Teoria Matemática da Comunicação: comunicação como sistema, não como processo. Perspectiva técnica, quantitativa.
Teoria estrutural-funcionalista: estuda as funções exercidas pela comunicação na sociedade. São elas: vigilância, integração, educação, status, normatização, efeito narcotizante (disfunção).
Teoria frankfurtiana: teoria crítica; bases no marxismo. Cria o conceito Industria Cultural.
Teoria dos Estudos Culturais: análise, compreensão e interpretação das diversas formas de expressão cultural
de um povo.
Gabarito: e
Eu não sabia muito sobre essa Teoria Matemática da Comunicação, também conhecida como TEORIA DA INFORMAÇÃO, então pesquisei.
O que seria essa teoria?
Ela procura explicar as modalidades de transferência da mensagem de um emissor a um receptor. Elaborada por dois engenheiros matemáticos, Claude Elwood Shanno e Warren Weaver. A teoria da informação foi desenvolvida com a finalidade específica de solucionar questões técnicas de armazenamento. A comunicação é entendida como processo de transmissão de uma mensagem por uma fonte de informação, através de um canal a um destinatário. Sendo vista não como um processo, mas como um sistema, com elementos que podem ser relacionados e montados em um modelo. Essa teoria visa à precisão e a eficácia do fluxo informativo, procurando não cingir-se apenas a área da engenharia, mas servir de referência a qualquer âmbito da área da comunicação. Pretendia assim ser adaptável a qualquer processo de comunicação independentemente das características dos seus componentes. Essa teoria expandiu-se em três níveis: Técnico; Semântico; Eficácia ou influência. Esses são três níveis a considerar em qualquer teoria da comunicação. Mas no caso da teoria da informação, o nível técnico é o mais importante e o mais desenvolvido.
http://aprendendoteoriadacomunicacao.blogspot.com.br/2011/05/teoria-matematica-da-comunicacao-ou.html