SóProvas


ID
973645
Banca
FGV
Órgão
PC-MA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Verifica-se, experimentalmente, que a menor quantidade de calor necessária para fazer com que a temperatura de uma certa massa gasosa sofra um acréscimo de 30°C é 900 cal.Se, entretanto, a quantidade de calor for fornecida a essa mesma massa gasosa sob pressão constante,serão necessárias 1500 cal para que a temperatura sofra o mesmo acréscimo de 30°C. Suponha que o gás se comporte como ideal e considere a constante universal dos gases R = 2 cal/mol.K. Essa massa gasosa é constituída por:

Alternativas
Comentários
  • Usei a fórmula da energia interna de um gás (U) para resolver essa questão, caso alguém tenha resolvido favor comentar tb.

    A questão fala em pressão = cte e a temperatura sofre acréscimo de 30° c, logo há variação de temperatura e dai podemos usar a fórmula da variação de energia interna.

    Variação da U = n . r . variação da t (temperatura)

    U= 3/2 . n. r . t     ( n = núm moles  ;  r = constante dada no ex  ; t = variação de temperatura tb fornecido pelo ex)

    U = 3/2 . n . 2 . 30 

    900 = 1,5 . 60 . n

    900 = 90 n

    n = 10 

  • Nessa questão a primeira transformação tem que ser isométrica para fazer sentido, pois só nesse caso a variação da energia interna seria igual a quantidade de calor fornecida, já que sendo assim o trabalho do gás seria igual a zero.

  • Questão esquisita pois substituindo a variação de temperatura por 30 graus Celsius está errado .

    A constante está em Kelvin então não poderiamos multiplicar 2*30.