SóProvas


ID
974200
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Não definido

Podemos considerar como jornalismo especializado, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Existe a notória Abraji, que é a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Existem cada vez mais jornalistas conciliando o jornalismo de dados com investigação. Existem jornalistas - e veículos, especialmente nos EUA - que são antes jornalistas investigativos que de qualquer área específica (investigam alternadamente dentro do jornalismo político, econômico etc.).

    Enfim, péssima questão. O fato de não existir uma editoria chamada "Investigação" nos jornais não significa que não seja uma especialização do jornalismo.  

  • Além do que Thiago falou, a questão Q765220 confronta isso. 

  • Concordo com o Thiago: péssima questão. 

  • Eu concordo com os colegas. Péssima questão!

  • A única explicação que encontro (visão minha, sem embasamento formal) é que a investigação, aqui, é vista como uma ferramenta, um recurso que permeia todas as modalidades do jornalismo e que está ao alcance de qualquer jornalista. Ou seja, é preciso (ou é possível) investigar dentro do esporte, dentro da ciência, dentro dos contextos políticos, culturais etc.

    Sendo assim, ela não constitui, em si, uma modalidade ou uma especialização - mas um meio.

  • Entendi a explicação do Elcio Tenório e acredito que ele acertou sobre o entendimento da banca. Contudo, não há como defender o gabarito, uma vez que o jornalismo investigativo é uma especialização do jornalismo. A questão vale para lembrar que a banca é chegada em uma pegadinha.