidade de uso do filtro de conteúdo (segurança avançada), e nele podemos incluir exceções ou negações. Nas permissões de segurança, tanto do NTFS como do firewall, as exceções e negações prevalecem sobre as regras e permissões. Portanto, a questão está correta.

  • o firewall atua controlando o tráfego de dados entre o meio externo e o meio interno.

  • Firewall: controla acesso às redes de computadores, evita acessos não autorizados. Pode ajudar a impedir que hackers e softwares mal intencionados acessem o computador pela rede. Apenas usuários do tipo "Administrador" podem usar seu modo de segurança avançado e especificar, precisamente, quais aplicativos podem acessar à rede e quais serviços podem ser externamente acessados.

  • Mestre Nishimura comentou? Os demais comentarios tornam-se desnecessários!

  • Rogério, cada um tem algo para nos acrescentar. O professor Fernando é de grande ajuda para todos, sabemos disso, mas não vamos desmerecer os comentários dos demais colegas, por favor!

  • Iria fazer um comentário fodarástico que iria ajudar todo mundo, mas graças ao comentário do querido colega Rogério, vou guardar pra mim... :)

  • BRUNO LIMA QUER QUE AS PESSOAS FIQUEM AH POR FAVOR FAÇA O COMENTARIO QUE IRA NOS SALVAR .... POR FAVOR ....

    FODARASTICO É AQUELE QUE AJUDA SEM PEDIR NADA EM TROCA, VAI CHORAR PRA LÁ CHATO DE GALOCHA.

  • Bruno Lima, seu comentário com certeza não é FODARÁSTICO, pois você não tem a humildade FODARÁSTICA do Fernando Nishimura. Deu pra perceber pelo seu comentário!

  • Bruno Lima, confessa que voce NÃO sabe a resposta, tenho certeza que errou feio a questão e fica com essa? kkkkkkkkkkkkk. Olha, na farmacia da vida existe um remedio chamado HUMILDADE!!! Anota ai, rapaz!!! Deus me livre!!! aff

  • GABARITO: CERTO

     

    O Firewall do Windows com Segurança Avançada permite configurar e exibir regras detalhadas de entrada e saída, e integrar com o protocolo IPsec (IP seguro). Estas configurações envolvem a especificação de aplicativos que podem fazer acesso à rede e outros detalhamentos conforme descrito na questão.
    É preciso ser um membro do grupo Administradores ou do grupo Operadores de Rede para usar o Firewall do Windows com Segurança Avançada.

     

    Prof. Lênin e Júnior - Estratégia Concursos

     

  • Prezados,

    Conforme imagem abaixo vemos que no firewall do Windows, acessado através do painel de controle, podemos especificar quais aplicativos podem e não podem passar pelo firewall.





    Portanto a questão está correta.

  • ▐▓█▀▀▀▀▀▀▀▀▀█▓▌░▄▄▄▄▄░
    ▐▓█░░▀░░▀▄░░█▓▌░█▄▄▄█░    _/﹋\_
    ▐▓█░░▄░░▄▀░░█▓▌░█▄▄▄█░
       (҂`_´)              ├┬┴┬┴                 
    ▐▓█▄▄▄▄▄▄▄▄▄█▓▌░█████░      ╦╤─ ҉ - -      ├┬┴┬┴         ┌∩┐(_)┌∩┐ 
     ░░░░▄▄███▄▄░░░░░█████░   _/﹋\_             ├┬┴┬┴
                  

                

               FIREWALL

     

    ➣ o Firewall é como se fosse um "vigilante", uma única porta de entrada em uma rede, o cara que controla o tráfego que vem de fora para dentro da rede.

     

    Filtra as portas de conexão TCP, e só !!!

     

    Filtro de Segurança

     

    NÃO é antivírus, NÃO analisa o conteúdo de mensagens de e-mail, NÃO criptografa mensagens, NÃO impede SPAM ou PHISHING, NÃO é antispyware, etc

                                              -  ANTEÇÃO ESPECIAL  - NÃO é ANTIVÍRUS, NÃO DETECTA VÍRUS já instalados no PC

     

    ➣ Ajuda a bloquear a ENTRADA de vírus ou vermes (Worms)

     

    Fiscal de ENTRADAS e SAÍDAS

    -possui um conjunto maior de regras para bloqueio de conexões originadas de fora do computador do que para as conexões originadas de dentro do computador.

     

    Decidi quais aplicativos podem ou não acessar a rede.

     

    NÃO é monitor OU protetor de  registro de sistema

     

    modo de segurança avançado do firewall : pode especificar precisamente quais aplicativos podem e não podem fazer acesso à rede, bem como quais serviços residentes podem, ou não, ser externamente acessados.

     

    pode ser compartilhado (Q65201) (O_o) ????? (Não consigo imaginar um Firewall sendo compartilhado, mas ta nhe..)

     

    - Existem dois tipos de firewall:


    Firewall software (programa)
    ⇒  Firewall hardware (que é uma máquina programada para filtrar as entradas e saídas de uma rede)

    - Qualquer equipamento pode ser compartilhado numa rede, e se eu tiver um firewall hardware também poderei compartilhá-lo (aliás o que é regra em redes empresariais) da mesma maneira que compartilho uma impressora, um cartão de memória, um HD, até um pendrive eu posso compartilhar.

  • naama obrigado pelo impenho

  • O firewall pode ser um software (como o firewall do Windows) ou um hardware (usado na entrada de uma rede corporativa, porque não é viável configurar 10000 computadores, um por um...). Existe no firewall a possibilidade de uso do filtro de conteúdo (segurança avançada), e nele podemos incluir exceções ou negações. Nas permissões de segurança, tanto do NTFS como do firewall, as exceções e negações prevalecem sobre as regras e permissões.

    CERTO

  • O firewall pode ser um software (como o firewall do Windows) ou um hardware (usado na entrada de uma rede corporativa, porque não é viável configurar 10000 computadores, um por um...). Existe no firewall a possibilidade de uso do filtro de conteúdo (segurança avançada), e nele podemos incluir exceções ou negações. Nas permissões de segurança, tanto do NTFS como do firewall, as exceções e negações prevalecem sobre as regras e permissões. Portanto, a questão está correta.

  • "bem como quais serviços residentes podem, ou não, ser externamente acessados". Não seria o proxy?

  • CERTO

  • Minha contribuição.

    Firewall: É um mecanismo que atua como defesa de um computador ou de uma rede, permitindo controlar o acesso ao sistema por meio de regras e da filtragem de dados.

    -Não criptografa mensagens;

    -Não é antivírus;

    -Não é anti-spam;

    -Não é anti-spyware;

    -Não analisa conteúdo de e-mail.

    Mnemônico: FIREWALL - FILTRA

    Fonte: Resumos

    Abraço!!!

  • faço a analogia que o firewall é o PORTEIRO DE UM PRÉDIO.