SóProvas


ID
971410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos a segurança da informação,procedimentos, práticas e outros aspectos.

Para tratar um computador infestado por pragas virtuais do tipo pop-up e barra de ferramenta indesejada, é mais indicado o uso de aplicativos com funções de antispyware que aplicativos com função de antivírus. Em ambos os casos, a eficácia da remoção depende da atualização regular das assinaturas de malwares.

Alternativas
Comentários
  • pragas que fazem anúncios em pop-ups, além das famigeradas "barras de ferramentas" que se instalam como plugins no Internet Explorer (normalmente) são mais bem retiradas e combatidas com programas antipyware do que com os antivírus, sim! Não são virus, são programas maliciosos que aguardam autorização do usuário para "se encostar"... não agem como vírus, impregnados nos códigos de arquivos executáveis.
  • Segundo os professores do Alfa o gabarito é errado, pois:
    Alguns antivírus possuem recurso de integração para bloquear os Pop-ups dos sites, mas não os antispyware, de forma geral os navegadores é que tem a ferramenta de bloqueador de Pop-ups.

    (ALFACON)
  • A Cespe simplificou e generalizou demais esta questão, optando pela Anulação.

    Porque está correta? (interrogação elaborativa, uma forma eficaz de aprendizagem segundo a ciência, publicada no blog QC em 15/07)
    - os softwares maliciosos, como pragas virtuais do tipo pop-up e barra de ferramenta indesejada (odeio a Ask, StartNow, e outras do gênero), poderão ser bloqueados ou eliminados pelos aplicativos com funções antispyware, como o Windows Defender [eu uso o SpyBot + WinUtilities], que é um antimalware.
    - os antivírus combatem vírus de computador. Existem soluções integradas com antivírus + antispyware + firewall, porém elas não são questionadas no concurso. Existe o Norton, McAfee, AVG, Avast, e tantas outras opções.
    - em ambos os casos, tanto o antispyware como o antivírus, devem estar atualizados com as últimas assinaturas (definições), para que possam identificar corretamente estas pragas ou vírus de computador.

    Para o concurso é simplificado assim:
    - contra pragas digitais --> antispyware / antimalware
    - contra vírus de computador --> antivírus

    Não desejem que a banca acompanhe as últimas novidades de informática, porque se isto acontecer, nem eu e nem você, iremos acertar as questões. Veja um exemplo: Windows Defender no Windows 8 e 8.1 agora é antivírus também !
    O segredo do gabarito do concurso é entender como a banca elabora a questão, e então, com conhecimento ou noções, responder corretamente.
  • Discordo do colega acima. Acho que generalizar pop-up como praga virtual, do jeito que  questão colocou, não esta certo. Por exemplo, um site que frequento bastante e confio muito deixo os pop-up's desbloqueados então, para mim, os pop-up's do referido site não são pragas virtuais.
    Na propria cartilha de segurança da informação não há nenhuma menção de que pop-up é praga virtual.

    Tá dificil. A gente ter que ficar imaginando, advinhando ou supondo o que a banca quer como resposta por uma interpretação "superextensiva" ou por que não mágica.
  • Realmente funções pop-up não caracterizam ser spyware, uma vez que isso e funcionalidade de muitos sites.
  • ola pessoal! minha formação é em direito, não sou conhecedor a fundo de informatica, porém, fica evidente o equivoco da banca em colocar o pop-up com se fosso uma ESPECIE de praga virtual do GENERO malware... é como se a banca enxergasse assim Genero(malware) especie (worms, virus, pop-up, etc.), dito isso! e-mail pode conter virus, logo e-mail é uma praga virtual!!!!!!!! (nada a ver!)

    se alguem entender diferente, por favor comente!
  • Justificativa do CESPE:

    "ANULADA.
    A palavra “pop-up” prejudicou o julgamento objetivo do item, pois alguns pop-ups podem ser considerados malwares, ao contrário de outros que são apenas janelas de anúncios que se abrem automaticamente na tela. Dessa forma opta-se pela anulação do item."

    Fonte: http://www.cespe.unb.br/concursos/DPF_12_ESCRIVAO/arquivos/DPF_ESCRIV__O_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF